Notícias
Vídeos

Ford lança na Europa novos motores diesel , que prometem ser mais sustentáveis


O motor chamado EcoBlue deve ser mais eficiente e com menos emissões, diz marca

Por: da redação - 29 de abril de 2016

A Ford está lançando uma nova geração de motores diesel mais eficientes na Europa. O motor, chamado de EcoBlue, vai estrear na linha de vans Transit e traz tecnologias sofisticadas e design inovador para garantir melhor desempenho e economia de combustível com emissões reduzidas. O propulsor deve estrear Com potência de 100 a 240 cv, vai equipar também futuros carros e veículos comerciais da marca. O 2.0 de quatro cilindros tem torque 20% maior na faixa de 1.250 rpm comparado ao motor diesel 2.2 TDCi atual, melhorando a dirigibilidade. Além disso, ele também é 4 decibéis mais silencioso em marcha lenta.

“O Ford EcoBoost criou um novo padrão em motores a gasolina: menores, mais eficientes e com desempenho surpreendente. A mesma obsessão de inovar está por trás da linha diesel Ford EcoBlue”, diz Jim Farley, presidente da Ford Europa. “Este novo motor aumenta a economia de combustível e reduz as emissões de CO2 em mais de 10%”. O motor possui uma nova arquitetura, que reduz o atrito e produz uma queima de combustível mais limpa. Além disso, processos sofisticados de pós-tratamento dos gases de exaustão faz com que ele tenha uma taxa de emissões muito baixa, dentro do padrão Euro 6, que será introduzido na Europa em setembro de 2016. Comparado ao padrão Euro 5, ele reduz em 55% as emissões de NOx.

O Ford EcoBlue 2.0 será o primeiro motor a diesel para veículos comerciais da Ford a atingir níveis de ruídos, vibrações e asperezas semelhantes aos de veículos de passageiros, melhorando a experiência de direção. Ele reduz à metade o ruído em marcha lenta comparado ao motor 2.2 TDCi diesel. O bloco, cabeçote, cárter e periféricos foram desenvolvidos para reduzir e abafar os ruídos internos do motor. O motor, que foi desenvolvido pela engenharia da Ford no Reino Unido e na Alemanha, chega primeiro nas versões de 105, 130 e 170 cv para veículos comerciais. Em seguida, ele deve equipar carros de passeio com novas versões, incluindo uma de 1.5 litro.