Notícias
Vídeos

Ford cria plástico e espuma ecológicos para seus veículos


A empresa é a primeira do ramo automotivo a utilizar esta tecnologia

Por: da redação - 27 de maio de 2016

 
A Ford acaba de anunciar, nos EUA, o desenvolvimento de uma nova tecnologia para a produção de componentes de plástico e espuma sustentáveis para veículos da marca.
 
A técnica inovadora está sendo usada pela primeira vez por uma empresa automotiva, e usa o dióxido de carbono capturado no ambiente como matéria-prima de biomateriais capazes de atender os rigorosos padrões da aplicação automotiva. A nova espuma sustentável é feita com até 50% de polióis derivados de CO2, e pode ser aplicada em bancos e capôs. O novo plástico também tem um grande potencial de uso em peças automotivas. A Ford estima que dentro de 5 anos eles já estejam sendo usados na composição das suas peças.
 
“Entre os seus benefícios ambientais, sem dúvida, estão a redução do consumo de derivados de petróleo e das emissões de carbono, associados às mudanças climáticas”, diz Debbie Mielewski, especialista de sustentabilidade da Ford. “Como nossa contribuição ao meio ambiente, estamos desenvolvendo agressivamente modos novos e mais sustentáveis de produzir produtos de alta qualidade com foco na preservação e melhoria do nosso mundo. A nova tecnologia é empolgante porque reduz o uso de plástico e espuma feitos de petróleo e ajuda a resolver um problema que parece incontornável: a mudança climática.”
 
Emissões de carbono são uma grande preocupação atual e marcas do mundo todo se movimentam para alcançar soluções sustentáveis contra isso. O volume de CO2 lançado globalmente na atmosfera é de 1.000 toneladas por segundo. A fabricação de plástico é responsável por cerca de 4% do uso de petróleo no mundo, segundo a Federação Britânica de Plásticos. Pesquisadores da Ford apontam que o uso de carbono capturado ajude nas metas de longo prazo para redução do aquecimento global.