Loja do Mecânico 960x90


Pitstop - Caique Silva

Ford cria conceitos inovadores de drones que facilitam o dia a dia mesmo de quem não dirige

Sabe aquele drone que faz belas imagens no céu? Pois é, agora ele pode te ajudar a não se molhar numa chuva, e é isso o que a Ford propõe

A Ford Europa apresentou os drones criados por seus empregados, usando a tecnologia e a inovação. Os projetos são resultado de um programa da empresa para incentivar a busca de novas soluções de mobilidade. Entre os tipos de drones, estão os que servem como guia de cegos, primeiros-socorros, guarda-chuva e até babá de cachorros. Este último, idealizado pela designer Itzel Cortés, a invenção permite monitorar o trajeto do animal, dar comandos à distância, oferecer petiscos e até recolher a sujeira que ele fizer na calçada.

O equipamento poderá ser útil, por exemplo, para pessoas que trabalham durante todo o dia ou estão com a mobilidade comprometida por qualquer motivo. O uso é feito de forma muito simples, através de um aplicativo de smartphone e uma coleira inteligente ligada ao cão.

Outro drone criado por empregados da Ford é o “Cão-Guia Inteligente”. Ele ajuda pessoas com deficiência visual a se locomover nas ruas, monitorando o caminho e dando instruções por meio de um ponto eletrônico ligado a um GPS. De concepção semelhante, o drone “Fique Seco” é um guarda-chuva que dispensa o uso das mãos e flutua sobre o usuário, acompanhando seus passos por um sensor. Já o drone “SOS” é feito para levar equipamentos de primeiros-socorros a pessoas em situações de emergência.

Estas são algumas das centenas de ideias que surgiram de um desafio promovido pela Ford Europa para incentivar os empregados a pensar em novas soluções de mobilidade. “A inovação faz parte do coração da empresa, de como nossos designers e engenheiros pensam hoje, assim como Henry Ford pensava no passado ao transformar a maneira como nós nos movemos”, diz Walter Pijls, supervisor da Gerência de Inovação para Pesquisas de Mobilidade da Ford Europa.

 

comentários
Avaliar:

Comentários