Notícias
Vídeos

Ford apresenta câmera de ré de nova geração com visão 180 graus e frenagem autônoma


O equipamento de segurança foi apresentado ao mercado europeu junto com o Novo Focus

Por: Da Redação - 25 de maio de 2018

A Ford apresentou na Europa uma nova geração de câmera de ré que oferece uma visão de 180 graus da traseira do veículo e aciona os freios automaticamente ao detectar obstáculos, com o auxílio de radar. Lançada junto com o novo Focus no mercado europeu, a tecnologia leva a um patamar inédito a funcionalidade desse equipamento para aumentar a segurança em manobras.

Instalada acima da placa de identificação do veículo, a nova câmera permite ao motorista observar na tela do painel a movimentação de pedestres, ciclistas e outros veículos de forma ampla, cobrindo áreas normalmente fora do seu campo de visão. Para completar, sensores de radar monitoram a área atrás do carro e geram um alerta quando automóveis e motocicletas se aproximam. Nesse caso, se o motorista não tomar nenhuma ação o sistema aplica os freios automaticamente para evitar colisões.

Uma pesquisa recente da Ford mostrou que, das cinco manobras consideradas mais difíceis pelos motoristas, quatro envolveram a ré. A quinta é sair de frente em áreas de estacionamento.

A nova tecnologia se junta a outros recursos semiautônomos de assistência ao motorista da marca, que contribuem para tornar a direção mais segura e tranquila. Como, por exemplo, o sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, o piloto automático adaptativo, o sistema de permanência em faixa e o alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, já oferecidos em modelos no Brasil.