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Fim da redução do IPI. O que muda?


Com o anúncio do fim da redução do IPI, os valores dos veículos novos ficarão um pouco mais “salgados”. Confira as mudanças!

Por: Da Redação - 06 de janeiro de 2015

Muita gente aproveitou ao máximo a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis que vigorou no Brasil desde o ano de 2012, como forma de incentivar a indústria automobilística nacional e para adquirir o seu automóvel. No entanto, a redução do IPI chegou ao fim, o que significa que as compras de zero km em 2015 terão o valor do imposto cobrado.

Os veículos populares, que são os que mais vendem no país, passaram a ter o IPI na casa dos 7%, sendo que com a redução, o imposto para esta categoria de veículo ficava na casa dos 3%. Já para os modelos que utilizam motor flex (que usa tanto gasolina, quanto etanol), o valor do IPI passa para 11%, sendo que antes, com a redução, este valor correspondia a 9%. E por fim, os modelos que usam motores movidos exclusivamente à gasolina, que até o final de 2014, com a redução do IPI, cobravam taxa de 10%, agora cobram um valor de 13%.

Para tentar diminuir os impactos nas vendas com o término da redução do IPI, é bem provável que as concessionárias façam promoções regulares para manterem as vendas em um bom nível mesmo com o aumento no preço dos veículos zero km.  E também vale ressaltar que enquanto os estoques das concessionárias e das montadoras ainda estiverem cheios com modelos da safra anterior, a redução do IPI ainda será aplicada na prática, o que significa preços menores.