Pitstop - Caique Silva

Falta de manutenção preventiva é motivo de problemas nas estradas

As principais ocorrências de atendimentos de veículos nas estradas são pane seca e mecânica, além de pneu furado

Para evitar desgastes e problemas de percurso ao longo de uma viagem, é sempre recomendável a manutenção preventiva ou revisão simples no veículo, para ter a certeza de que o carro chegará ao destino sem apresentar nenhuma falha. Afinal, paradas forçadas são cada vez mais comuns, principalmente por motivos fáceis de serem resolvidos, como pneu desgastado ou até mesmo falta de combustível.

Segundo estatísticas de concessionárias de rodovias, os atendimentos por falhas mecânicas e falta de revisão são realmente frequentes no dia a dia. Em 2016, por exemplo, a CCR AutoBAn, que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes no Estado de São Paulo, registrou mais de 63 mil ocorrências no período de janeiro a agosto deste ano.

Dentre os principais problemas constatados pela concessionária estão pane mecânica, pneu furado e falta de combustível, que somam quase 57 mil atendimentos. As ocorrências ainda incluem outras falhas, como: superaquecimento do motor, pane elétrica e bateria descarregada, de acordo com a AutoBAn.

Na Semana Nacional de Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro, a rede Bosch Service reforça a importância de fazer um check-up nos veículos, principalmente para quem está sempre circulando nas rodovias.

Tranquilidade no trânsito

Para ter mais tranquilidade e segurança ao rodar na cidade e nas estradas, a Rede Bosch Service orienta que é importante checar diversos itens do veículo, entre eles: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, freios, faróis, palhetas, cabos, sistemas elétrico, de injeção e ignição, além da bateria, calibração dos pneus, filtros e o nível de combustível no tanque.

É preciso também considerar que a manutenção seja realizada por profissionais especializados e em estabelecimentos de confiança para assegurar qualidade do serviço. Além disso, é essencial que a oficina tenha equipamentos de teste e de diagnose adequados para uma análise mais completa, ágil e assertiva.
 

comentários
Avaliar:

Comentários