Notícias
Vídeos

Entidades apontam cenário positivo para setor autopeças na abertura da Automec 2015


Apesar dos sinais de desaquecimento da economia, o mercado de reposição deve continuar crescendo, estimulado, principalmente, pela frota circulante.

Por: Da Redação - 10 de abril de 2015

A 12ª Automec, maior feira de reposição automotiva da América Latina, que acontece de 7 a 11 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, reuniu representantes do setor automotivo e outras personalidades, na cerimônia oficial de abertura, que apresentaram, entre outros temas, os desafios, pleitos e oportunidades do segmento de autopeças.

Em seu discurso otimista, Paulo Butori, presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), disse que o mercado de reposição vai revigorar as forças do setor automotivo. “Hoje, a frota chegou a 41,5 milhões de veículos e se não compramos carros novos, consertamos o que usamos”, afirmou. Butori destacou que a inspeção técnica veicular e de emissões e a renovação da frota também devem ser pautas do governo e que as exportações devem movimentar o setor.

“Hoje, lançamos o aplicativo do Carro 100%, onde se programa a revisão do veículo no celular  por meio de um questionário  que avalia as condições de vários itens”, enfatizou.

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios) destacou o crescimento da frota de veículos, que a categoria mantém em funcionamento. “A frota precisa passar pela manutenção preventiva e com o fim da inspeção veicular a reparação tem sido corretiva”, afirmou. Segundo Fiola, números comprovam que a inspeção trouxe inúmeros benefícios ao meio ambiente, à saúde da população e para a mobilidade nas cidades. Citou também que o setor de reposição tem trabalhado para regulamentar o projeto de lei que regulamenta as oficinas, que, entre outros quesitos, exige um responsável com 400 horas de treinamento na oficina.

Francisco de La Tôrre, presidente do Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios de Veículos do Estado de São Paulo), disse que a feira deu salto de qualidade em conteúdo, apresentando fóruns, palestras e debates. A inspeção veicular também foi tema em seu discurso. “É fundamental e a questão precisa ser trabalhada com seriedade”, disse. A entidade realiza na feira o Fórum de Reciclagem Automotiva, no dia 9 de abril.

Renato Giannini, presidente da Andap/Sicap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças/Sindicato do Comércio Atacadista Importador, Exportador e Distribuidor de Peças Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), ressaltou a magnitude do setor e da feira, que conta com a representação de mais de 1,2 mil marcas. “Apesar de a economia mostrar sinais de enfraquecimento o setor está se desenvolvendo”, comentou.

Ao final do evento, Margarete Gandini, representante do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), falou que é momento de pensar no futuro e em ações de médio e longo prazo e para isto convocou uma reunião para discussão de uma agenda conjunta para garantir o crescimento e fortalecimento do setor. “Juntos vamos conseguir soluções para o desenvolvimento do setor e do País”, finalizou.

A feira, que espera receber 70 mil visitantes nos 78 mil m², tem apoio do Sindipeças e co-apoio da Andap/Sicap, Sindirepa-SP e Sincopeças-SP.