Notícias
Vídeos

Em prol da segurança do motociclista


Uma série de ações será realizada durante o mês, como MotoCheck-Up a partir do dia 15 e blitzes nas principais vias da capital paulista

Por: Caique Silva - 11 de maio de 2017

Aderindo ao “Maio Amarelo”, a ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a Prefeitura Municipal de São Paulo e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) firmam parceira em prol da segurança do motociclista, no mês dedicado à conscientização e à direção segura.

O mês de maio será marcado por uma série de ações, como a realização do 20º MotoCheck-Up, entre os dias 15 e 19. Esse é o maior programa setorial de avaliação gratuita de motos e conscientização de trânsito da América Latina, e por blitz educativas, nas principais vias que dão acesso às Marginais Pinheiros e Tietê e pretende atingir cinco mil motociclistas. A ação contempla a avaliação gratuita das condições mecânicas de 21 itens da moto e demonstra, na prática, como deve ser realizada a pilotagem defensiva e o uso correto do sistema de frenagem. Para completar, acontece também a distribuição de brindes aos motociclistas participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo do veículo.

Segundo levantamento realizado ao longo das 19 edições do MotoCheck-Up promovido pela entidade, o freio traseiro, com 33,4%, é o item que lidera as estatísticas de necessidade de reparo e/ou substituição nas motocicletas, seguido da relação (transmissão), com 27,4%, e freio dianteiro, com 27,3%.

A ação não tem caráter de fiscalização, sendo destinada à conscientização dos motociclistas sobre a importância da condução segura.

Blitz Educativas

Em paralelo ao MotoCheck-Up, a entidade irá realizar 15 blitzes espalhadas pela cidade, nas principais vias que dão acesso ou estão relacionadas ao tráfego das Marginais Tietê e Pinheiros, como as avenidas Bandeirantes, Rebouças, Faria Lima, Tiradentes, Salim Farah Maluf, Aricanduva e Estrada do M’Boi Mirim, entre outras.

 

Serão três blitzes diárias em cinco dias, com a distribuição de 900 mil panfletos educativos. Os folhetos possuem cinco temas: sinalização durante mudança de faixa, o uso correto do equipamento de segurança, excesso de velocidade, uso do celular e o comportamento do condutor.