Uma das responsáveis pelo controle da temperatura do motor do veículo, evitando, assim, o superaquecimento, a bomba d’água necessita de alguns cuidados no momento da aplicação. “Antes de instalar a bomba d’água nova, é importante esgotar toda a água e fazer uma completa limpeza do sistema de arrefecimento e da área de contato da bomba”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Passar graxa ou cola entre bomba, junta e o bloco do motor não é recomendado.
Independente se a bomba utiliza junta de papel, metálica ou anel de borracha esses devem ser montados no estado que se encontram, sem graxa ou cola e não devem ser reutilizados.
Para evitar o empenamento, os parafusos de fixação devem ser apertados de forma alternada.
Outros detalhes que, segundo Silva, devem ser verificados são o alinhamento e a tensão das correias do motor, de acordo com as instruções do fabricante do veículo. “Correia muito esticada reduz a durabilidade do rolamento da bomba, já que ele passará a trabalhar com o eixo sempre forçado”, comenta.
Os motores mais modernos possuem tensionadores de correia automáticos, dispensando o ajuste.
Após instalar a bomba d’água, Jair explica que é preciso abastecer o sistema com novo líquido de arrefecimento, composto por agua e aditivo. Essa mistura deve estar na proporção recomendada pelo fabricante do veículo, para aditivos concentrados fazer a mistura agua/aditivo fora do motor. “O aditivo é fundamental para manter o motor na temperatura certa. Os seus componentes químicos elevam o ponto de ebulição de água e preservam todos os componentes do sistema contra corrosão e evitam a formação do processo de cavitação, que é extremamente prejudicial ao sistema.
Uma verificação minuciosa de todos os componentes do sistema é indicado, principalmente sensores, válvula termostática, radiador e mangueiras.
Segundo o gerente de qualidade e serviços da Nakata, os cuidados são necessários para uma manutenção adequada. “A má aplicação da peça pode danificá-la. Além disso, caso a instalação não seja correta, o problema pode persistir e o dono do carro ficar na mão a qualquer momento por causa de superaquecimento”, finaliza.