Notícias
Vídeos

CESVI testa a segurança de 58 modelos e Focus fica da liderança


Foram testados cinco quesitos de segurança dos veículos

Por: Da Redação - 02 de dezembro de 2016

Os 58 modelos mais emplacados de 2015 passaram por testes de segurança em uma pesquisa feita pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI). Com pontuação quantitativa e qualitativa, os modelos foram dividos em 239 versões diferentes e os critérios para avaliação levaram em conta cinco grupos básicos de equipamentos de segurança.

Quesitos de segurança:

- Sistemas de antitravamento das rodas (ABS)

- Assistência à frenagem (BAS)

- Distribuição eletrônica de frenagem (EBD) 

- Controles eletrônicos de estabilidade (ESC)

- Tração (TCS).

Barra de proteção lateral, fixação do Isofix (para cadeiras infantis) e airbags também são testados dentro do quesito Segurança Passiva. No grupo de Assistência à Condução o alerta de mudança de faixa, controle de velocidade e pontos cegos do veículo são avaliados. Também é julgado os alertas de uso do cinto de segurança, desativação dos airbags e detectores de fadiga em Assistência à Segurança. E na fase final dos testes, na categoria Proteção ao Pedestre, são analisados o capô ativo, airbags para pedestre e a barra de proteção que ameniza o choque em caso de atropelamento. 

Confira a lista dos 20 carros mais bem avaliados nesses quesitos, é importante salientar que quanto mais baixa a nota, melhor o desempenho do veículo durante os testes.

Se você deseja fazer um comparativo de segurança de cada veículo, basta acessar o site da CESVI Brasil: https://goo.gl/1ajgaw