Notícias
Vídeos

CESVI BRASIL dá dicas de como manter a regulagem correta dos retrovisores


Cerca de 40% dos veículos perdem consideravelmente a visibilidade por conta de mal posicionamento do item

Por: da redação - 03 de setembro de 2016

Para garantir a segurança do motorista em trânsito é preciso manter a visibilidade. Os retrovisores são acessórios indispensáveis para isso. Porém, quando não estão regulados corretamente, eles podem diminuir consideravelmente a visibilidade e aumentar as chances de acidentes, especialmente em mudanças de faixa. Por isso Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI BRASIL, auxilia com dicas de regulagem do item.

 Para o especialista, existem três formas diferentes de regular retrovisores. “No primeiro, o espelho lateral fica posicionado no limite do último ponto enxergado pela carroceria. Trata-se do ponto zero, que é a posição recomendada; é quando o motorista tem plena visão de toda a pista. Nas duas outras, não aconselháveis, a lataria do carro é vista respectivamente em até 10% e 20%, por vezes chegando até a maçaneta da porta, o que diminui a área visível e o risco de acidentes”, comenta.“Em carros hatchs compactos, por exemplo, ao regular o espelho a partir desta regra de 20% de sua área para enxergar o automóvel, deixando a maçaneta à vista, o motorista tem uma perda de visibilidade de aproximadamente 40% no espelho retrovisor esquerdo e de 34% no direito. É bastante”, afirma Rubio.

 O uso correto do retrovisor interno também é essencial para evitar colisões e outros acidentes: “É comum, especialmente para motoristas que são pais de filhos pequenos, que o espelho fique inclinado para baixo, para facilitar o monitoramento das crianças no banco de trás durante o trajeto. No entanto, a prática não é aconselhável por prejudicar a visão periférica do condutor. Aqui, a dica é que o banco traseiro não fique à mostra e que o espelho esteja mais centralizado possível”, afirma.

 Sobre as motos, ele diz que inverter posição dos espelhos não é alternativa inteligente. “Muitas vezes, o motociclista faz isso para tentar diminuir um pouco a largura da moto, o que em tese facilita a passagem em corredores de carros, no trânsito. Porém, ao alterar a posição dos retrovisores da horizontal para a vertical, o condutor perde 39% da visão do lado esquerdo e 27% do lado direito”, finaliza.

 O Índice de Visibilidade do CESVI BRASIL analisa quais veículos proporcionam ampla visão ao motorista. Ele considera a medição e análise das áreas não-visíveis ao motorista, e a combinação entre espelhos retrovisores, vidros e a própria carroceria do veículo. O ranking aponta quais veículos possibilitam maior visibilidade ao motorista, para que ele tenha plena capacidade de evitar um acidente. No site do Centro, é possível fazer a comparação de veículos e montadoras no quesito visibilidade: www.cesvibrasil.com.br.