Notícias
Vídeos

Carros conectados aos semáforos são a novidade dos modelos Audi nos EUA


Sistema V2I está disponível apenas em Las Vegas para os modelos A4 e Q7

Por: Da Redação - 08 de dezembro de 2016

No futuro, para que os carros operem sem motoristas, será preciso interação com a infraestrutura das cidades, o que inclui placas e semáforos.

Indo nesta direção, o modelo Audi já conta com uma inovação tecnológica, o recurso V2r, que conecta o carro com os semáforos da cidade de Las Vegas nos Estados Unidos. 

O V2r exibe as luzes dos semáforos no painel dos modelos A4 e Q, o que permite que o condutor saiba com antecedência quando o sinal irá fechar ou abrir. 

 

Esta melhoria ainda gera economia, basta modular a velocidade do veículo, de forma que não precise frear completamente quando há luz vermelha pela frente, pois com a novidade será possível saber o tempo do processo do semáforo. 

Em testes na Europa foi constatado que houve redução em 20% na necessidade de freagens e 15% no consumo de combustível e planos de implantar o modelo em outras cidades norte-americanas e na Europa já estão sendo cogitados. 

Como funciona o sistema V2r: os dados de luzes do tráfego de Las Vegas são preparados pela Traffic Technology Services (TTS) e enviados ao carro por meio de conexão 4G/LTE em tempo real. No painel de instrumentos virtual, basta selecionar a opção "Informação de Luzes de Tráfego V2I", depois "Tempo para verde", assim será possível conferir se será necessário diminuir a velocidade total ou parcialmente para alcançar o sinal verde.