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Bosch celebra 40 anos da introdução do ABS em carros de passeio


Embora só introduzida em 1978, as pesquisas da Bosch com foco em prevenir o travamento das rodas começaram no início do século 20 e a primeira patente do sistema foi registrada em 1936

Por: Da Redação - 13 de junho de 2018

A Bosch comemora em 2018 os 40 anos do início da produção em série do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS). A introdução do primeiro ABS do mundo em carros de passeio foi realizada pela empresa em 1978 e tornou-se um marco na área de segurança ativa.

Evolução e funções adicionais

O trabalho da engenharia da Bosch para simplificar a primeira versão do ABS seguiu ano após ano. Em 1989, o design compacto da unidade de comando eletrônico permitiu que a mesma fosse montada diretamente no modulador hidráulico, o que diminuiu drasticamente o peso total do ABS geração 2E.

Usando novas válvulas solenoides, foram desenvolvidas a geração 5.0, em 1993, e nos anos seguintes as versões 5.3 e 5.7. Os principais benefícios novamente foram a redução de peso e a incorporação de funções adicionais, como a distribuição eletrônica da pressão de frenagem, que substituiu a válvula mecânica de corte da pressão hidráulica, anteriormente presente do eixo traseiro.

Em 2001, a Bosch iniciou a produção da geração 8 do ABS, que foi modificada e melhorada por diversas vezes, possibilitando o surgimento de outras tecnologias, como o Sistema de Controle de Tração (TCS) e Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP®).

Atualmente a tecnologia está na geração 9. Entre os diferenciais em relação à versão anterior estão: o sistema menor e mais leve, além de apresentar maior capacidade de processamento e redução da vibração do pedal no momento da frenagem.

ABS no Brasil

Desde janeiro de 2014, 100% dos automóveis novos vendidos no Brasil devem sair de fábrica equipados com freios ABS como item de série. Contudo, desde 2007 a Bosch já apresentava aos motorista brasileiros a tecnologia através da nacionalização do sistema. Desde então, foram produzidos mais de seis milhões de unidades no país

40 anos de ABS Bosch – linha do tempo

1936: Bosch registra a patente para “o mecanismo que previne o travamento das rodas em veículo a motor”.

1970: Protótipo ABS 1 funcionou com todos as funções desejadas; contudo a durabilidade e confiança do sistema não eram suficientes.

1978: Produção em série do primeiro sistema de frenagem antitravamento, ABS 2, em carros da Mercedes-Benz e, logo após, da BMW.

1981: Bosch fabrica o ABS número 100 mil; o sistema passa a equipar também veículos comerciais.

1985: ABS Bosch é instalado nos veículos dos Estados Unidos pela primeira vez.

1986: Um milhão de ABS produzidos pela Bosch.

1987: Começa a produção em série do TCS - Sistema de Controle de Tração para carros de passeio.

1988: Primeiro ABS para motocicletas é lançado no mercado.

1989: O ABS 2E é o primeiro com a unidade de controle eletrônica montada diretamente no módulo hidráulico (unidade integrada).

1992: Bosch atinge a produção de 10 milhões de sistemas ABS.

1993: Produção em série do ABS 5.0 da Bosch.

1995: Produção em série do ABS 5.3 e do ABS para motocicletas. Introdução do ESP® - Controle Eletrônico de Estabilidade.

1998: Bosch começa a produção do ABS 5.7.

1999: 50 milhões de sistemas ABS Bosch.

2001: Produção em série do ABS 8.

2003: 100 milhões de sistema ABS Bosch.

2004: ABS é equipamento de série em 15 países membros da União Europeia.

2007: Primeira fábrica de freios ABS é inaugurada no Brasil.

2009: Bosch lança ABS geração 9 para motocicletas.

2014: Em Tochigi, no Japão, Bosch produz 1 milhão de ABS para motos. O ABS passa ser item obrigatório em todos os carros zero quilômetro no Brasil.

2016: Bosch lança ABS geração 10 para motocicletas.

2017: Produção nacional: 6 milhões de ABS produzidos no Brasil.

2018: 40 anos do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).