Notícias
Vídeos

Boletim Técnico - Novos materiais para eficiência energética


Com as novas tecnologias em materiais compostos, os veículos estão ficando mais leves

Por: Da Redação - 07 de agosto de 2017

Busca-se cada vez mais eficiência energética, uma possibilidade que carros menos pesados conseguem viabilizar, já que gastam menos combustível.

Mas há diversos outros fatores que contribuem para essa eficiência sem prejudicar o desempenho do automóvel. É o que vamos ver neste boletim.

Pneus

Mesmo com borracha que adere melhor nas frenagens, tanto em piso seco quanto molhado, os pneus ainda precisam ser eficientes na rodagem. E é esse o desafio dos fabricantes. Com o título de “pneu verde”, alguns modelos têm sido fabricados com matérias-primas mais sustentáveis: assim contribuem para a redução de CO2 por terem maior eficiência ao atrito, demandando menor esforço do veículo para atingir as velocidades desejadas.

Peças em alumínio

Reduzindo o peso final do veículo por serem fabricados com um material mais leve que o aço, componentes como capôs e travessas dianteiras de para-choque em alumínio são cada vez mais comuns nos veículos vendidos no Brasil. Já no mundo, muitos veículos estão sendo fabricados com mais de 80% de sua carroceria em alumínio – o que chega a diminuir mais de 10% o peso total do veículo em comparação com versões fabricadas em aço.

Plástico e fibra

Peças como o painel dianteiro, que sustenta partes mecânicas como o radiador, o condensador e o eletroventilador, são feitas em compostos de fibra, que são mais leves que os painéis metálicos. Além disso, esse tipo de painel tende a evitar danos às peças fixadas nele em caso de impacto, o que reduz o custo final do reparo e também diminui o tempo do veículo parado na oficina.

Seu próximo carro – Mais eficiente

O programa de etiquetagem de veículos é uma ferramenta que visa identificar qual modelo é mais eficiente. Nele é possível conferir o nível de consumo dos veículos à venda no Brasil – o que pode ser uma ótima ferramenta para a escolha do seu próximo carro.

http://www.conpet.gov.br/portal/conpet/pt_br/conteudo-gerais/etiquetagem-veicular.shtml