Notícias
Vídeos

Boletim Técnico elaborado pelo CESVI Brasil


Nesta semana, os especialistas do CESVI explicam os tipos de manutenção que podemos realizar em um veículo

Por: Da Redação - 14 de outubro de 2014

São realizados três tipos de manutenção em veículos: manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Vamos então ver o que é cada uma delas.

Preventiva
Essa manutenção segue um calendário pré-determinado segundo o manual do proprietário. As intervenções no veiculo envolvem a troca de componentes, de fluidos e óleos em geral, ajustes, inspeções e verificações. O objetivo é evitar que ocorram falhas, aumentando a vida útil dos componentes de diversos sistemas do automóvel – além de reduzir os custos operacionais.

Preditiva
Muitos confundem a manutenção preventiva (programada) com a preditiva. Quando se trata desta ultima, estamos nos referindo à substituição de peças com problemas identificados por sensores ou por uma análise prévia do componente.

Corretiva
A manutenção corretiva de um veículo ocorre quando um componente apresenta falha e necessita ser substituído, não havendo um prazo determinado para que a falha ocorra. Geralmente, custa mais caro.

A recomendação geral é de que o plano de manutenção seja realizado dentro dos intervalos estabelecidos pelas montadoras, que podem ser determinados em termos de tempo ou de quilometragem.