Notícias
Vídeos

Boletim Técnico - Dia do ciclista


Neste boletim, a Cesvi Brasil apresenta algumas orientações e recomendações para a prática dessa atividade com segurança

Por: Da Redação - 22 de agosto de 2017

O dia do ciclista foi comemorado no último sábado (19). Essa data foi escolhida em homenagem a Pedro Davison, ciclista e biólogo que morreu atropelado em Brasília. Mas, para quem é apaixonado por pedalar, o Dia do Ciclista é todo dia.

Uma bicicleta para o seu tamanho

Está começando agora na prática? É importante consultar, de começo, qual o tamanho da bike compatível com a sua estatura. E lembre-se também que é recomendável realizar o bike fit, o ajuste adequado da bicicleta ao ciclista, para qualquer nível, modalidade e modelo de bicicleta.

Veja no quadro a seguir algumas referências de tamanho de quadro.

Equipamentos de proteção

Não é luxo nem frescura. Equipamento de proteção de item de segurança é indispensável. Confira a seguir os mais importantes.

  • Capacete: utilize capacete certificado, e tenha atenção ao tamanho – não pode ser grande nem apertado. Experimente e veja se é confortável antes de realizar a compra.
  • Sapatilha: é um calçado específico e possui um sistema de clipagem entre o taco da sapatilha e o pedal da bicicleta, proporcionando maior eficiência e segurança no movimento.
  • Luvas: utilizadas para que a pele não fique irritada pelo apoio contínuo na manopla, além de proteger as mãos em caso de queda. Também evitam que as mãos enrijeçam com o vento gelado, o que poderia dificultar o acionamento dos freios e até mesmo a condução da bike.
  • Espelho retrovisor: esse item é uma exigência da lei. Deve ser utilizado do lado esquerdo da bicicleta, para auxiliar o ciclista durante a condução.
  • Campainha: alerta sonoro para chamar a atenção de outros veículos ou pedestres em situações de perigo.
  • Protetor de joelho e cotovelo: ambos itens têm o objetivo de reduzir a severidade do impacto nessas partes do corpo e ainda permitir seu movimento. Teste antes de comprar.
  • Roupa: deve proporcionar conforto ao movimento do ciclista e proteção em regiões suscetíveis a ralados em eventuais quedas. Também existem roupas apropriadas para cada condição de tempo.
  • Luzes de segurança: quando você anda de bicicleta, é essencial ser notado pelos demais motoristas e pedestres da via. Para isso, use sistemas de iluminação tanto na frente quanto na parte posterior da bicicleta. Luz no capacete ajuda ainda mais – principalmente à noite.
  • Colete refletivo: item de segurança para pedaladas noturnas, quando a visibilidade está reduzida e o risco de acidente aumenta.