Notícias
Vídeos

Boletim técnico - 12 Recomendações para a segurança do pedestre


O pedestre é o elemento mais vulnerável do trânsito e, por isso, bicicletas, motos, carros de passeio, vans, ônibus e caminhões devem ter uma atitude de proteção em relação a ele, já que o risco de uma morte acontecer num atropelamento é muito grande

Por: Da Redação - 23 de outubro de 2017

O fato de ser o elemento mais vulnerável do trânsito não desobriga o pedestre de adotar comportamentos seguros – afinal, não dá para garantir que o motorista que se aproxima vai ter a atitude protetora. Sempre é melhor prevenir, e aqui o CESVI relaciona 12 hábitos seguros que todo pedestre deve ter na sua interação com a via.

  1. Verifique se o trecho onde você vai atravessar tem faixa de pedestre (sinalização horizontal), semáforo e placas de orientação (sinalização vertical). Se não tiver nada disso, sinalize sua intenção de passagem, estendendo uma das mãos até que o motorista mais próximo perceba e faça a parada do veículo ou reduza a velocidade suficientemente para você atravessar com segurança – e fique de olho se não vêm outros carros.
  2. Procure sempre realizar a travessia em linha reta – é sempre o caminho mais curto a ser percorrido, com menor tempo de exposição na via.
  3. Está com crianças? Só faça a travessia de mãos dadas com elas. E, ao caminhar pela calçada, coloque-se sempre entre a criança e a via. Nunca permita que crianças circulem livremente perto da via.
  4. Falando em calçada, ela é a estrutura certa para os deslocamentos do pedestre. Não fique caminhando no meio da rua, só permaneça na via durante o tempo necessário para atravessá-la.
  5. Se você estiver caminhando pela calçada, evite ficar perto do meio-fio, muito próximo aos carros. Um mero tropeço pode colocar a sua perna na direção de um carro vindo em alta velocidade.
  6. Evite atravessar a via em trechos nos quais os motoristas terão dificuldades de ver você, como em curvas ou no topo de uma subida.
  7. Se estiver usando fones de ouvido, remova-os na hora de atravessar a via – seus sentidos têm de estar 100% em estado de alerta.
  8. Nunca atravesse na traseira ou dianteira de um veículo de grande porte, como ônibus e caminhões. Eles vão bloquear seu campo de visão, impedindo que você perceba se há algum veículo se aproximando – e aumentando muito o risco de um atropelamento.
  9. Não corra. Correr aumenta a possibilidade de você não notar uma irregularidade no piso e cair no meio da via, tornando-se mais vulnerável à aproximação de um veículo.
  10. Em dias chuvosos, redobre a atenção para não cair nas armadilhas da falta de manutenção nas vias.
  11. Auxilie idosos, gestantes e pessoas com dificuldades de locomoção a fazer a travessia. No futuro, pode ser você a pessoa precisando de uma mãozinha.
  12. Não tenha atitudes inesperadas ao atravessar uma via. No trânsito, toda ação gera uma reação. Se o pedestre tiver uma ação repentina e imprevista ao atravessar a via (como mudar de direção subitamente), o motorista pode se assustar e também ter uma atitude inesperada, virando o carro para o lado errado ou freando repentinamente. A combinação dessas ações e reações pode ser fatal.