Notícias
Vídeos

BMW pode produzir Série 1 sedan no Brasil


O modelo foi apresentado como exclusivo para o mercado chinês, mas a montadora estuda a possibilidade de trazê-lo ao país

Por: da redação - 08 de novembro de 2016

A possibilidade do sedã da Série 1 ser fabricado no Brasil está sendo estudada pela BMW. Em julho de 2016, quando o modelo foi apresentado, a empresa declarou que ele seria exclusivo do mercado chinês. Porém, a notícia foi recebida pela imprensa internacional como um posicionamento provisório, uma vez que as marcas rivais já possuem opções no mesmo segmento, em outros países.

A Mercedes-Benz tem o CLA, e a Audi, o A3. Se o Série1 fosse produzido no Brasil, ele entraria em uma faixa de preço disputada pelas marcas generalistas com versões topo de linha – como a Honda com Civic 1.5 Touring – e também pelas grifes de prestígio – como a Audi, com o A3 produzido na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).

Na China, o Série 1 foi desenvolvido pela BBA, empresa que resultou da parceria da BMW com a marca local Brilliance Auto. O design do modelo provém do protótipo Concept Compact Sedan, apresentado no Salão de Guangzhou, em 2015. Sua plataforma é a mundial UKL, para modelos compactos da BMW (a mesma do Série 1 hatch e do X-1 produzidos no Brasil).