Notícias
Vídeos

Airbags mortais da Takata atingem unidades do Fiat Uno


Versões Attractive, Way 1.0, Way 1.4, Evolution e Sporting estão convocadas para recall por conta do componente defeituoso

Por: da redação - 26 de outubro de 2016

O Fiat Uno é a mais nova vítima de recall por conta dos famosos airbags da Takata. O defeito nas bolsas infláveis atinge veículos ano/modelo 2015/2016 das versões Attractive, Way 1.0, Way 1.4, Evolution e Sporting. A fabricante diz que, em caso de acionamento do airbag frontal do passageiro, o inflador do dispositivo poderá se romper e liberar fragmentos de metal no interior do carro e ferir os ocupantes. É preciso que os proprietários agendem a troca gratuita do módulo do airbag em uma concessionária Fiat. O atendimento terá início no dia 31 de outubro e deve levar cerca de duas horas para ser realizado.

Ao todo, 12 montadoras já convocaram recalls pelo mundo por conta do componente defeituoso. O problema nos airbags fabricados pela Takata foi descoberto em 2013, sendo que uma investigação realizada no ano passado concluiu que uma reação química causada no nitrato de amônio em contato com a umidade pode trincar a carcaça metálica. Quando a bolsa inflável abre com força excessiva, a peça é estilhaçada e pedaços pontiagudos de metal são atirados contra os ocupantes do veículo.

O Brasil ainda não registrou vítimas decorrentes aos airbags, mas nos Estados Unidos eles já causaram 11 mortes. Outras cinco fatalidades também foram associadas ao problema, embora as investigações sobre as causas dos óbitos ainda estejam sendo realizadas.