A Taranto preparou 5 importantes dicas para o reparador na hora da manutenção da embreagem. “Manter o pé na embreagem enquanto dirige é a grande falha da maioria das pessoas. Muitos têm esse vício sem entender o quanto é prejudicial na durabilidade do sistema”, explica Rafael Oliveira, técnico da Taranto.
Embora pareça um procedimento simples, instalar uma embreagem requer atenção do reparador. “Existem uma série de detalhes na aplicação que fazem toda a diferença na segurança e no correto funcionamento, como o torque dos parafusos, que devem ser apertados de maneira alternada, por exemplo”, ressalta Oliveira.
Confira as cinco dicas para uma instalação de embreagem sem sustos.
1° Passo
Antes da substituição do kit de embreagem, é necessário efetuar a retirada do volante do motor para avaliar se o mesmo possui imperfeições como marcas de superaquecimento ou trincas. Também é necessário verificar a planicidade, e se necessário efetuar a usinagem do mesmo, por uma retifica especializada respeitando a tolerância indicada pelo fabricante, caso ultrapasse o limite mínimo substitui-lo.
2° Passo
Verificar o garfo de embreagem quanto ao desgaste, e caso necessário substituí-lo. No caso dos atuadores substitui-los, com o conjunto de embreagem.
3° Passo
Nos veículos que utilizam rolamento de embreagem é necessário verificar o guia do rolamento e substituir caso necessário.
4° Passo
Para evitar o empenamento do platô de embreagem no momento da montagem, pode-se efetuar o seguinte procedimento: Na prensa acionar o platô de embreagem e colocar uma mangueira ou um cabo de vela entre as “linguetas” e a carcaça para mantê-lo “desarmado”, após esse procedimento efetuar a montagem do conjunto platô e disco ao volante do motor, lembrando de utilizar a ferramenta especifica para centralização do disco. Posterior ao torque dos parafusos que fixam o platô, facilmente é possível remover a mangueira ou cabo de vela.
Caso não seja possível efetuar o procedimento acima, pode-se efetuar a montagem do conjunto torqueando os parafusos de fixação do platô de embreagem ao volante do motor aos poucos e alternando a sequência de aperto, para que não ocorra o empenamento das “linguetas”, não esquecendo da centralização do disco.
5° Passo
Caso a caixa de câmbio possua vazamentos no eixo piloto, sana-los antes da montagem da mesma, para que o conjunto de embreagem não seja contaminado e evite falhas posteriores.