Notícias
Vídeos

21ª edição do MotoCheck-Up começa amanhã


Evento tem objetivo de conscientizar cerca de 3 mil motociclistas sobre pilotagem segura e manutenção preventiva das motocicletas

Por: Caique Silva - 26 de junho de 2017

A Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura Regional de Santo Amaro, SPTrans e Comando de Policiamento de Trânsito – CPTran, promoverá entre os dias 27 e 29 de junho mais uma edição do MotoCheck-Up, considerado o maior programa de vistoria gratuita de motocicletas e de conscientização sobre segurança no trânsito da América Latina. O evento será realizado no canteiro central da Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), altura do nº 22.002, bairro de Jurubatuba, em São Paulo.

A expectativa da Abraciclo é que cerca de 3 mil motociclistas participem dos três dias de duração do evento, no total. No Moto Check-up é oferecida a checagem gratuita de 21 itens mecânicos das motocicletas. Em seguida, os participantes assistem a uma rápida palestra sobre pilotagem segura, com abordagens sobre “pontos cegos” e dicas para evitar acidentes. Também são realizadas demonstrações práticas de frenagem correta e, no final, o participante ganha um vale para troca gratuita de óleo da motocicleta.

“Nosso objetivo com esta iniciativa é contribuir para o aumento da segurança do motociclista, que está diretamente relacionada à conduta correta na pilotagem e ao hábito de efetuar a manutenção preventiva do veículo”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Em um dos eventos do MotoCheck-Up, que ocorreu na Marginal Tietê, foi verificado que, dos 4.020 participantes, cerca de 50% das motocicletas apresentavam desgastes mecânicos. Destas motocicletas, 88% tinham de um a três itens desgastados. Os principais itens em situação irregular apurados foram estes: nível de óleo (16%), luz de freio (15%), freio traseiro (9%), freio dianteiro (9%) e pneu traseiro (8%).

“Os itens com desgastes apurados revelam que os motociclistas precisam atentar mais para a manutenção preventiva e praticar uma pilotagem mais segura. Estas orientações são dadas justamente no programa Moto Check-up e, quando seguidas, contribuem de fato para a maior segurança do motociclista no seu dia a dia”, diz Fermanian.

Data: 27 a 29 de junho de 2017.
Horário: das 09h às 16h.
Local: Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), altura do número 22.022 – canteiro central – Bairro de Jurubatuba – São Paulo/SP. (Em frente à empresa MWM).
Ingresso: gratuito – evento exclusivo para motociclistas.