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Resetar ou não resetar, eis a questão. Veja algumas dicas para esclarecer sua dúvida


Dando sequência à série diagnósticos na injeção eletrônica, vamos abordar um procedimento recomendado no manual de serviços de alguns modelos de motocicletas equipadas com o sistema PGM-FI do fabricante Honda

Por: Paulo José de Sousa - 11 de junho de 2014

Não cansamos de bater na mesma tecla,  trocar uma peça não garante o bom funcionamento do sistema é necessário atentar-se para os  ajustes e seu detalhes.

 Hoje vamos relembrar os passos para o diagnóstico de defeitos na unidade de sensores e elaborar um procedimento na injeção eletrônica da CB 300  que deve ser feito após a substituição da unidade de sensores popularmente conhecido como  sensor triplex,  trata-se de uma unidade composta  pelos respectivos componentes: TPS, IAT e MAP. 

A regra é a mesma para a linha de motocicletas da marca que utilizam o componente. O reparador deve ficar atento quando desmontar, consertar ou substituir algum componente do sistema de injeção eletrônica, pode ser que haja alguma recomendação no manual de serviços quanto ao reset da injeção, então não é só montar e pronto. É necessário fazer a reinicialização para garantir o bom funcionamento do motor.

 Motocicletas de grande porte podem requerer algum procedimento especial, já o caso da Honda Shadow 750, que é equipada com uma unidade de sensores, requer o mesmo procedimento. 

 

Algumas recomendações do fabricante - Na linha de produção da motocicleta é elaborado  um pré-ajuste no  corpo de borboleta  de aceleração, portanto toda desmontagem e montagem o reparador deve seguir o padrão de fábrica estabelecido no manual de serviços, por experiência concordamos que este é o melhor caminho.

Jamais altere a posição da borboleta após remover os cabos do acelerador, tal ação pode causar funcionamento inadequado em marcha –lenta.

Não solte, aperte ou remova os parafusos identificados com tinta branca

A reinicialização deve ser feita quando a unidade de sensores for removida  do corpo de borboletas de aceleração.

 Alguns manuais irão apresentam o mesmo processo como: procedimento de reajuste da posição totalmente fechada da válvula de aceleração

 

 

PASSOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DEFEITOS NA UNIDADE DE SENSORES

Diagnóstico modo usuário:

Verificando a operação da luz de alerta da injeção  na indicação de  possível falha

Ao ligar a chave de ignição, a luz de alerta da injeção permanecerá acesa por alguns segundos e  apaga-se em seguida (operação normal, teste de verificação do sistema) .

Ao ligar a chave de ignição se a luz não se acender por cerca de dois segundos ou durante a condução da motocicleta permanecer acesa ou piscando é conveniente fazer uma inspeção no sistema de injeção de combustível, pode ser que um defeito tenha sido detectado no sistema.

LEITURA DE CÓDIGO DE DEFEITOS PRESENTES

Após dar partida verifique o funcionamento da Luz Indicadora de Mau funcionamento (MIL) 

 Se a luz permanecer acesa por alguns segundos e em seguida apagar-se, indica que não há defeitos presentes, porém se a luz permanecer acesa e em seguida iniciar algumas piscadas, anote o número de piscadas e elabore o diagnóstico do defeito.

A leitura do código de piscadas segue a seguinte sequência: cada piscada longa equivale a “10” cada piscada curta é equivalente a “1.

PROCEDIMENTO DE VERIFICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFEITOS - TRAVADOS OU MEMORIZADOS

O reparador deve acessar o conector de diagnósticos (DLC), a localização da tomada variará entre os modelos da marca.

Após a localização do conector (tomada) utilize o dispositivo conhecido como “SCS” (o Jumper pode ser substituído por um pedaço de fio) e faça um curto-circuito entre os terminais Azul e Verde ( cores recomendadas para a CB 300).

Ligue o interruptor da ignição, se houver algum código de defeito memorizado a luz do painel irá piscar numa frequência correspondente ao componente defeituoso. (conforme tabela do fabricante).

LIMPEZA DO DEFEITO MEMORIZADO

Lembrete: para efetuar a limpeza na memória do ECM é necessário que não haja mais nenhum defeito presente.

1. Com o dispositivo SCS (jumper) instalado, ligue a chave de ignição.

2. Remova o SCS, a luz do painel (MIL) permanecerá acesa por cerca de 5 segundos.

3. Instale o SCS novamente antes que a luz se apague (se não der tempo a luz indicadora ‘MIL’ começará a piscar, caso ocorra inicie o processo novamente desde o item 1)

4. O processo de limpeza está concluído quando a luz do painel (MIL) apagar-se e em seguida iniciar as piscadas.

Desligue a chave de ignição e proceda a montagem da motocicleta.

PROCEDIMENTO DE REINICIALIZAÇÃO DA VÁLVULA DE BORBOLETA DE ACELERAÇÃO EM POSIÇÃO TOTALMENTE FECHADA

 A substituição da unidade de sensores é necessária quando um ou mais dos elementos internos apresentarem defeito. Dessa forma, o procedimento de montagem e desmontagem deve seguir a orientação do fabricante. Porém, este  não é nosso objetivo com essa matéria. Para tal, indicamos:

1. Apague os códigos correspondentes ao defeito na unidade, conforme procedimento explicado.

2. Desligue a chave de ignição

3. Faça um curto-circuito no DLC com o dispositivo: conector SCS, caso não haja a ferramenta utilize um pedaço de fio, siga as cores recomendadas acima. (na CB 300 o DLC esta localizado na rabeta)

4. Desacople o conector do sensor de temperatura do motor

5. Faça um curto-circuito entre os fios do sensor: amarelo/azul e verde/branco. Utilize um pedaço de fio.

6. Ligue a chave de ignição, a lâmpada MIL começará a piscar durante 10 segundos, o intervalo entre as piscadas é mais longo nesta etapa, aproveite para tirar o jumper do sensor de temperatura do motor.

7. Se a remoção do jumper demorar mais que os 10 segundos  reinicie o processo, desligue a chave de ignição e inicie o trabalho a partir da etapa 6.

8. Quando o processo de reinicialização estiver completo a MIL irá alternar o intervalo de piscadas, reduzindo o intervalo entre as piscadas.

9. Desligue o contato de ignição

10. Instale o conector do sensor de temperatura

11. Remova o dispositivo SCS do DLC

12. Finalize a montagem dos componentes restantes na motocicleta.