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Nova Harley-Davidson 883 Iron tem motor arrefecido por ar com injeção eletrônica


O sonho de consumo de muitos motociclistas e a primeira moto americana da grande maioria dos apaixonados por motos

Por: Lucas Paschoalin - 17 de novembro de 2016

Marca centenária que cativa fãs pelo mundo todo a cada dia de história, a Harley-Davidson deixou de ser “apenas” uma motocicleta e, com o passar dos anos, se tornou o estilo de vida de muitos homens e mulheres. O poder da H-D é tão grandioso, que milhares de motociclistas registram em seus corpos o escudo da fabricante, que surgiu em 1903, em Milwaukee, EUA, após Arthur Davidson e William S. Harley instalarem um motor em um quadro de bicicleta.

A 883 Iron tem 6,7 kgfm de torque a 3.750 rpm
Com o passar dos anos, a Harley optou por seguir uma linha mais clássica e, apesar de já ter até participado e vencido muitas competições, foi no lado da customização que a marca se fixou. Isso não significa que as motocicletas da marca não possuem tecnologia. Muito pelo contrário, a HD foi uma das pioneiras a implantar ABS em todos os seus produtos. 

No Brasil, a linha de motocicletas começa com a H-D 883 Iron. Como o próprio nome já diz, a moto possui motorização de exatas 883 cilindradas no bicilíndrico registrado como “Evolution”, arrefecido por ar. Sua alimentação é feita por injeção eletrônica de porta sequencial, ESPFI. A cavalaria dos motores H-D nunca é divulgada, apenas o torque, em que a marca sempre se destaca, e que na Iron registra a cifra de 6,7 kgfm a meros 3.750 rpm. O diâmetro do pistão é de 76,2 mm e ele percorre curso de 96,8 mm de curso, com taxa de compressão de 9:1. A transmissão secundária é através de corrente e o câmbio, de cárter seco, possui cinco velocidades. Suas trocas são precisas e um pouco pesadas. O motor tem capacidade para 2,6l de óleo.


É característico dos motores arrefecidos por ar e com configuração em V uma perceptível vibração e certo calor quando se está em baixa velocidade. Em relação aos últimos motores, houveram boas melhorias referentes a estes problemas, mas ainda assim nota-se que eles permanecem. Os aspectos citados podem causar a quebra de alguns coxins, responsáveis por amenizar a sensação da tremedeira.

CHASSIS

Apesar de ser a moto de entrada da Harley-Davidon no Brasil, a 883 é uma moto de porte grande e você pode notar isso pelos 256 kg em ordem de marcha que a Iron apresenta. A seco são 247kg. Isso acaba prejudicando a agilidade da custom, que tem chassi de aço, com bengalas convencionais na dianteira e duplos amortecedores bi-shok na traseira. A frente não permite nenhum tipo de regulagem, já atrás, pode ter sua pré-carga modificada. O ângulo de cáster é de 30,5º e o trail 117 mm. 

As rodas são de liga-leve de 19 polegadas
As rodas da Iron são de liga-leve, de 19” na dianteira e 16” na traseira. O aro na frente maior permite que a moto aponte melhor e com mais agilidade nas curvas, mas a limitação de 29º de inclinação para a direita e 30º à esquerda, impedem que a moto incline mais para fazer curvas. São nove raios, pintados na cor preta e parados por grandes discos. A marca também não divulga o tamanho dos freios, que possuem ABS não desconectável. O acionamento é suave e a parada da moto é bem precisa. Pneus da francesa Michelin 100/90-19” e 150/80-16” são desenvolvidos exclusivamente para a moto. 

A moto só vem com banco para o piloto
Os 2.185 mm de comprimento também não ajudam na hora do trânsito, mas desfilam com elegância pelas estradas brasileiras. São 1.515 mm entre os eixos. Tome cuidado com buracos fundos ou lombadas pontudas, elas podem marcar o chassi que está a meros 140 mm do chão. 

NO GUIDÃO

A Harley-Davidson acomoda melhor os mais altos. Mas tem a vantagem de ter uma lista imensa de acessórios para adaptar tudo o que é necessário para o seu conforto. Se você é baixo, não se preocupe, são apenas 653 mm de distância do banco até o chão. Na versão original, as pedaleiras são meio avançadas e o guidão é baixo. Alguns acabam pilotando mais esticados. O estilo clássico não prioriza a proteção aerodinâmica, que faz falta depois de algumas horas de estrada. 

Você deve ter percebido que a moto só vem com banco para o piloto. Se quiser carregar a namorada nas costas, terá que investir no banco e pedaleiras para ela.

São 1,51 metros de distância entre-eixos
O acelerador é leve, e basta girar para sentir o dois cilindros reviverem urrando sua força. O barulho grave e rouco impressiona e instiga ao mesmo tempo. A embreagem é mais pesada e exige no mínimo o uso de dois dedos. 

Os retrovisores são pequenos e a posição deles não é muito fácil de ajustar. Você pode usá-los tanto por cima do guidão quanto por de baixo. Basta uma chave fixa de boca para alternar. 

Os comandos são diferentes dos padrões normais que estamos acostumados e exigem certo tempo de adaptação. Os piscas ficam posicionados um em cada lado e a ignição é feita toda sem ao menos precisar tirar as mãos do guidão.

O PREÇO DO SONHO

Além do ABS como item de série, outro que faz parte das motos há muitos anos é o imobilizador, ou sensor de presença, que corta a ignição da moto depois de se afastar alguns metros. É uma peça muito importante para a segurança da moto e do motociclista.

Para colocar uma Harley-Davidson 883 Iron na garagem a pessoa tem que desembolsar R$ 42.900. Se quiser a pintura especial, da linha Hard Candy Custom, é preciso deixar mais R$ 1.150 na concessionária. 

A limitação de ângulos impede que a moto incline mais em curvas
Se envolveu pela história da marca e pela cultura dos caras? Há muito mais para saber e viver. Cursos, aluguel de motos, passeios e muito mais também fazem parte do dia a dia do motociclista Harleyro. Você tem coragem de encarar?