Notícias
Vídeos

Motocicleta Kasinski 250 cilindradas pode desligar sozinha em baixa rotação


Problema é intermitente e nem sempre o scanner detecta falhas. Conheça os procedimentos e dicas importantes para lidar com esta anomalia.

Por: Paulo José de Sousa - 03 de dezembro de 2015

Fig 1. Kasinski Comet GT250RInstabilidade na rotação de marcha lenta das motocicletas pode ter diversas causas que nem sempre serão percebidas pelo scanner, por isso nesta matéria vamos abordar um sintoma de mau funcionamento das motocicletas Comet e Mirage 250 detectado pelo fabricante, também vamos seguir um passo a passo definido pela Kasinski para a solução do problema. 

Fig 2.  Kasinski  Mirage 250

No ano de 2010 o fabricante Kasinski publicou na mídia um chamamento para um recall de suas motocicletas de 250 cilindradas fabricadas a partir de 2009, na campanha a mensagem dizia o seguinte: “recall das motocicletas Comet GT 250, GT 250 R e Mirage 250, ano 2009 e 2010, por risco de desligamento involuntário do motor quando em baixa rotação. Ao todo, 5.671 unidades dos dois modelos estão envolvidas na convocação. O problema diagnosticado estaria na posição do sensor que mede a abertura do acelerador TP (TPS)”, ou seja, fora do ângulo preestabelecido. Foi informado também que para corrigir a instabilidade da rotação de macha lenta a solução seria posicionar o sensor em um novo ângulo caso fosse detectada a falha na motocicleta analisada.

Embora o alerta não comentasse, o condutor da motocicleta estaria sob o risco de uma queda em consequência do possível desligamento repentino do motor.

Não é nosso objetivo ressuscitar o recall antigo, mas dar uma dica ao reparador caso se depare com motocicletas com o mesmo sintoma. 

Na ocasião andamos em uma Mirage 250 na condição informada pela mídia, ou seja, em baixa velocidade com baixa rotação o motor “apagou”, porém a falha era intermitente, ora o motor parava de funcionar (morria) ora ele não apresentava a falha.

Antes de darmos sequência ao nosso trabalho, vamos aos esclarecimentos: teoricamente só o ajuste do ângulo de posição da borboleta do acelerador não produzirá alterações na rotação de marcha lenta, serão necessários mais alguns procedimentos e por último o reposicionamento do TPS.

CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA 

As motocicletas convocadas para o recall são equipadas com o sistema de injeção Daewoo, no motor bicilíndrico em “V” de 250cc a alimentação era feita por um corpo de borboleta duplo um coletor para o cilindro dianteiro e outro para o cilindro traseiro.

Fig 3. Vista do motor da Kasinski Comet 250

O cabo do acelerador único porém, é bipartido na extremidade que aciona as 2 borboletas simultaneamente, mas o sensor TPS mede o ângulo apenas no eixo do corpo de borboleta esquerdo, que alimenta o cilindro dianteiro do motor.

CONTROLE DA MARCHA LENTA

Nesses motores a marcha lenta é ajustada por um motor de passo instalado na caixa do filtro de ar, o ar previamente filtrado é injetado simultaneamente nos coletores dos corpos de borboletas, a ECU utiliza os parâmetros dos diversos sensores para programar o funcionamento do atuador de lenta, no manual do fabricante utiliza-se a sigla ISC para o componente.

Fig 4. Atuador de marcha lenta (ISC)

PROVÁVEL CAUSA DO PROBLEMA-DIAGNÓSTICOS

Nas motocicletas que apresentaram ou ainda apresentam o sintoma descrito, nenhum defeito presente pode ser detectado pelo scanner a não ser o ângulo da borboleta em não conformidade com o novo ângulo definido, a causa da parada repentina do motor está na quantidade de ar ligeiramente abaixo do necessário para manter a marcha lenta em baixa velocidade e rotação. O problema nem sempre ocorre, depende de algumas variáveis. Indo um pouco mais fundo, o ar é um fluido que muda a densidade em função da temperatura, pressão atmosférica e umidade, assim como a sua viscosidade é influenciada diretamente pela temperatura ambiente.

OUTROS PROBLEMAS COM O MESMO SINTOMA

Para o sintoma descrito podem haver diversas causas, por isso é necessário que a manutenção da motocicleta esteja em ordem, veja abaixo:

• Qualidade do combustível;

• Vedação e ajuste de válvulas do motor;

• Manutenção do filtro de ar;

• Falhas no funcionamento do atuador de lenta;

• Obstruções nas passagens da caixa do filtro de ar;

Fig 5. Local de instalação do ISC - Caixa do filtro de ar Comet 250

• Falta de manutenção nos corpos de borboletas;

• Problema(s) no(s) injetor(es);

• Etc.

AÇÃO CORRETIVA DO FABRICANTE

Independente das recomendações teóricas do manual de serviços, o fabricante utilizou como recurso a alteração na posição dos batentes das borboletas, ocasionando uma limitação no fechamento delas, assim quando o condutor da motocicleta fecha o acelerador as borboletas ainda permitem um fluxo de ar para o motor independente do controle do atuador de lenta, e assim o funcionamento da motocicleta é mantido.

PROCEDIMENTO UTILIZADO PELA CONCESSIONÁRIA

Fig 6. Corpo de borboleta de aceleração esquerdo / Fig 7. Corpo de borboleta de aceleração direito

NOTA: Para efetuar  todos os procedimentos de serviço remova:  carenagens,  reservatório de combustível e demais componentes necessários.

PASSOS PARA A INSPEÇÃO:

Nesta etapa os corpos de borboleta não devem ser removidos da motocicleta.

1º Passo: Solte os cabos do acelerador nas polias dos corpos de borboletas correspondentes aos cilindros esquerdo e direito, em seguida gire no sentido anti-horário (solte) os parafusos de regulagem das borboletas esquerda e direita até que não haja mais  pressão sobre os mesmos. Nesta condição as borboletas deverão ficar totalmente fechadas.

Fig 8. Regulagem do cabo do acelerador

2º Passo: Com a chave de ignição desligada instale o scanner no conector (4P) correspondente ao diagnóstico.

O conector de diagnósticos está localizado na rabeta da motocicleta Comet e próximo à bateria na Mirage.  

3º Passo: O scanner pode ser o original do fabricante ou um multimarcas, em seguida ative-o.  Selecione a opção diagnóstico do TPS, o ângulo de posição da borboleta será indicado no display da ferramenta.

4º Passo: Gire no sentido horário (aperte) o parafuso do batente do corpo de borboleta de aceleração esquerdo (correspondente ao cilindro dianteiro), até que o valor referência do grau de abertura da borboleta indicado na ferramenta de diagnósticos seja elevado em 1,5°.

5º Passo: Com uma lâmina de 0,05mm (cinco centésimos de milímetros) verifique a folga de abertura das borboletas esquerda e direita.

Fig 9. Diagrama das borboletas

As folgas devem ser iguais, se necessário efetue o ajuste de 0,05mm na abertura inicial das borboletas.

PASSOS PARA O AJUSTE DO TP (TPS)

Após regular a abertura das borboletas em 0,05mm reposicione o ângulo do TPS. 

Devido ao espaço ser limitado será necessário remover o corpo de borboleta do lado direito da motocicleta para dar acesso ao TPS 

1º Passo: Com o auxílio de uma chave combinada de 8,00 mm remova o corpo de borboleta de aceleração do cilindro traseiro. 

2º Passo: Solte (mas não remova) o parafuso Philips de fixação do sensor TP. 

3º Passo: Ajuste o ângulo do sensor TP girando-o para esquerda ou para direita até que o grau “28,32°” apareça no display do scanner.

4º Passo: Aperte o parafuso de fixação do TPS e verifique no display do scanner se o ângulo foi mantido.

5º Passo: Para a montagem do conjunto do corpo de borboleta de aceleração proceda a operação inversa.

6º Passo: Instale os cabos do acelerador, efetue o sincronismo de forma que as aberturas das borboletas sejam perfeitamente iguais, verifique mais uma vez o ângulo do TPS para assegurar que foi mantido.

7º Passo: Desligue o scanner, a chave de ignição e posteriormente desconecte a ferramenta de diagnóstico.

8º Passo: Monte todas as peças da motocicleta, cuidado com as tubulações.

9º Passo: Ligue a motocicleta, faça um teste de rodagem e verifique o funcionamento do motor.

É importante saber que o procedimento era aplicado às motocicletas equipadas com injeção Daewoo, já nas últimas versões da marca, o sistema utilizado é o Delphi e não apresenta a necessidade do Recall, por isso é importante acompanhar a numeração de chassi informado na mídia, veja tabela ao lado: