Notícias
Vídeos

Lógica do funcionamento da luz “FI” da injeção eletrônica das motos Kasinski – parte 3


O reparador deve ficar atento, pois há novidades nos procedimentos de diagnósticos por meio da luz do painel que indica falha na injeção eletrônica das motos Kasinski. Acompanhe nesta matéria

Por: Paulo José de Sousa - 12 de maio de 2014

A versão anterior das motocicletas de 250cc eram equipadas com a injeção eletrônica Daewoo, a lógica de piscadas da lâmpada “FI” era a mesma das motocicletas japonesas, porém houve uma atualização de produto, passando assim o fabricante a utilizar a Injeção Delphi que é bem  diferente do sistema padrão de piscadas que estamos acostumados.

Como saber se a injeção é Daewoo ou Delphi? - Apesar de ter sido lançada no final do ano de 2011 a injeção Delphi equipa poucas motocicletas da marca, por isso ainda é bem desconhecida.

Existem inúmeras diferenças nas motocicletas, porém visivelmente o reparador irá perceber que na versão Daewoo só o escapamento do cilindro traseiro possui o sensor de oxigênio e a ECU uma indicação de origem  do fabricante, mas na versão Delphi ambos os escapamentos possuem o sensor e na ECU a marca do fabricante.   Mais alguns detalhes serão apresentados nas imagens.

O software para diagnóstico via scanner também é particular à marca Delphi, ou seja, o reparador deverá atualizar o seu scanner.

Apesar das modificações o princípio de funcionamento da injeção eletrônica é o mesmo das demais motocicletas, os diagnósticos dos sensores, atuadores e interruptores é o mesmo de sempre.

Sistemática de piscadas da lâmpada “FI”  A lâmpada “FI”  irá indicar a sequência de códigos correspondentes ao(s) defeito(s) apresentado(s) no sistema de injeção eletrônica Delphi Kasinski, porém a sistemática será outra, portanto após ligar a chave de ignição é necessário aguardar até que a bomba de combustível deixe de funcionar e posteriormente ligue e desligue o contato da ignição por duas vezes, em seguida observe que a lâmpada irá apagar-se e posteriormente dará início a sequência de piscadas.

De acordo com o manual de serviços dos modelos 250cc, o código de serviços possui 4 dígitos, sendo que cada um deles é uma composição da soma das piscadas, que é separada por um pequeno intervalo que confirma a finalização da contagem.

Caso haja mais de um defeito presente os códigos serão exibidos numa ordem estabelecida