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IGD – Indicadores de Geração de Demanda


A partir desta edição a CINAU – Central de Inteligência Automotiva, divisão do Grupo Oficina Brasil dedicada à pesquisa e inteligência de mercado passa a divulgar o Observatório da Reposição, com informações e indicadores sobre o desempenho do setor obtidas a partir de uma perspectiva privilegiada: a oficina mecânica, nascedouro da demanda de autopeças

Por: Da Redação - 13 de janeiro de 2014

Idealizado para atender à necessidade dos tomadores de decisão em todos os elos da cadeia, o Observatório da Reposição tem como inspiração iniciativas semelhantes desenvolvidas em outros segmentos como o Observatório da Construção, o Observatório do Emprego e Trabalho, o Observatório do Turismo, que ajudam a construir uma visão mais clara de cada um dos setores.

A partir de 2006 a CINAU iniciou a coleta e análise sistemática de dados relativos ao desempenho de oficinas mecânicas da cidade de São Paulo, nascendo assim o IGD – Indicadores de Geração de Demanda. Desde então, os dados passaram a ser coletados em todo o estado de São Paulo e constituem uma fonte importante de informações sobre o elo da cadeia mais próximo do dono do carro.

EXPLICAÇÃO

IGD - O IGD é um conjunto de indicadores que medem o desempenho do setor da reparação automotiva.

Indicadores - Esses indicadores são levantados, mensalmente, desde 2006 junto às oficinas independentes de reparação através de amostragem aleatória simples. No total, são levantados cinco indicadores chaves:

1 Produção de serviços: informa a média de carros reparados no mês. Essa média é obtida de maneira ponderada segundo a representatividade das oficinas existentes  segundo seus portes (pequenas, médias e grandes);

2 Ocupação: informa a taxa média de ocupação das oficinas no mês e é obtida por meio da medição de quantas horas, em média, as oficinas ficam abertas e de quantos dias no mês elas ficaram abertas;

3 Composição do faturamento: Mostra a relação entre o quanto é cobrado pelos serviços e o quanto é cobrado pelas peças aplicadas no veículo;

4 Canais de peças: mostra a porcentagem média de quanto foi adquirido ou obtido de peças e componentes dentre os canais loja, distribuidor atacadista, concessionárias, proprietário do veículo e outros canais de obtenção de peças;

5 Dificuldade de encontrar peças: expressa a porcentagem média de oficinas que enfrentaram alguma dificuldade de encontrar a peça necessária ao reparo contratado.

Projeções - A partir dos dados coletados, o IGD permite a construção de projeções aliadas a análises das situações do momento. É construído um gráfico “rolling forecast” que alia a informação do que aconteceu com a expectativa que se deseja, mostrando:

• O quanto foi realizado – o real;

• O quanto se espera ser realizado – a meta;

• O quanto o realizado está além ou aquém do que se espera – diferença entre real e meta;

• A variação percentual entre realizado e meta;

• Variação deficitária ou superavitária;

• Curva de evolução da variação.

O “rolling forecast” mostra, de maneira visual, o quanto o desempenho está superavitário ou deficitário em termos da meta estabelecida. Meta essa que é determinada como sendo a média de produção mensal durante o ano anterior assumida como base 100.

MÉTODO

O IGD é determinado por meio de entrevistas telefônicas realizadas junto a oficinas independentes escolhidas segundo plano amostral aleatório probabilístico.

As perguntas são formuladas sem tendência, viés ou sugestionamento. Essas perguntas são diretas e solicitam respostas diretas.

A quantidade, o tipo, a localização garantem erro mínimo e representatividade ao processo. 

ABRANGÊNCIA

Atualmente, o IGD levanta dados relativos ao estado de São Paulo. E é aplicado apenas a oficinas da linha leve de veículos.

LEGENDA DOS GRÁFICOS

Esta estatística mostra a média per capita de veículos reparados por mês. Essa média é determinada de maneira ponderada com as observações feitas em oficinas pequenas, médias e grandes.

 

Em termos de volume acumulado de serviço, por oficina, o gráfico acima mostra a evolução, onde é mostrado o volume acumulado mês a mês e a porcentagem de quanto esse acumulado é em relação ao acumulado até o mês anterior.

O volume acumulado também é a base para outra análise denominada rolling forecast(*¹) na qual procura-se verificar o quanto esse acumulado está distante da meta estabelecida para o ano em curso. Essa meta é uma referência calculada com base na média mensal de reparos realizados no ano anterior

BOX TÉCNICO

A pesquisa “Hábitos sobre Pneus na Oficina Independente” é um trabalho autofinanciado realizado pela CINAU – Central de Inteligência Automotiva, em parceria com o Jornal Oficina Brasil. O levantamento teve caráter nacional, com a participação livre a todos os Reparadores Independentes do país e foi realizado durante o mês de julho de 2013 através de plataforma digital de pesquisa.

 A participação foi em forma de convite à base de assinantes do Jornal (55.000 leitores) apoiado em um plano amostral aleatório. Foram coletadas 425 participações válidas, o que fez com que o erro amostral ficasse em 2,8%, precisão igual a 90% e representatividade igual a 95%.

 Os trabalhos e a responsabilidade técnica dos trabalhos ficaram a cargo do estatístico Alexandre Carneiro, CONRE-3ª/6991-A/SP. CINAU tem registro no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região número 5616/06, possuindo a devida Carta de Autorização para execução e realização de trabalhos relacionados à estatística e pesquisas.