Notícias
Vídeos

Temporada de chuvas exige atenção às palhetas


A temporada de chuvas exige que o motorista fique atento ao estado das palhetas

Por: Da Redação - 27 de janeiro de 2014

Depois de um período de estiagem, o equipamento merece uma atenção especial. Isso porque o tempo seco, em conjunto com a maior incidência de raios UV presentes na atmosfera, afeta a composição da borracha, diminuindo a vida útil deste componente.

As palhetas também são danificadas pela constante exposição às mudanças de temperatura, sol e chuva, além das substâncias corrosivas presentes no ambiente. Dessa maneira, devem ser substituídas regularmente para oferecer boa visibilidade e, consequentemente, segurança.

Outro ponto no qual o motorista deve prestar a atenção é que as temperaturas mais elevadas propiciam o aumento na quantidade de insetos que podem se chocar contra o para-brisa, o que pode causar danos às palhetas. "Nesses casos, quando o motorista usa o limpador para removê-los, a gordura presente nesses insetos, somada à trepidação gerada quando o item passa sobre eles abrevia a vida útil das palhetas", avisa Vilmar Betarello, responsável pelo treinamento técnico comercial da Robert Bosch na América Latina,

A Bosch recomenda a substituição das palhetas pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições:

No para-brisa

- formação de faixas e riscos

- ruído ou trepidação

- formação de névoa

- falhas na limpeza

Nas palhetas

- lâmina quebradiça

- lâmina torta

- lâmina rasgada

Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do m otor do limpador, verificar se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado e conferir as condições do braço limpador. As palhetas traseiras merecem a mesma atenção.

Para manter as palhetas em boas condições de uso, a Bosch orienta, no momento da lavagem do carro, a limpeza das lâminas de borracha somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.

Rede Bosch Service

A Bosch é a única no mercado a oferecer soluções integradas do "para-choque a para-choque", dentro do conceito "Parts, Bytes & Service" (Peças, Equipamentos e Serviços).

Dessa forma, os clientes têm à disposição a Rede Bosch Service com mais de 1600 oficinas credenciadas em todo território nacional, considerada a maior rede autorizada do País. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia Bosch.

As oficinas contam com equipamentos de última ger ação, que possibilitam diagnósticos rápidos e precisos. Um diferencial presente nos dias de hoje, em que oficinas parceiras se beneficiam no suporte oferecido pela Bosch, inclui o fornecimento de produtos com alta qualidade e garantia.

O conceito das oficinas Bosch Service visa a atender todas as necessidades de reparação do mercado automotivo em um só lugar, ou seja, diagnóstico e reparo de sistemas elétricos, manutenção de sistemas de injeção e ignição, freios, suspensão e embreagem, dentre outros.

Para garantir um atendimento de qualidade em toda rede, a Bosch oferece aos profissionais treinamentos sobre as novas tecnologias e atualização das modernas técnicas de reparação. Os credenciados recebem ainda cursos de atendimento ao cliente, gestão de pessoas, processos de oficina e gestão financeira e todo o suporte técnico.