Notícias
Vídeos

Nissan e FedEx Express testam o furgão 100% elétrico Nissan e-NV200 no Brasil


O programa de avaliação une duas empresas fortemente comprometidas em reduzir os impactos ambientais de suas operações em todo o mundo

Por: Da Redação - 24 de janeiro de 2014

Na última quarta-feira, 22 de janeiro, a Nissan Motor Co., Ltd., e a FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE:FDX) e a maior empresa de transporte expresso do mundo, começam a testar o Nissan e-NV200, um veículo comercial leve 100% elétrico, em situação real no Brasil. Os testes, que acontecem na cidade do Rio de Janeiro, onde fica a sede da Nissan no País, fazem parte do programa global de avaliação e do programa de desenvolvimento do veículo, que está sendo realizado conjuntamente pelas duas empresas. Esta será a primeira vez que o modelo rodará no continente americano. Até o momento, a parceria viabilizou testes com o e-NV200 no Japão, no Reino Unido e em Cingapura, e, em breve, testes serão realizados também nos Estados Unidos.

O programa de avaliação une duas empresas fortemente comprometidas em reduzir os impactos ambientais de suas operações em todo o mundo. A escolha do Brasil para integrar o programa de avaliação do e-NV200 demonstra a importância do País para as empresas, que buscam crescer suas operações locais de maneira sustentável. A Nissan, por exemplo, prepara-se para inaugurar uma de suas fábricas mais sustentáveis do mundo em Resende, no estado do Rio de Janeiro. "A oportunidade de testar o e-NV200 no Brasil é uma prova de que veículos 100% elétricos são também uma opção viável no mercado local. Além disso, nós estamos testando 25 unidades do carro elétrico LEAF por meio de um projeto-piloto de táxis nas cidades do Rio e de São Paulo, e também como veículo policial no Rio de Janeiro, com a utilização de duas unidades pela Polícia Militar na cidade", diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

"Como líder global na utilização de veículos elétricos no setor de transporte e logística, a FedEx está comprometida em trazer alternativas inovadoras e diferentes ao mercado, a fim de encontrar as melhores soluções para reduzir a emissão de CO2 e aumentar a eficiência operacional da companhia", afirma Mike Murkowski, vice-presidente sênior de operações da FedEx Express para a América do Sul. Em dezembro, a companhia colocou seis veículos elétricos em circulação, nas operações do Rio de Janeiro e de São Paulo. A introdução do carro elétrico na operação brasileira faz parte da EarthSmartR, plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx desenhada para conduzir o compromisso ambiental da empresa nas comunidades onde atua.

Para os testes de campo, a Nissan está fornecendo um furgão e-NV200 que será usado como veículo de entrega pela FedEx Express por cerca de um mês. Após esse período, as empresas avaliarão o potencial do modelo para a entrega de cargas. Os resultados obtidos contribuirão significativamente para o desenvolvimento da versão de produção em série do e-NV200, que começará a ser feita este ano na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha.

Segundo veículo global 100% elétrico da Nissan
Após o LEAF, o e-NV200 será o segundo veículo elétrico (VE) a ser globalmente comercializado pela Nissan. A van compacta reforça a liderança da Nissan em mobilidade com emissão zero e representa um grande avanço no segmento de veículos comerciais.

O modelo 100% elétrico oferece as mesmas características de versatilidade, funcionalidade e praticidade do modelo-base, a van compacta NV200. Oferece, ainda, um desempenho único graças ao trem de força- base do Nissan LEAF. O motor elétrico é o mesmo, alimentado por uma bateria de íons de lítio.

Com tração dianteira, o e-NV200 oferece aceleração excepcionalmente suave e tranquilidade, características que são apenas comuns a veículos elétricos, mantendo as emissões zero de CO2, comparado a aproximadamente 140g de CO2/km emitidos por veículos com motores de propulsão a gás. Além disso, 80% da capacidade total da bateria podem ser rapidamente carregados em 30 minutos.

O modelo oferece uma vasta gama de utilizações para diferentes negócios, com o seu sistema de telemática avançada e a fonte de alimentação no compartimento de carga, que permite ligar equipamentos externos. A disposição inteligente dos módulos da bateria garante ampla área para carga, que é um fator fudamental para um veículo comercial leve. Além disso, o e-NV200 apresenta excelente custo de propriedade, item muito importante para empresas, o que garante alta atratividade.

FedEx: Frota mundial de VE
A FedEx possui atualmente 167 veículos elétricos e 365 híbridos elétricos nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão, China e Brasil. Até o final deste ano fiscal (maio de 2014), a empresa terá aumentado essa quantidade para 222 e 393, respectivamente. De 2005 a 2012, a introdução desses tipos de carro na frota fez com que a companhia economizasse aproximadamente 2,4 milhões de litros de combustível.

Iniciativas como essas, alinhadas a outras, como a adoção do veículo certo para cada rota, a compra de veículos com motores bem dimensionados e a incorporação de veículos leves à frota, fizeram com que a FedEx avançasse rapidamente no alcance de sua meta de aumentar a eficiência energética de sua frota e revisasse, no início de 2013, seu objetivo inicial de melhoria de 20% para 30% até 2020.