Notícias
Vídeos

Chinesa Geely promete incomodar o mercado com o sedã EC7


Agora é aeely: já que os chineses são inev Gitáveis, relaxa e... testa

Por: Da Redação - 28 de janeiro de 2014

Seu primeiro modelo no Brasil é o EC7 GS, sedã que adota a mesma ideia do Renault Logan (ou Chevrolet Cobalt): preço de compacto, espaço de médio. Ele é mais comprido e tem maior entre-eixos que o atual Corolla, com muito espaço no banco traseiro e um gigantesco porta-malas. O estilo fica no meio do caminho entre o “tiozão” e o modernão. O acabamento interno não encanta nem decepciona.

O desempenho deixa a desejar, mas deve melhorar com o motor flex em julho e (principalmente) com o câmbio automático (tipo CVT, em 2015).

Carta na manga

A Geely aposta no potencial das empresas que incorporou fora da China: o grande trunfo da marca foi a aquisição da sueca Volvo Cars, em 2010. Na Inglaterra, tem a fábrica dos famosos táxis londrinos. E a australiana DSI, uma das maiores produtoras de transmissões automáticas do mundo.

A Geely montou na Suécia um centro de tecnologia com 160 engenheiros europeus e 40 chineses, que desenvolvem a primeira plataforma comum para os próximos modelos das marcas sueca e chinesa. A gama atual da Geely ainda é fruto da engenharia da empresa em Xangai.

Quem traz a marca é o grupo Gandini, de Itu (SP), responsável também pelas operações locais da Kia. Depois do EC7 que chega em março tem em abril o hatch compacto CG-2, ambos produzidos (CKD) no Uruguai. A Geely pretende vender apenas 3.500 unidades em 2014, crescendo o volume para 20 mil carros em 2015. Já existe um grupo nomeado em Belo Horizonte que ainda não definiu a data para iniciar operações.

Ficha técnica

Motor – 1.8, a gasolina, 16 válvulas, de 130cv a 6.100rpm e torque de 16,9kgfm a 4.100rpm

Transmissão – tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – pinhão e cremalheira com assistência hidráulica

Freios – discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Suspensão/rodas/pneus – dianteira e traseira do tipo Mc Pherson; 6,5 x 16/215/55 R16

Dimensões (metros) – comprimento, 4,64; largura, 1,79; altura, 1,47 e distância entre-eixos, 2,65