Notícias
Vídeos

BASF fornece tinta para carro elétrico inovador


Design do BMW i3 apresenta novos desafios para aplicação

Por: Da Redação - 06 de fevereiro de 2014

A BASF e a BMW se uniram novamente, desta vez para o i3, primeiro modelo do Grupo BMW movido totalmente por energia elétrica. A BASF está fornecendo basecoats (camada da tinta aplicada aos veículos) em quatro cores para a nova linha de produção do i3, na fábrica da BMW em Leipzig, Alemanha. O novo modelo da BMW foi lançado em novembro de 2013.

Com o fornecimento de tintas automotivas, a BASF está contribuindo para o design único do i3, que é excepcionalmente limpo, reduzido e, ao mesmo tempo, dinâmico. O i3 tem outra característica que também se estende para a pintura: o compartimento do passageiro é feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP – carbono-fiber-reinforced plastic). "Estamos muito satisfeitos em ser um parceiro do Grupo BMW para este modelo inovador. Impulsionar soluções sustentáveis ??é um dos princípios estratégicos da BASF", disse Alexander Haunschild, responsável pela Divisão de Tintas Automotivas da BASF na Europa.

O carro é constituído por uma carroceria sobre o qual a pintura de partes plásticas são montadas, sendo um novo desafio a pintura destas partes plásticas complementares e dos processos associados a esta aplicação. A riqueza de experiência da BASF em pintar peças complementares valeu a pena. Como gerente de contas da BASF para a BMW Europa, Frank Naber, explicou: "Nossas equipes de laboratório uniram forças com o Grupo BMW no desenvolvimento de um processo de pintura para a construção especial do i3. Oferecemos serviço técnico de campo diariamente em Leipzig.”

A BASF é fornecedora para a fábrica da BMW em Leipzig desde o seu início, em 2005, e fornece modernos sistemas de pintura para a indústria automotiva em todo o mundo