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Subaru WRX STI:um parque de diversões particular com motor boxer 2.5 de 310 cv


O esportivo desembarca no Brasil e a reparação independente pode ficar otimista: diretor da marca afirma que tem planos para auxiliar o reparador

Por: Vinicius Montoia - 14 de setembro de 2015

A enorme traseira é que diferencia a versão STI da “comportada”

A marca japonesa Subaru apresentou a cereja do bolo para quem é apaixonado por esportividade: o WRX STI! Equipado com motor boxer turbo 2.5 que libera 310 cv e 40 kgfm de torque, ele é o verdadeiro brinquedo de “gente grande” em uma pista de corrida. Esse propulsor acelera, segundo a marca, até os 250 km/h (limitado eletronicamente) e alcança os 100 km/h em apenas 5,2 segundos. Ele alcança a potência máxima aos 6.000 rpm e o toque é liberado somente aos 4.000 rpm, o que faz com que o motorista tenha que alongar bastante as marchas.

O que mais chama a atenção nesse esportivo é o câmbio manual de seis marchas acoplado ao motor. Essa transmissão proporciona engates curtos e precisos, na medida certa para acelerar medo.

Assim como o WRX convencional, o STI também vem equipado com o sistema de gerenciamento do trem de força SI-DRIVE (SubaruIntelligent Drive) que permite escolher o modo de condução entre “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp”. Basta selecionar em um seletor que fica no console central que ele mostra na tela LCD no quadro de instrumentos um gráfico da curva de torque, sinalizando o comportamento do veículo.

Agilidade na pista é com ele mesmo. O bólido praticamente anda sob um trilho no asfalto do autódromo da fazenda Capuava, no interior de São Paulo, onde pudemos testá-lo. No modo Sport as respostas do motor são instantâneas e a empunhadura do volante, posição dos pedais e câmbio à mão tornam a dirigibilidade do STI um verdadeiro parque de diversões, só que é você quem está no comando desta montanha russa com 310 cv.

Acelerar o STI na reta não é o mais empolgante, mas fazer o sedã contornar curvas fechadas sem que o modelo “cante pneu” significa que o sistema de vetorização de torque (que freia a roda de dentro para diminuir a saída de frente e distribui mais força para as rodas que necessitam) funciona como deve.

O Active Torque Vectoting (Vetorização Ativa de Torque) funciona com a Central de Controle do Diferencial e também com os freios Brembo de alta performance. A tração integral SymmetricalAll-Wheel Drive (SAWD) torna o veículo ainda mais confiável quando se quer “abusar” de sua potência. A resposta da direção é rápida e prazerosa.

Motor boxer 2.5 de 310 cv / Os freios são de alta performance

ALTO DESEMPENHO À FLOR DA PELE

Por fora, o WRX STI chama muita atenção. A parte frontal traz a grade hexagonal, o para-choque com entrada de ar central com as luzes auxiliares e de indicação de direção integradas, os faróis em xenônio e com contornos em LED deixam o visual ainda mais agressivo.

STI significa Subaru Tecnica International / Gráfico mostra a curva de torque disponível no modo Sport Sharp

O capô tem uma grande entrada de ar para refrigerar o Boxer Turbo 2.5, sem prejudicar a visão do motorista. As novas rodas de 18 polegadas contribuem para o visual esportivo, mas o enorme aerofólio traseiro deixa evidente a vocação do STI. Instalado na tampa traseira do porta-malas, a peça está 300 gramas mais leve e 8 mm mais alta do que no modelo anterior.

Dupla saída de escape é marca do WRX STI

INTERIOR DE SEDÃ

Apesar de toda a brutalidade, o STI tem interior aconchegante. O volante também tem a base reta, mas as costuras são vermelhas. Nas extremidades dos raios da peça estão os comandos de áudio e de piloto automático. Outros detalhes vermelhos estão na manopla do câmbio, nas costuras dos bancos e no contorno dos botões do ar-condicionado. O assoalho e o teto, por sua vez, são pretos.

Assim como no WRX, o STI também mostra, no painel, informações sobre a condução do veículo. Uma delas é a pressão do turbocompressor, gráfico de consumo de combustível, da distribuição da tração nas quatro rodas e temperatura externa.

O quadro de instrumentos tem luz vermelha e uma tela de cristal líquido de 3,5 polegadas. Nela é possível ter informações do computador de bordo. Na parte central do painel há outra tela, sensível ao toque, com 6,2 polegadas e nela é possível mexer nas funções do rádio, escolher músicas e sincronizar um celular através do bluetooth, além de visualizar as imagens da câmera de ré.

Como no irmão mais simples, o STI também tem uma tela próxima à junção do parabrisa com o painel com 4,3”com informações sobre o manômetro de pressão do turbo e sistema de ar-condicionado.

MERCADO DE REPOSIÇÃO

Por R$ 194.900 é possível garantir o seu parque de diversões particular. Entretanto, nas oficinas do Brasil, é possível que você, reparador, receba um desses antes do que possa imaginar. Flávio Padovan, diretor da Subaru no Brasil, disse que ainda não há previsão para oferecer melhores condições de trabalho para os reparadores independentes que, vez ou outra, recebem clientes com veículos da marca. Entretanto, o dirigente garante que logo haverá: “Nós temos que ser honestos. Começamos o trabalho de reestruturação da marca agora. Entretanto, o reparador é muito importante para a gente pois são eles que constroem a imagem do carro. Então, queremos trabalhar com eles sim! Queremos oferecer ferramentas, treinamentos, mas isso é num futuro próximo. Está nos planos”, concluiu o executivo. Resta esperar que, assim como o WRX STI, a promessa seja cumprida o mais rápido possível.

As costuras dos bancos são vermelhas / O volante de base reta dá o toque de esportividade necessário á cabine do STI / Manopla do câmbio de seis marchas