A Peugeot apresentou enfim seu mais novo modelo para o mercado brasileiro, o SUV de sete lugares 5008, que traz muitas novidades em sua estrutura, apesar de compartilhar da mesma plataforma EMP2, também presente no 3008 e no utilitário Expert.
Com quase 20 cm de comprimento e 65 kg a mais que o 3008, o novo SUV da Peugeot tem como grande destaque a modularidade e o amplo espaço interno, além da dirigibilidade de um hatch, com boa estabilidade e a sensação de ter sempre o carro na mão. Segundo a própria marca, a manutenção do veículo não traz muitos segredos ao reparador que se deparar com o veículo em sua oficina.
Além da capacidade de carregar até 7 passageiros, o 5008 possui 780 litros de compartimento de bagagem, podendo ser extensivo até 1.940 litros com os 5 bancos traseiro abaixados, opção que é fruto da modularidade do bancos, com todos eles individuais e ajustáveis, como se os assentos dianteiros estivessem presentes também na parte traseira do veículo. Na terceira fileira do 5008 os bancos são retráteis e removíveis, dando ainda mais opção de espaço útil.
O 5008 possui 4,46 m de comprimento, 1,64 m de altura, 2,09 m de largura e 2,84 m de entre-eixos. O peso total do carro é de 1.632 kg.
Motor 1.6 THP e câmbio
Com a combinação do motor 1.6 THP de quatro cilindros, 165 cv e 24,5 kgfm de torque, abastecido somente a gasolina, o 5008 possui em suas duas versões o câmbio automático EAT 6 de 6 velocidades equipado com o novo impulsor elétrico e o modo Sport. Há ainda a opção de fazer a troca de marchas manual pelo Paddle Shift. Nota-se a grande diferença na troca de marchas mais rápida do 5008 com a presença da tecnologia "Quickshift", que resulta na boa fluidez e nas trocas bem programadas do componente.
O motor 1.6 THP consegue cumprir o papel, apesar dos 1.632 kg do SUV. As retomadas são potentes e o câmbio executa a troca de marchas de forma muito rápida, respondendo muito bem quando exigido.
Plataforma compartilhada
Cada vez mais comum nos carros modernos, o 5008 também possui uma plataforma modular compartilhada, a EMP2, assim como outros modelos da marca, a exemplo do 3008 e do também recém lançado Expert.
A plataforma foi modificada especificamente para o 5008, recebendo um reforço traseiro, uma vez que sua carroceria é maior que a dos demais modelos citados. A EMP2 se beneficia de uma estrutura reforçada que recebe um conjunto de suspensões dianteira e traseira específicas, suportando assim uma carga útil de até 1.500 kg. O profissional que tiver o conhecimento técnico para reparar um dos veículos que compartilham da estrutura EMP2 não terá problema algum quando houver a necessidade de reparar o outro modelo.
Segundo Daniel Lozaki, diretor de design da Peugeot, o 5008 possui uma identidade própria apesar de compartilhar da mesma estrutura do 3008. “Ele não é apenas um 3008 alongado”, disse.
Dirigibilidade e segurança
A dirigibilidade de um hatch em um carro tão robusto muito se explica pela presença do volante Sportdrive com dimensões reduzidas, que remete ao universo do automobilismo, é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, dando a sensação na condução de sentir cada vez menos o peso do carro. Algumas das tecnologias presentes, como o controle de estabilidade, também trazem uma condução diferenciada para um carro da categoria.
Em sua versão topo de linha, a Griffe Pack, o veículo conta com ajuda à condução de última geração e a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System. Esses itens, também presentes na versão mais completa do 3008, atendem aos exigentes padrões da EURO NCAP. São eles:
O Novo SUV Peugeot 5008 é equipado de série ainda com um sistema de segurança topo de linha. São eles:
Concorrentes
O 5008 chega para concorrer na categoria de utilitários esportivos de sete lugares com o Mistubishi Outlander, com o Kia Sorento, o Toyota SW4, além do Hyundai Santa Fé, que deve receber sua terceira geração em breve no Brasil. A idéia da Peugeot com o lançamento do 5008 junto dos outros dois modelos da família já presentes no mercado (2008 e 3008) é se tornar referência no segmento.
Para o reparador independente
O Diretor de Relações Externas da Peugeot, Marcus Brier, falou sobre as ações da marca voltadas para os reparadores independentes e o conhecimento que esses profissionais podem adquirir sobre o carro, mesmo que recém-lançado. “Nós temos uma plataforma de aproximação, de colocar a disposição todo um conhecimento, todas as nossas informações para que eles tenham acesso a isso e possam auxiliar seus clientes nas oficinas. Nós estamos totalmente abertos para que os reparadores busquem informações técnicas de como reparar nossos corretamente nossos carros. É uma política nossa estar próximo do reparador, porque a gente sabe que eles são importantes formadores de opinião. As informações do 5008 já estarão disponíveis em nossa plataforma no mesmo momento em que o carro começar a ser comercializado”.
Os reparadores cadastrados no site http://public.servicebox.peugeot.com/ tem acesso ao catálogo completo de peças das marcas Peugeot, Citroen e DS, além de receberem mensalmente Boletins técnicos informativos.