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JAC Motors apresenta o T8 como novo modelo em uma categoria livre de concorrência


Chamada pela marca como ‘Maxivan’, chega para ocupar um nicho que representa cerca de 2% das vendas do mercado europeu. Destaques vão para o potente motor turbo à gasolina e para o espaço interno

Por: FERNANDO NACCARI - 14 de março de 2014

A JAC Motors trouxe um dos lançamentos mais importantes para o ano de 2014, sua ‘Maxivan’ T8. O veículo transporta com muito conforto seis passageiros mais o motorista ocupando um segmento que ainda não era explorado em nosso mercado, o das vans de transporte de passageiros. A proposta da JAC é transportar com conforto sete pessoas como não ocorre com nenhum outro veículo em nosso mercado.

Segundo Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil, o foco de vendas para o modelo será para empresas que atuem no segmento de transportes executivos. Neste setor, incluem-se hóteis, locadoras e empresas de traslados.

Mas a escolha por entrar neste segmento não foi à toa, o staff da montadora realizou diversas pesquisas de campo para verificar a viabilidade de ingressar nesta área e, a principal reclamação que ouviram era que o tipo de veículo que o mercado oferecia não era o mais adequado. Neste caso, a opção era por sedãs que não ofereciam conforto o suficiente para mais de três passageiros, além de não comportar em seu porta-malas o número de malas que estes traziam, fazendo assim que fosse necessário o uso de dois veículos. Outra opção era utilizar as vans grandes, como as Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master, que foram modelos concebidos originalmente para o transporte de carga e adaptados para o transporte de até 15 passageiros. Com eles, a reclamação era que o conforto era bastante prejudicado, com o veículo muito instável em vias de má qualidade, e também pela pouca capacidade de carga no espaço atrás da última fileira de bancos, fazendo com que as malas e demais cargas fossem carregadas junto às pessoas em cima, ou embaixo dos bancos.

Baseados nesses fatores colhidos, a T8 chega para preencher essa lacuna do mercado. Com o crescimento da indústria do turismo no Brasil, principalmente pela Copa do Mundo em 2014 e próximos eventos que ocorrerão nos próximos anos, para Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil, a T8 chega para atender a esse público que prioriza o conforto e o bem-estar a bordo.

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POR DENTRO DO T8

O T8 tem 5,1m de comprimento, 1,84m de largura e 1,97m de altura, o que o torna um veículo “compacto” para transporte de passageiros frente às vans utilizadas para o fim, como as Renault Master, MB Sprinter e Fiat Ducato, por exemplo.

Configurada no formato 2+2+3, onde as poltronas da fileira intermediária são individuais, reclináveis, removíveis e giram 360 graus, tendo essa característica como o carro chefe do modelo. Além disso, os bancos dianteiros possuem aquecimento e ajuste elétrico, teto solar para os passageiros que seguem nos bancos de trás, ar condicionado com controle independente para o compartimento traseiro, luzes individuais de leitura, central multimídia com entrada USB e Bluetooth, entre outros itens.

O entre-eixos do T8 tem nada menos que 3,08m e permite que todos os passageiros trafeguem com todo o conforto e com a possibilidade de esticar as pernas. Mesmo com os bancos na configuração de sete lugares, o espaço para bagagem atrás da última fileira de bancos fica em 1.310 litros. Se necessário, todos os bancos traseiros podem ser retirados, revelando um espaço de carga digno de um furgão. Sem a última fileira de bancos, o espaço para carga sobe para 3.550 litros. Ou 4.800 litros se retirados também os dois centrais.

CONFORTO E CONVENIÊNCIA

O modelo conta com diversos itens que buscam proporcionar o que as outras vans não proporcionam como, por exemplo, acendedores de cigarro e tomadas 12v de sobra, seis alto-falantes, rádio MP5 com antena externa e 6 porta-copos.

Mas não só os passageiros contam com estes detalhes, pois o motorista pode contar com volante revestido em couro, comandos multifunção, direção hidráulica, computador de bordo, abertura interna da tampa do tanque de combustível, retrovisores com acionamento elétrico e repetidor de seta, vidros elétricos, faróis com regulagem elétrica de altura, desembaçador traseiro, retrovisor interno antiofuscante, limpador traseiro com temporizador e quebra-sol com espelho de cortesia.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

O T8 vem com motor 2.0 16V com turbo e intercooler, capaz de gerar 175cv a 5.400rpm e torque máximo de 260Nm mantendo-se rotação constante entre 2.000rpm e 4.000rpm. Guiando o carro, sentimos esse torque todas as vezes que aceleramos o veículo com mais contundência, nos passando a sensação de que o carregar peso não será um problema para esta van. Para auxiliar na condução, o T8 é equipado com câmbio manual de seis marchas, mas para grandes viagens, isso é um ponto negativo para o motorista que acaba não aproveitando todo o conforto que poderia.

A marca divulgou que o tanque do T8 possui 80 litros, o que na teoria garante boa autonomia, porém, não divulgou valores de consumo. Porém, durante nosso teste que foi em um trecho de aproximadamente 100km em estrada, o computador de bordo apontava média de 12,7l/100km (com algumas oscilações variando bastante dependendo do trecho), o que convertendo para medidas que conhecemos seria 7,87km/l, consumo bem alto para um trajeto de rodovia.

Foto 2

 O modelo possui suspensão dianteira com triângulos inferiores e superiores. Na traseira, que recebe o diferencial (a tração da T8 é nas rodas de trás), a suspensão é constituída por um eixo rígidoAmbas contam com molas helicoidais progressivas e barras estabilizadoras.

As rodas de 17” são em liga de alumínio com pneus 225/60 e os freios tanto dianteiros como traseiros são a disco ventilado com ABS e EBD.

Ainda completam o pacote do T8 airbag duplo, cintos traseiros laterais com 3 pontos, travamento automático das portas à 15km/h, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, travamento automático das portas à 15 km/h, portas com barras de proteção lateral, trava central e chave com destravamento remoto das portas, além de alarme antifurto.

VEREDICTO

Sem concorrentes diretos no mercado, modelo tem tudo para atingir o público alvo da JAC que é o de empresas, hóteis e locadoras, por exemplo, mas dificilmente atingirá famílias grandes que optam por um modelo sete lugares.

Dirigir o T8 é bem simples e a sensação que este passa é de estarmos guiando uma pick-up média. Durante nosso teste, notamos que acima dos 2.500rpm o motorista e passageiro dianteiro podem ouvir claramente o ruído da turbina ‘enchendo’, algo que para os mais saudosistas é gostoso, mas para o público que busca o silêncio e conforto é um ponto negativo. Aliás, isolamento acústico não é bem o forte do T8, pois dentro da cabine ouve-se bem o ruído dos pneus contra o asfalto.

Quando largamos o volante e fomos trocando de posições e testamos todos os assentos do T8, conseguimos comprovar que conforto e comodidade são o forte do modelo, onde somente os passageiros da última fileira dos bancos podem reclamar um pouco caso o veículo trafegue em vias com asfalto mal cuidado, pois as saliências são imediatamente transferidas a essa região, dando sensação semelhante a sentar ‘no banco alto’ na traseira do ônibus urbano.

Mas como este é apenas um primeiro contato com o modelo recém importado da China, é bem provável que alguns detalhes ainda sejam melhorados para a versão que encontraremos nas concessionárias da marca espalhadas pelo nosso país. Segundo Sergio Habib, a expectativa é que até a Copa do Mundo sejam comercializadas 300 unidades do T8.