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Hyundai HB20 2016 tem novas opções de câmbio e motores que consomem menos


Hyundai HB20 2016 tem novas opções de câmbio e motores que consomem menos

Por: Vinicius Montoia - 03 de dezembro de 2015

Versão Premium tem assinatura em LED nos faróis

Um dos veículos  desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, o Hyundai HB20 finalmente apresentou reestilização após três anos de seu lançamento. Além de visual renovado, ele recebeu novos equipamentos e, consequentemente, ficou mais caro.

Na linha 2016 o veículo ganhou novos faróis com projetores e contorno em LED e grade hexagonal com detalhe cromado. Além disso, em todas as versões há para-choques dianteiros e traseiros redesenhados. Somente nas unidades Premium 1.6 automática e Comfort Style 1.6 automática e manual e Comfort Style 1.0, que custam R$ 59.445, R$ 55.845, R$ 51.845 e R$ 46.345 respectivamente, é possível ter a nova lanterna, denominada de Clear Type, assim como os faróis de neblina. Nas demais versões, como Comfort Plus 1.6 (automática: R$ 52.745/ manual: R$ 48.745), Comfort Plus 1.0 (R$ 42.595) e Comfort 1.0 (R$ 38.995) as lanternas são as mesmas do modelo antigo.

TRÊS OPÇÕES DE CÂMBIO

Na unidade avaliada pelo Jornal Oficina Brasil, Premium, houve uma mudança importante: o câmbio automático de quatro marchas foi substituído por um automático de seis velocidades. A velocidade máxima com essa transmissão é de 190 km/h e sua aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 11,0 segundos, de acordo com a marca. Há, na alavanca, a opção de trocas sequenciais, mas a montadora não oferece borboletas nem como opcional.

O HB20 antigo, com câmbio automático de quatro velocidades, já tinha ótimo desempenho, pois o comportamento da transmissão já era bastante adequado. Porém, “pensando no conforto, na diminuição de ruído e em menor consumo de combustível, a marca optou por adicionar mais duas marchas ao veículo”, disse Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai Motor Brasil.

As versões Comfort Plus e Comfort Style, quando equipadas com o motor Gamma 1.6, também podem vir com câmbio manual. Este, por sua vez, ganhou mais uma engrenagem, e sai de fábrica com seis marchas. Já o 1.0 de três cilindros só é acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.

MOTORES 1.0 E 1.6 

Motor 1.0 disponibiliza 80 cv e 10,2 kgfm de torque com etanol / Motor 1.6 entrega 128 cv e 16,5 kgfm de torque

O HB20 com propulsor 1.6, que entrega 128 cv (a 6.200 rpm) e 16,5 kgfm de torque (a 4.500 rpm), ficou até 6,5% mais econômico em relação ao modelo anterior por conta das melhorias que recebeu. Entre elas estão as novas velas de ignição de irídio (antes eram de níquel), pistões e anéis de vedação foram retrabalhados para reduzir o atrito interno e evitar o atropelamento das válvulas em situações de sobregiro e o gerenciamento do alternador foi aprimorado, privilegiando situações de baixa carga do motor – como ocorre nas frenagens – para recarregar a bateria. O motor 1.6 ganhou também o sistema de partida a frio “e-start”, que elimina o tanquinho de gasolina. Com isso o motor, que antes tinha nota B no Programa Brasileiro de Etiquetagem, passa a ter nota A. Este bloco é de alumínio, assim como seu cabeçote, e tem comando de válvulas variável (CVVT), com duplo comando (DOHC) e quatro válvulas por cilindro.

Com gasolina, a média urbana do 1.6 é de 11,6 km/l e na estrada ele alcança 13,8 km/l. Já com etanol o consumo cai para 8,1 km/l na cidade e para 9,9 km/l em rodovias.

O motor de 1,0 litro (com três cilindros) também recebeu todos os aprimoramentos do 1.6 e ficou 6% mais econômico. Com 80 cv de potência (6.200 rpm) e 10,2 kgfm (4.500 rpm) de torque com etanol, suas médias são de 12,5 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina. Com combustível derivado de cana ele alcança 8,5 km/l em perímetro urbano e 9,9 km/l em estrada. Este motor também tem bloco e cabeçote de alumínio, CVVT e DOHC.

IMPRESSÃO AO DIRIGIR

Tivemos a oportunidade de testar o modelo com câmbio automático de seis velocidades em estrada e em uma pista de testes no interior de São Paulo. Durante o percurso em rodovias deu para perceber que o hatch preza pelo conforto dos ocupantes, pois sua suspensão absorve bem as imperfeições da pista e o motor 1.6 corresponde às expectativas. O câmbio com a sexta marcha overdrive traz conforto acústico e a opção sequencial tem resposta rápida, mas fizeram falta as aletas atrás do volante, para trocas de marchas.

Já na pista de testes a suspensão se mostrou macia em demasia, pois as frenagens bruscas evidenciaram que a traseira é um tanto arredia e exige certo nível de correção em situações de emergência. Em compensação, o compacto contornou de forma surpreendente curvas sinuosas e o desempenho agradou.

INTERIOR MAIS REFINADO

Na unidade testada havia o Dark Brown, couro marrom que reveste os bancos do HB20 somente nesta versão. Mas, obviamente, ele é opcional e custa R$ 1.590. Esse pacote garante não só o revestimento dos assentos, mas também das portas dianteiras (parcialmente) e da manopla do câmbio. Para completar o conforto dos passageiros e motorista há ar-condicionado automático e digital e na parte de segurança existe, além dos airbags frontais que são obrigatórios por lei, airbags laterais de tórax.

O veículo também incorporou uma sétima função ao seu computador de bordo: aviso de manutenção programada, que emite um alerta visual quando faltam 30 dias ou 1.500 quilômetros para a próxima revisão. As outras funções do computador são o hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média e tempo de condução.

Também como opcional para a Premium, por mais R$ 500, há o novo sistema multimídia, chamado de blueMedia e funciona no HB20, como veículo coreano que é, com smartphones Samsung e LG. Em breve também haverá conexão com celulares Apple, segundo a Hyundai. Esse sistema permite espelhar a tela do celular na tela do sistema multimídia do veículo, que tem 7 polegadas sensível ao toque integrado ao painel. Entre diversas funções, é possível escolher as músicas preferidas do celular e até operar o Waze através do blueMedia. Nas demais versões o HB20 traz de série o blueAudio, rádio com conexão bluetooth, entrada USB e auxiliar.

O HB20 2016 já está disponível em sete cores: as metálicas Prata Sand, Bronze Terra, Prata Metal, Cinza Titanium, sólidas Preto Onix, Branco Polar e perolizada Azul Sky.