Lançamentos - Da Redação

Audi Q5 fica mais eficiente, perde 50 kg e desempenho surpreende

Com novo motor, o lançamento da marca alemã promete acirrar a disputa na categoria dos SUVs de luxo

Agora com motor 2.0 TFSI a gasolina com 1.984 cm³ de cilindrada que desenvolve 252 cv de potência, novo Audi Q5 traz ótimo desempenho, podendo alcançar os 100 km/h em apenas 6,3 segundos, segundo a marca.

Os 37,7 kgfm de torque ajudam o SUV de 1.720 kg a alcançar os 237 km/h de velocidade máxima, juntamente com o auxílio da transmissão S Tronic de 7 velocidades, de dupla embreagem. O torque é linear numa ampla faixa que vai de 1.600 a 4.500 rpm. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece a função roda-livre.

Motor 2.0 TFSI de 252 cv é acoplado ao câmbio S-Tronic de 7 marchas

E por falar em roda, há tração integral permanente com tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade, segundo a Audi. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando exigido. Esse novo conceito aumenta a eficiência sem reduzir a dinâmica do veículo, mantendo o controle e segurança.
O coletor de exaustão foi integrado ao cabeçote e o propulsor conta também com gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS - sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. E sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.

O SUV tem 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,66 m de altura, sendo que seu entre-eixos é de 2,82 m.
Apesar de sua robustez, de acordo com a própria marca, o novo modelo perde até 50 quilos em relação ao modelo anterior   pela mistura de aços de alta resistência e alumínio que formam a carroceria.

porta-malas com 550 litros

Rupert Stadler, presidente do Conselho Administrativo da AUDI AG, falou sobre o tamanho responsabilidade de lançar um novo modelo da família Q5: “O primeiro Q5 foi, por muitos anos, o SUV mais vendido de sua categoria. Não foi fácil desenvolver seu sucessor, mas é precisamente por isso que o modelo é tão excitante. Com o novo Q5 estamos elevando o padrão. Entre suas inovações estão a tração quatro com tecnologia ultra, a alta eficiência e uma completa lista de sistemas de entretenimento e assistência ao motorista.”

O novo Audi Q5 é muito mais dinâmico do que sua aparência transmite. Ele é ágil, tem boas retomadas de velocidade e o câmbio realmente trabalha como deve: exigido ele responde prontamente a qualquer intervenção feita com o pé direito e quando necessário sabe ser econômico. Além disso, existem os modos de condução para auxiliar na melhor tocada para cada momento: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual.

Para quem gosta de viajar, o tanque tem boa capacidade para 70 litros de gasolina e o porta-malas tem 550 litros para bagagem. Por dentro, os ocupantes vão encontrar o novo ar-condicionado de três zonas nas versões Ambiente e Ambition.
Outra novidade interessante é o virtual cockpit, um cluster digital, que apresenta gráficos brilhantes em sua tela de alta resolução de 12,3 polegadas. Com ele o motorista pode escolher dois pontos de vista - uma versão clássica com grandes indicadores circulantes ou uma versão progressiva na qual o mapa de navegação ou listas sejam predominantes.

A Central Multimídia MMI proporciona também navegação em sua tela de 8,3 polegadas e botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão, bem como gestos familiares para consumidores mais antenados, como o gesto de dar o zoom com os dedos, assim como fazemos nas telas de celulares, por exemplo.

Já para auxílio no momento da condução há um opcional chamado Assistance Tour, que tem o Traffic Jam assist, que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h. O Active Lane Assist ajuda a manter o carro em sua faixa.

VERSÕES

Novas lanternas dinâmicas só estão disponíveis na versão topo de linha.

Desde a sua versão de entrada, Attraction - que custa R$ 244.990 - o Q5 vem com Audi Drive Select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi Connect e sistema de navegação.

Na versão Ambiente (R$ 274.990) ele ganha ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos com memória para o motorista, Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico, bagageiro com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free, assistente de estacionamento Parking assist e ignição por botão Keyless Entry.

Já a Ambition, que sai por R$ 292.990, traz ainda pacote de luzes internas customizáveis, faróis em LED, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. O SUV da Audi é equipado com rodas de 18” na versão Attraction, 19” na versão Ambiente e 20” na Ambition.

comentários
Avaliar:

Comentários