Notícias
Vídeos

Volkswagen e SENAI inauguram Novo Centro de Treinamento em Araraquara


O espaço marca a sinergia entre as empresas com o objetivo de capacitar profissionais para as mais recentes tecnologias da Volkswagen dentro da escola SENAI

Por: Caique Silva - 22 de novembro de 2017

O espaço leva as mais recentes tecnologias da Volkswagen aos alunos e reparadores

Na última terça-feira (24) foi inaugurado o Novo Centro de Treinamento Regional-SP em Araraquara com a parceria entre a Academia Volskwagen, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/SP.

Com uma belíssima estrutura, o espaço irá fornecer o que há de melhor em tecnologia automotiva em treinamentos para profissionais da Rede Volswagen e os alunos das escolas SENAI, expandindo também o conhecimento para o mercado independente.

No evento, a marca levou seus principais modelos para dentro da oficina, como Amarok, Up!, Golf, Passat e o destaque de seu mais recente lançamento – que você encontra em detalhes nesta edição na página 20 - , o Novo Polo.

Com a presença de executivos da montadora alemã, diretores do SENAI, parceiros e convidados da região, o evento deu a oportunidade de todos conhecerem em detalhes cada espaço do Novo Centro de Treinamento.

Orientador de prática profissional do SENAI Araraquara, Alder Evandro Massuco falou um pouco sobre essa nova parceria de sucesso: “O motivo da parceria é a Volkswagen fazer o uso do espaço com todo seu suporte tecnológico e nós usufruirmos dessas condições que eles nos proporcionam. São duas linhas de pensamento. Uma frente é o treinamento para o mecânico da linha Volkswagen, com um funcionário full time dentro dessa escola, o Prof. Luiz Fernando Tardivo, que fará a capacitação dos concessionários da marca e também dos instrutores do SENAI. A outra frente é a apresentação tecnológica aos reparadores independentes por meio de vídeos, além da prática, pois os reparadores independentes para nós são alunos que terão contato com cada componente aqui presente.”

Se mostrando muito satisfeito com a realização do evento e apresentação do espaço, Favio Beccaria, Supervisor da Academia de Pós-Vendas da Volkswagen também falou sobre essa nova ação da marca em parceria com o SENAI Araraquara: “Estamos iniciando esse processo importante para a Volkswagen, que é apresentar as tecnologias que temos, principalmente para que os reparadores as conheçam. Esse espaço significa poder oferecer para as concessionárias da região em uma localização privilegiada a possibilidade de que eles possam vir aqui e ver que trouxemos um pouco da fábrica para mais próximo deles.

Para os reparadores independentes é o mesmo pensamento. É muito importante que eles tenham acesso às novas tecnologias dos nossos automóveis para que possam reparar nossos produtos da forma mais correta possível”.

Representando os reparadores da região, João Henrique Hernandes, da Fordauto Centro Automotivo de São José dos Campos e Alex Moreno, da Oficina Portmus Mecânica Automotiva, também estiveram presentes no evento. “A Volkswagen está quebrando um paradigma, pois as montadoras possuem condições de adquirir qualquer tecnologia, mas costumam guardar com elas, não abrem as informações para os profissionais da reparação automotiva. Esse contato que estamos tendo agora é exatamente o inverso. Eles nos mostram todas as tecnologias, nos permitem aprender para que todo o conhecimento obtido seja bem executado nos carros deles”, afirmou João Henrique. “Eles entendem que o reparador é o elo forte da cadeia, pois temos grande influência na hora de indicar um modelo novo de carro ao cliente, além do fator de que se o reparador não executa de forma correta o serviço na sua oficina ele não é um bom profissional, mas o carro e a montadora também ficam marcados no mercado como se não prestassem”, complementou o também reparador automotivo Alex.

O investimento de dois milhões e meio feito pela Volkswagen promete dar muito retorno, atendendo a um público que irá conhecer e se atualizar de acordo com a evolução tecnológica da marca. Quem fala sobre isso é o gerente executivo de desenvolvimento da rede de concessionários Brasil, Alexandre Abelleira. “É um investimento grande em equipamentos e recursos, mas necessário para passar aos profissionais a excelência dos nossos produtos. Tivemos que escolher um centro onde a localização pudesse atingir de maneira estratégica os nossos objetivos”.

Representando o SENAI Araraquara, o diretor Paulo Sassi também falou sobre a satisfação da inauguração do novo espaço de aprendizado dentro de sua escola. “Nós do SENAI já temos há algum tempo oficina aqui dentro, mas com limitações de tecnologia, de acesso, bem diferente do que será agora com essa parceria. O diferencial dessa oficina será a tecnologia de ponta que a Volkswagen nos permite oferecer aqui dentro”.