Notícias
Vídeos

Schadek chega aos 50 anos de existência


Hoje a empresa exporta para mais de 30 países e conta com 350 funcionários

Por: Da Redação - 14 de setembro de 2015

Carlos Magalhães, presidente da empresa, foi o homenageadoA Schadek, líder no mercado de reposição em bombas de óleo e bombas d’água, completou 50 anos no último 17 de agosto. Fundada em 1965, a empresa começou a dar os seus primeiros passos no bairro da Pompeia, em São Paulo, e hoje é uma das marcas brasileiras com alto reconhecimento mundial.

O húngaro Zoltan Schadek abriu um pequeno negócio para produção de peças metálicas fundidas sob pressão, que eram utilizadas em automóveis e aparelhos domésticos. Nos primeiros anos da empresa, os produtos eram feitos a partir de desenhos e amostras fornecidas pelos clientes e atendiam apenas encomendas locais.

Com o aumento da frota nacional de veículos, a pequena fábrica precisou crescer. Aproveitando a demanda, o imigrante contratou mais funcionários e passou a contar com Carlos Magalhães, que foi peça fundamental para a construção da Schadek.

Magalhães se tornou sócio e conseguiu elevar a qualidade das peças produzidas pela metalúrgica, aumentar o portfólio de produtos, entre diversos avanços. No final da década de 1960 o jovem Magalhães assumiu o controle completo da Schadek. Com o crescimento, em 1982 a empresa não “cabia” mais na cidade de São Paulo e se mudou para Porto Feliz, a aproximadamente 100 km da capital do estado. Hoje a empresa exporta para mais de 30 países e conta com 350 funcionários.

Fábrica na década de 1980 (esquerda) e em 2015 (direita), em Porto Feliz (SP)