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Mitsubishi reúne e premia os seus melhores reparadores automotivos


Em mais uma etapa do Rali do Conhecimento, a competição dedicada aos melhores técnicos da marca japonesa reuniu os dez melhores profissionais da rede

Por: Caique Silva - 17 de abril de 2018

Na segunda edição da competição entre os técnicos das concessionárias da Mitsubishi, o reparador Matheus Cidene, da Sekai, de Florianópolis (SC) foi o grande vencedor. O campeonato teve mais de 300 questões online divididas em 10 provas, com um total de 1594 testes aplicados a mais de 200 técnicos no período de um ano. A grande final do Rali aconteceu no MIT Point, loja-conceito da Mitsubishi inaugurada recentemente, em São Paulo.

Idealizador da competição e do projeto Rali do Conhecimento, o diretor de pós-vendas Júlio Fiorin falou sobre a iniciativa da marca. “Há anos a gente tinha esse sonho de fazer um campeonato onde os técnicos participariam de provas e eventos com o objetivo de realmente alavancar o conhecimento. Quando a gente coloca essa disputa nesse formato, o técnico começa a estudar por conta, porque ele quer competir. A gente aflora esse espírito de competição pra provocar o autoconhecimento. Apesar dos grandes investimentos, da nossa plataforma com 100% dos treinamentos online, as parcerias com o SENAI e as palestras presenciais, a gente ainda sentia falta de ter os profissionais engajados. Por muitas vezes depende de investimento da concessionária em mandar o técnico e disponibilizar tempo para ele estudar. Com o Rali do Conhecimento a gente entendia que o próprio técnico por si só iria se esforçar para ter mais tempo e aprender cada vez mais, melhorando a sua capacitação. Desde 2010 quando eu assumi a diretoria da Mitsubishi já era um sonho.”

Júlio ainda fala que a inspiração da competição no Brasil surgiu no país de origem da Mitsubishi, que tem como tradição incentivar a busca pelo conhecimento em seus profissionais. “No Japão esse evento já acontece faz tempo e eu tive a oportunidade de conhecer de perto. Procurei ver como funcionava, como eles faziam, como eram as provas e qual a metodologia para a gente trazer realmente alguma coisa pro Brasil mais concreta, mais encorpada e buscar os melhores resultados. Foi o que aconteceu desde a primeira edição, em 2016.”

Na última etapa da competição, os participantes precisavam encontrar problemas implantados em modelos ASX, seguindo os protocolos de atendimento como checagem completa e proteção do veículo. O diretor de pós-vendas da Mitsubishi contou sobre os desafios que os técnicos tiveram de enfrentar. "Colocamos defeitos simples como a luz do porta-malas que não acendia, até um problema no sistema de partida que impedia o funcionamento do veículo”.

O grande vencedor da competição falou sobre sua preparação antes dos desafios. “Me preparei lendo os manuais, estudando, mas mesmo assim fiquei nervoso. Achei que não conseguiria, mas deu certo”, conta Matheus.

SATISFAÇÃO

“Estamos muito satisfeitos com os resultados, pois tivemos aqui 10 que representaram os 600 reparadores que nós temos na rede. É muito importante saber que todos se dedicaram em algum momento em melhorar seu conhecimento, sua capacitação profissional. É isso que a gente busca, para que tenhamos técnicos cada vez melhores”, disse Fiorin.

A MITSUBISHI E OS REPARADORES INDEPENDENTES

“Como disse, temos uma grande parceria com o SENAI e ela não se limita somente aos treinamentos para nossa rede de concessionárias. Ela é extensiva para a comunidade da reparação automotiva. Um exemplo acontece em uma das unidades de São Paulo, onde nós temos dois carros que ficam disponíveis para treinamento para os nossos concessionários, mas eles utilizam, com autorização nossa, para os reparadores independentes também. A gente não quer evoluir somente a nossa rede, porque a gente entende que o reparador independente também é nosso parceiro e promotor da nossa marca. O nosso site www.reparadormit.com.br foca em cada vez mais ter esse reparador do nosso lado, para ter sempre o cliente final bem assistido, independente se ele está em nossa rede ou não.”