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Michelin lança pneu que promete ter durabilidade 15% maior que média dos concorrentes


Pilot Sport 4, como é chamado, promete ser o pneu para veículos esportivos mais seguro do mercado, freando até dois metros antes que a média dos concorrentes em piso molhado

Por: Vinícius Montoia - 16 de agosto de 2016

A busca por uma maior performance está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Em um cenário onde tecnologia e inovação caminham lado a lado, o desafio está em conciliar performance e qualidade de vida neste mundo em constante movimento. 

Testes TÜV SÜD: em uma pista molhada, foi medida a distância que o carro percorreu até atingir 20 km/h, a partir de uma velocidade inicial de 80 km/h
“No cenário atual, onde não há tempo a perder, a demanda por mobilidade cresce ao mesmo tempo em que as pessoas procuram soluções que lhes tragam segurança e prazer. Esse movimento é ainda mais evidente nas grandes cidades, já que o desenvolvimento tecnológico tende a acelerar ainda mais as atividades cotidianas”, explica Ana Paula Guimarães, Diretora de Marketing da Michelin América do Sul.

Se o carro é uma extensão desse estilo de vida, a indústria automotiva não poderia deixar de acompanhar essa tendência e as versões esportivas ganham a atenção dos consumidores. Segundo dados da consultoria ADK Automotive, nos últimos anos, o segmento de carros esportivos cresceu quatro vezes mais que o de veículos de passeio (crescimento médio percentual).

Utilizando toda a sua expertise para proporcionar máxima performance aos consumidores, a Michelin lançou novo pneu para carros esportivos, o Pilot Sport 4. “O prazer em dirigir não deve sacrificar nenhuma performance do pneu. É justamente o que oferecemos com o novo Pilot Sport 4: o pneu ideal para quem busca segurança, reatividade e controle, além de prazer ao dirigir”, afirma Anoildo Mattos, Gerente de Marketing da Michelin América do Sul.

Suas inovações vêm da experiência da Michelin em competições automobilísticas, nas quais as últimas tecnologias são colocadas à prova, a fim de serem transferidas para uso comercial. Como resultado, o Pilot Sport 4, que tem escultura inspirada nos pneus utilizados na Fórmula E, proporciona mais segurança, melhor controle, reatividade e durabilidade. 

“Para o consumidor desse segmento, o carro é uma paixão, a performance é uma obsessão e as competições, uma inspiração. Ele sabe exatamente o que quer, informa-se pela internet, pelas revistas especializadas, participa de feiras automotivas... Isso o torna um consumidor exigente e um formador de opinião entre sua família, amigos, colegas...”, relata Mattos.

A superioridade de performances do novo pneu Pilot Sport 4 foi comprovada por testes realizados pelos institutos independentes alemães TÜV SÜD e Dekra, com pneus da mesma dimensão (225/45 ZR17 e 225/40 ZR18) de gamas comercializadas no mercado sul-americano, dos principais concorrentes da categoria.

Segundo o instituto TÜV SÜD o novo pneu da Michelin freia até dois metros antes em piso molhado quando comparado com a média dos concorrentes. O pneu tem aderência 8% maior em curvas em solo molhado e também freia até um metro antes em piso seco.

Testes TÜV SÜD: em uma reta asfaltada seca, foi medida a distância que o carro percorreu até parar o veículo a partir de uma velocidade inicial de 100 Km/h
Já de acordo com o instituto Dekra, a durabilidade do novo pneu da Michelin é 15% maior, o que corresponde a cerca de seis meses.

Com a tecnologia “Elasto Sport”, há a presença de borracha sintética em sua composição. Trata-se da última evolução de mistura com sílica nos pneus, que oferece uma melhora significativa e simultânea dessas três performances.

Além disso, essa nova geração de sílica maximiza a aderência no piso molhado. Combinada com o perfil e o desenho da escultura da banda de rodagem, que favorecem a expulsão do excesso de água da pista, diminui a distância de frenagem e aumenta a aderência em curvas em solo molhado, além de proporcionar maior durabilidade.

A nova tecnologia “Dynamic Response” diminui o tempo de resposta do pneu, proporcionando precisão. Tudo isso devido à maior quantidade de borracha em contato com o solo, por meio da escultura inspirada nos pneus da Fórmula E, e à nova e exclusiva lona têxtil híbrida feita em aramida e nylon. 

* A lona zero grau sobre as lonas de trabalho da banda de rodagem evita deformações da banda em altas velocidades. Ao conter a deformação, há uma maior área de contato com o solo, conservando a aderência do pneuPela primeira vez, a aramida, material nobre e resistente, é utilizada na lona de proteção zero graus*, localizada na banda de rodagem do pneu. Além de colaborar com a melhoria da aderência e do desgaste, essa nova lona proporciona uma maior rigidez da banda de rodagem, tornando as mudanças de direção mais rápidas e fáceis, melhorando o comportamento do pneu mesmo em alta velocidade.

Por conta de uma inovação na marcação na lateral, a tecnologia “Premium Design” simula o efeito da textura aveludada no flanco do pneu, valorizando a sua estética, e consequentemente a do carro, destacando também a escrita e facilitando a visualização das inscrições na lateral do pneu. O Pilot Sport 4 ainda traz um saliente protetor de roda, que evita danos e arranhões nas rodas do veículo em manobras de estacionamento.

Segundo a fabricante, os preços variam de acordo com a dimensão do pneu e mercado onde está inserido. Contudo, o preço médio do Pilot Sport 4 é de R$ 680 pela unidade.

Testes realizados pelos Institutos TÜV SÜD e Dekra, em 2015, com pneus comprados no mercado sul americano, nas dimensões 225/45 R17 94Y e 225/40 R18 92Y (entre eles, Bridgestone Potenza S001, Dunlop Sportmaxx RT, Goodyear Eagle F1 ASSYM. 2, Pirelli P Zero)