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Grupo SHC faz primeiro encontro com reparadores independentes em São Paulo


Com palestra de Sergio Habib, encontro aconteceu em auditório das Faculdades Oswaldo Cruz e foi realizado em parceria com o Grupo PSA Peugeot Citroën

Por: Vinícius Montoia - 18 de setembro de 2016

O Grupo SHC, em parceria com outro grupo, o PSA Peugeot Citroën, fez o “1º Encontro com Reparadores Independentes” em São Paulo, no dia 1º de agosto, no auditório das Faculdades Oswaldo Cruz, na zona oeste da cidade. Com a participação de aproximadamente 130 pessoas, entre estudantes e reparadores, o encontro contou com palestra do presidente do Grupo SHC, Sergio Habib, que falou sobre o mercado nacional e internacional e com a apresentação de Dercyde Gomes, diretor de Pós-Vendas das marcas Peugeot e Citroën.

Primeiro encontro de reparadores independentes promovido pelo Grupo SHC em parceria com PSA Peugeot Citroën
Sergio Habib apresentou o Grupo SHC para os reparadores e universitários: “nós temos 1900 colaboradores, vendemos 1000 carros novos e 1200 carros usados por mês e temos 15 mil passagens mensais em nossas oficinas. Ou seja, hoje somos uma grande oficina que de vez em quando vende carro.”

Pensando no crescimento do mercado de veículos seminovos e usados, Habib anunciou uma novidade: “nós criamos a Car Braxx e estamos trabalhando ainda mais com veículos usados. A razão é simples: o mercado de usados é muito mais resiliente que o mercado de novos. Em períodos de crise, o mercado de usados não cai em nenhum país. No Brasil o segmento de veículos usados era de 8,5 milhões de carros em 2011 e cresceu para 10 milhões de unidades em 2015”, justificou o presidente do Grupo de concessionárias.

Sergio Habib explicou a atual situação do mercado automotivo e falou sobre as perspectivas para os próximos anos
“O cliente final, quando compra um veículo usado, leva o carro para fazer manutenção na oficina independente. E se o mercado de usados está crescendo, mais serviço terá o reparador independente. E é esse profissional que dá liquidez para o mercado de carros usados. É superimportante porque a oficina independente é mais barata do que uma concessionária, por não exigir tanta estrutura, e com isso permite que a marca mantenha o seu valor de revenda”, explicou Sergio Habib. “Normalmente o carro novo faz revisões na concessionária nos três primeiros anos. Mas o Brasil é o país onde há maior fuga de clientes de concessionárias do mundo. Mais do que na China. Ou seja, quando acaba a garantia, o dono do carro realmente vai para as oficinas independentes, e nós temos todos os números comprovando isso.”, finalizou o executivo.

“O curso de Gestão de Pós-Vendas Automotivo dá a chance de se desenvolver, principalmente em período de crise, crescendo profissionalmente”, afirmou Oduvaldo Cardoso, diretor do centro de pós-graduação das Faculdades Oswaldo Cruz
Oduvaldo Cardoso, diretor do centro de pós-graduação das Faculdades Oswaldo Cruz, contou que a instituição tem diversas áreas de atuação e uma delas é a engenharia: “dentro disso nós temos diversos assuntos, como polímeros, que acabam abordando a indústria automotiva. Daí surgiu a possibilidade para falarmos de pós-venda, com a palestra de Sergio Habib. Nós acreditamos que, para todos aqueles que procuram a nossa pós-graduação, o curso de Gestão de Pós-Vendas Automotivo dê a chance de se desenvolver, principalmente em período de crise, crescendo profissionalmente. E temos boa repercussão desse curso, que se inicia com aproximadamente 20 alunos”, comentou o diretor.

Com isso, Marcos Delgado, diretor de peças e garantia do Grupo PSA, deixou claro que quer levar os encontros entre o Grupo PSA e os reparadores independentes para outros locais onde existem concessionárias do Grupo SHC: “nós faremos mais dois eventos no segundo semestre, em outubro e dezembro. E vamos promover eventos em todas as regiões onde temos atacado de peças, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo”.

“Ao invés de esperarmos o profissional ir até o nosso balcão, nós estamos indo até ele. O reparador independente é um cliente importante e estamos mostrando que nós não temos as peças mais caras do mundo, oferecendo oportunidades de parcelamento e um menor prazo para entrega de peças”, afirmou Dercyde Gomes
Dercyde Gomes, diretor de pós-vendas das marcas Peugeot e Citroën, afirmou: “a nossa estratégia de buscar o reparador independente é no Brasil inteiro. O carro usado, seja Peugeot ou Citroën, muitas vezes pode ser vendido para alguém que mora num local onde não há concessionárias dessas marcas. Em algum momento esse cliente vai precisar de peças, reparar o veículo e ele irá à oficina independente. E o reparador pode saber que se nos procurar vai encontrar a peça para o carro do cliente dele.”

O diretor de pós-vendas explicou que a iniciativa de fazer o encontro com os profissionais do aftermarket deve partir do concessionário, pois é ele quem conhece melhor o seu cliente: “nós da PSA oferecemos toda a estrutura da palestra. Dentro da nossa área de formação nós temos os treinamentos para oferecer e já fizemos em Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e no Sul do país. O nosso plano é levar essas palestras para todo o Brasil” ressaltou. Dercyde Gomes adiantou algumas novidades para os próximos seminários: “começaremos a passar informações mais técnicas, sem esquecer o lado comercial do negócio. Essa aproximação serve para ensiná-los a reparar os veículos das marcas Peugeot e Citroën, mas não é só para isso. O principal é o relacionamento comercial, no qual houve uma mudança de filosofia. Ao invés de esperarmos o profissional ir até o nosso balcão, nós estamos indo até ele. O reparador independente é um cliente importante e estamos mostrando que nós não temos as peças mais caras do mundo, oferecendo oportunidades de parcelamento e um menor prazo para entrega de peças. Esse é o principal motivo”, finalizou.

Não conseguiu comparecer? Quer ver a palestra completa de Sergio Habib? Confira no canal do YouTube do Jornal Oficina Brasil e aproveite para se inscrever: bit.ly/treinamento-SHC