Notícias
Vídeos

Em parceria com o SENAI-SP, Henkel inaugura Centro de Treinamento no Ipiranga


Novo espaço no SENAI Conde José Vicente de Azevedo irá capacitar 800 alunos por ano em reparação e embelezamento de automóveis

Por: Da Redação - 15 de junho de 2018

A Henkel inaugurou no último dia 23 um novo Centro de Treinamento em parceria com o SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Com investimento milionário, no local com 250 metros quadrados e 16 postos de trabalhos individuais, serão capacitados 900 alunos por ano, com aulas teóricas e práticas para aplicação do portfólio completo da Henkel de soluções químicas para o mercado de reparação, manutenção e embelezamento automotivo. “Esse é um dos cinco Centros de Treinamentos que a Henkel está fazendo no mundo nessa área de reparo automotivo. Portanto não é qualquer investimento, é uma ação que teve o Brasil como país escolhido e também o SENAI, por sua capacidade de transformar em um sucesso, atendendo um grande número de pessoas que podem ser formadas aqui. É um investimento que não dá para quantificar porque é contínuo. O investimento em uma sala com todos os equipamentos nos custou mais de dois milhões, mas isso é apenas uma pequena parte investida. O grande investimento é na formação, capacitação e treinamentos destes profissionais”, afirmou Manuel Macedo, presidente da Henkel Brasil, em entrevista exclusiva à TV Oficina Brasil.

As modernas instalações ficam na escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo, no Ipiranga, bairro da zona sul da cidade de São Paulo, local escolhido estrategicamente pela Henkel, segundo o próprio presidente. “A Henkel aposta na divulgação de suas marcas, dos seus produtos e tecnologias. Nós temos a tecnologia, mas o importante não é só obtê-la, mas sim fazê-la chegar a quem precisa, aos profissionais para fazerem o melhor trabalho. No Brasil, o SENAI tem esse papel de formar milhares de profissionais, e por isso, a Henkel tem uma parceria de longa data”.

O novo espaço dentro do SENAI foi totalmente reformado e equipado e será utilizado para aprimorar os cursos já oferecidos gratuitamente para os alunos da unidade. Será possível aprender na prática as aplicações para adesão, vedação, travamento e fixação para motores; adesivos, selantes e tratamento de superfície para a carroceria, além de técnicas de emblezamento, vitrificação e polimento profissional de veículos.

No Centro de Treinamento Henkel/SENAI, também serão ministrados cursos de curta duração para atualização dos profissionais de clientes e parceiros da Henkel, entre eles, as principais redes de concessionárias, funilarias e mecânicas.

Walter Vicioni, diretor regional do SENAI-SP falou sobre o quanto a nova instalação agrega para os alunos, reparadores e professores. “A importância principal, é que com a chegada dessa tecnologia da Henkel, a gente pode atualizar nosso currículo, de forma que todo aluno do SENAI dessa escola possa ter acesso a essas inovações tecnológicas. A educação precisa estar sempre em dia com as inovações, o desenvolvimento, principalmente no mercado atual”.

A Henkel, com as marcas LOCTITE e TEROSON, já mantém há anos uma relação próxima com o SENAI-SP para troca de conhecimento e capacitação profissional na área de mecânica, polimento e pintura. Em 2016, a empresa e a instituição lançaram em conjunto o livro - A mecânica do automóvel e a reparação proativa – para contribuir com conhecimento técnico no segmento. Com esse novo investimento, a parceria entre Henkel e SENAI se mostra ainda mais forte.

“O Centro será muito importante, pois nele iremos treinar o pessoal das oficinas independentes, os profissionais das concessionárias, toda a rede de montadoras de veículos que já estão aqui na escola. Nós vamos incorporar ao currículo desses alunos todo o desenvolvimento tecnológico dos produtos que a Henkel vem desenvolvendo aqui e na Alemanha”, finalizou o diretor Walter Vicioni.

O evento ainda contou com a participação de Paulo Skaf, presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), SESI (Serviço Social da Indústria) e SENAI e Antonio Carlos Fiola Silva, presidente do Sindicato da Indústria de Representação. Também estiveram presentes a equipe HCB – Hot Company Brasil – oficina especializada em restauração de Hot Rods e carros antigos, que apresentaram um Chevrolet 1951“Boca de Sapo“ que utilizaram produtos Henkel da marca TEROSON, além de diversos alunos, convidados e nomes importantes do setor da reparação automotiva.