Notícias
Vídeos

Primeiro encontro do Fórum Oficina Brasil combina informação técnica e confraternização


Profissionais que só se conheciam no mundo virtual aproveitaram a AUTOMEC para confraternizar e aprender mais sobre lubrificantes em palestra da MOBIL ministrada pelo Engenheiro Décio Fernandes

Por: Da Redação - 11 de maio de 2015

Para celebrar os mais de 110 mil seguidores, o Fórum do Jornal Oficina Brasil organizou no dia de 11 de abril o seu primeiro encontro em São Paulo e reuniu mais de 100 profissionais de todo o Brasil para um momento de confraternização e aprendizado técnico.

Formado por profissionais da reparação automotiva, o Fórum do Jornal Oficina Brasil é hoje uma das maiores enciclopédias colaborativas do setor, funcionando como espaço fértil para discussão e troca de informações e compondo um repositório de casos bem sucedidos sobre os mais variados desafios que se apresentam aos reparadores diariamente.

“Apesar da inegável semelhança com a Wikipédia, maior portal de conhecimentos colaborativo do mundo, o Fórum do Jornal Oficina Brasil se caracteriza pelo seu caráter eminentemente técnico e democrático, em que as opiniões são respeitadas e as experiências dos profissionaisque estão no dia-a-dia da oficina ajudam outros profissionais em locais distantes que, de outra forma, teriam pouca chance de se encontrar” afirma Pedro Scopino, da Auto Mecânica Scopino, um dos grandes entusiastas e ativo participante do Fórum do Jornal Oficina Brasil.     

“Com o avanço da tecnologia dos motores, é natural que os lubrificantes também acompanhem este movimento. Há alguns anos falar em lubrificante sintético pareceria coisa de filme de ficção científica, mas hoje é o que estes profissionais encontram em seu dia-a-dia”. Eng° Décio Fernandes

Thiago Giardini, São Paulo –SP / Augusto Marques, Oliveira – MG / “No Fórum do Jornal Oficina Brasil as experiências dos profissionaisque estão no dia-a-dia da oficina ajudam outros em locais distantes." - Pedro Scopino

AMIZADE E INFORMAÇÃO TÉCNICA
Patrocinadora oficial do 1º Encontro do Fórum do Jornal Oficina Brasil, a Mobil proporcionou aos participantes a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiência com a palestra “Tecnologia em Lubrificantes” proferida pelo Eng° Décio Fernandes.

Com bom humor e muita descontração foram relembrados os conceitos básicos da lubrificação e todas as inovações tecnológicas que hoje estão embarcadas nos veículos e podem trazer dúvidas e questionamentos no momento em que os reparadores precisam tomar decisões sobre qual o lubrificante correto a ser colocado no carro do cliente.

“Com o avanço da tecnologia dos motores, é natural que os lubrificantes também acompanhem este movimento. Há alguns anos falar em lubrificante sintético pareceria coisa de filme de ficção científica, mas hoje é o que estes profissionais encontram em seu dia-a-dia. As novas tecnologias já nos permitem apresentar lubrificantes como 0W30, de última geração e altíssimo desempenho” comentou Décio Fernandes em sua palestra.

Além dos aspectos técnicos e tecnológicos dos lubrificantes que hoje já fazem parte da rotina das oficinas, a palestra também proporcionou o espaço para a troca de experiências entre os participantes que, no melhor estilo colaborativo que é a tônica do Fórum do Jornal Oficina Brasil, trouxeram suas experiências práticas e casos reais e puderam discutir com o especialista, transformando o encontro numa verdadeira aula em que todos puderam ser professores e alunos.

Exemplos apresentados pela MOBIL durante palestra

ACESSO AO CONHECIMENTO
Uma situação que foi bastante comentada pelos participantes é que nem sempre as informações disponibilizadas pelos fabricantes estão atualizadas, principalmente quando se pensa nas tabelas de aplicação, que com o passar dos anos já não apresentam os veículos mais novos, o que deixa os reparadores sem referências para a tomada de decisão na oficina.

Uma das ferramentas que foram apresentadas durante a palestra e que despertou bastante interesse dos presentes foi o portal da Mobil com informações atualizadas sobre aplicação de lubrificantes para todos os modelos. Disponível em http://mobil.cosan.com/veiculos/escolha-seu-lubrificante/carro, a plataforma é intuitiva e sempre atualizada, permitindo aos reparadores ganhar tempo na hora da escolha do lubrificante certo para o carro do veículo.

E quem está na correria diária da oficina sabe que economizar tempo é muito valioso, principalmente em um serviço que vem crescendo a cada dia como a troca de óleo. Como bem salientou o Engenheiro Fernandes, os lubrificantes estão cada vez mais técnicos e uma escolha mal feita ou uma troca mal executada por profissionais não capacitados pode trazer mais problemas ao dono do carro.

Um dos exemplos citados foi a troca de óleo 100% mineral por óleo 100% sintético que pode, em alguns casos, danificar as juntas do cárter que não resistem ao óleo sintético, gerando um serviço dobrado e mais caro: trocar a junta do cárter e outra troca de óleo.

Como ficou evidente na pesquisa “Marcas Preferidas” publicada na edição de fevereiro de 2015 do Jornal Oficina Brasil, uma oficina troca, em média, 105 litros de óleo por mês e quase 70% dos entrevistados afirmaram que este serviço é feito diariamente. Saber o lubrificante certo a ser utilizado já é o primeiro passo para economizar tempo e não perder dinheiro com uma manutenção inadequada.

Engº Décio Fernandes, da MOBIL, durante palestra aos participantes do evento

UM ENCONTRO BEM SUCEDIDO
O sucesso do encontro, mensurado pelos comentários que recebemos durante e após, mostra que a combinação de confraternização e informação técnica traduz o espírito do profissional da reparação automotiva, que está se tornando cada vez mais um especialista e que não perde o entusiasmo diante de desafios e dificuldades, um misto de técnico e empreendedor que todos os dias abre as portas da empresa para vencer.

E por falar em vencedores, dois dos participantes (fotos na página 32) do encontro levaram para as suas oficinas um presente mais do que especial: uma caixa de ferramentas que foi ofertada pela Mobil e pelo Grupo Oficina Brasil.

Agradecemos a todos os que participaram. Novos encontros virão para proporcionar novos momentos de descontração e aprendizado mútuo e gerar o espaço fértil para troca de informações, dicas e quem sabe, o nascimento de boas amizades, pois como afirmamos em nosso Fórum: juntos resolvemos.