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Tuper busca estreitar relacionamento com o setor de reparação de veículos


O complexo fabril foi formado a partir da produção de escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, conquistando espaço no mercado de reposição, com volume anual que chega perto de 4 milhões de peças, somente neste segmento

Por: Da Redação - 15 de março de 2013

A fabricante de escapamectos e Catalisadores, com sede em São Bento do Sul-SC, atende a 30 segmentos de mercados diferentes, entre eles, automotivo, construção civil, sucroenergético, indústria naval, de óleo e gás, máquinas e implementos rodoviários e agrícolas.

Primeira no Brasil a produzir o sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário e silencioso traseiro), a Tuper atende simultaneamente o mercado de reposição e as montadoras, possuindo todas as certificações ISO. A unidade Tuper Exhaust Systems produz componentes há 12 anos para montadoras. 

Com duas plantas industriais em São Bento do Sul e Xanxerê, Santa Catarina, conta ainda com uma rede própria de distribuição. Os Centros de Distribuição (CDs) estão localizados em diversas regiões do país, possibilitando que ao redor destes CDs os produtos cheguem aos clientes em 24 horas. 

Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma peça original. Todos os catalisadores produzidos são homologados pelo Inmetro e os silenciosos estão de acordo com a Resolução nº418, do Conama, que estabelece os níveis de ruído que podem ser emitidos por veículos automotores.

O jornal Oficina Brasil entrevistou Valmir Linzmeyer, diretor da Tuper Escapamentos e Catalisadores e abordou temas como certificação Inmetro e ações de relacionamento com os reparadores independentes.

Jornal Oficina Brasil: Comente sua experiência profissional.

Valmir Linzmeyer: Comecei a trabalhar na Tuper há 27 anos, na unidade de negócios que na época ainda se chamava Sicap Escapamentos.

Iniciei minha carreira como auxiliar no departamento de custos, passando por setores como PCP, produção, comercial, etc. Como a empresa sempre deu oportunidade para talentos internos, isso me possibilitou ascender na carreira, chegando a diretor de unidade de negócios e, hoje, tenho sob minha responsabilidade a Tuper Escapamentos e Catalisadores, um complexo industrial com duas plantas e 16 centros de distribuição espalhados pelo país. 

Um efetivo de 547 pessoas que é responsável por produzir e entregar atualmente cerca de 3,9 milhões de peças por ano, somente no mercado de reposição, o que torna nossa empresa líder de mercado nesse segmento.

JOB: Quais as ações, metas e estratégias previstas para 2013?

Valmir: A meta é manter o ritmo de crescimento no mercado de reposição devido ao aumento das vendas de veículos novos. Para isso, a empresa investe em desenvolvimento e lançamento de novos produtos para aumentar o portfólio, acompanhando a evolução contínua da frota circulante. A área de engenharia e desenvolvimento está em permanente pesquisa, permitindo agilidade nos lançamentos. Desta forma, a marca oferece uma linha que atende às necessidades da frota circulante. Temos intensificado ações junto aos reparadores, levando informação sobre produtos e promovendo palestras técnicas com dicas de instalação realizadas em várias regiões do país.  Mostramos o quanto o reparador pode agregar ao seu negócio, oferecendo serviços que envolvam componentes de exaustão que são fáceis de instalar, em pouco tempo e são mais uma forma de aumentar a renda da empresa. O catalisador, por exemplo, pode gerar um rendimento a mais para oficina. Fazendo um cálculo de 30 peças mensais pode representar o ganho adicional de R$12.000,00 para a oficina. Com a Inspeção Ambiental Veicular na cidade de São Paulo, o motorista passou a se preocupar com esse item, além dos outros componentes do sistema de exaustão, como tubo do motor, silenciosos intermediário e traseiro. As ponteiras também são acessórios que podem ser incorporados à venda. O reparador não precisa se preocupar com estoque de mercadorias já que nosso sistema permite a entrega da peça em 24 horas na maioria das localidades. 

A nossa missão é mostrar todas estas vantagens de negócio que o reparador tem ao trabalhar com serviços relacionados ao sistema de exaustão. 

Relacionamento

JOB: Comente as ações realizadas com foco no reparador, como as palestras técnicas.

Valmir: A empresa tem plano de ações totalmente voltado para disseminar informações sobre produtos e dar suporte ao reparador de todas as localidades do país. Porém, nas grandes capitais, até pelo mercado reunir mais oficinas, é onde concentramos as atividades, mas também realizamos eventos pontuais em várias cidades localizadas no interior dos estados. Em 2012, a Tuper iniciou um programa de palestras gratuitas para esclarecer eventuais dúvidas sobre a instalação do sistema de escapamento e catalisadores, além de apresentar as últimas novidades de produtos aos clientes. Já realizamos encontros em Fortaleza/CE, Rio de Janeiro/RJ, Contagem/MG e São Paulo/SP. Essa interação é muito importante para a empresa porque permite identificar quais são as necessidades do mercado e, assim, lançar produtos adequados. Os reparadores e lojistas também podem visitar o centro de distribuição da Tuper nas cidades, bem como conhecer os produtos lá armazenados, além de conferir diversas dicas sobre logística e esclarecer eventuais dúvidas sobre a instalação do sistema de escapamento e catalisadores. Os encontros estreitam o relacionamento entre os reparadores e fabricante. Participamos de vários projetos que promovem treinamento ao reparador, como o Programa Empresa Amiga da Oficina, iniciativa do Sindirepa-SP, e do GOE – Grupo de Oficinas Especializadas, entre outros.  Também distribuímos DVD com orientação para a instalação dos componentes de sistema de exaustão e realizamos campanhas para ouvir os reparadores, que podem dar sugestões sobre os produtos e melhorias que facilitem o dia a dia na oficina.  As avaliações são levadas para estudo da equipe de engenharia e desenvolvimento de produto. 

JOB: Como o sistema de exaustão pode agregar valor e melhorar o resultado para a oficina? 

Valmir: Os componentes que fazem parte do sistema de exaustão (tubo do motor, catalisador, silenciosos intermediário e traseiro) são de fácil aplicação. Em poucos minutos, as peças são trocadas e é possível oferecer mais um serviço e, consequentemente, aumentar o faturamento da oficina.

Por exemplo, se o reparador faz a substituição de 100 escapamentos e 30 catalisadores pode aumentar em até R$30.000,00 o faturamento do seu negócio. Sem falar que a peça usada tem alto valor no mercado de reciclagem. 

JOB: Fale sobre o “Espaço do Lojista” que é exibido no site da empresa, para dar dicas aos centros automotivos e oficinas sobre layout, disposição de produtos, entre outros. 

Valmir: Criamos um site exclusivo para orientar lojistas e oficinas com informações atualizadas sobre os produtos da marca, notícias do setor, dados técnicos e dicas de marketing. Trata-se de uma ferramenta voltada para dar suporte ao cliente. Sabemos que reparadores buscam informações e o site tenta suprir essa necessidade, sendo uma ferramenta de fácil acesso para oficinas de norte a sul do país. Lá é possível encontrar dicas sobre gestão para melhorar ainda mais a administração da empresa, manual com o passo a passo para montar uma loja de escapamentos, sugestões de negociação e ações que estimulam o bem-estar dos colaboradores, visando a excelência no atendimento aos clientes. Também oferece informações e orientações para quem deseja abrir um negócio. O reparador também encontra respostas para diversas dúvidas, sejam da área administrativa e financeira da Tuper, dos produtos comercializados pela empresa, setor de engenharia e qualidade ou logística por meio do FAQ. 

Há opção para consulta e download de todos os arquivos do Informativo Mundo Tuper, jornal especialmente criado para levar informação útil aos aplicadores. A seção Ferramentas de Marketing oferece orientações sobre melhorias que podem ser feitas nas empresas, baixar os catálogos virtuais das linhas pesada e leve, entre outros dados. O reparador também pode dar sugestão sobre produtos e o atendimento, além de conferir a linha própria de roupas e acessórios que pode ser revendida na loja ou ainda uniformizar funcionários. 

Produtos

JOB: Explique o desenvolvimento de produtos, uma vez que a Tuper possui tecnologia de ponta.

Valmir: A Tuper busca inovação tecnológica para garantir a qualidade dos seus produtos. Para isso, conta com o know-how da empresa FEV, que tem sede em Aachen, na Alemanha, e é especializada em consultoria e desenvolvimento de projetos no setor automotivo que tem entre seus clientes diversas marcas de veículos e fabricantes de autopeças em várias partes do mundo.

A empresa investe constantemente em capacitação profissional para formação de mão de obra especializada e tecnologia para criação de produtos. Vários profissionais vão à Alemanha todos os anos para aprimorar o conhecimento.  Esse trabalho de inovação permitiu que a Tuper se tornasse a única indústria brasileira com capacidade tecnológica de produzir sistemas de pós-tratamento de gases de exaustão para veículos comerciais que atendem a legislação PROCONVE P7. Foi implantada uma linha robotizada para fabricação destes modernos sistemas, com a ampliação em 4.360 m2 de sua unidade Tuper Exhaust Systems. Foram dedicadas aproximadamente, 20.000 horas de engenharia aos projetos, fez parceria com empresas estrangeiras e envolveu sua engenharia no desenvolvimento dos novos produtos, num investimento total que chegou a R$ 24 milhões. 

JOB: Como a obrigatoriedade do selo do Inmetro para catalisadores para a reposição tem regulado o mercado?

Valmir: Temos visto que a certificação do selo do Inmetro, em vigor desde abril de 2011, com a resolução do Conama nº 282, começou a regular o mercado e as peças de origem duvidosa perderam espaço. Foi uma iniciativa muito positiva para o setor de reposição e também para o consumidor que pode conferir a qualidade da peça identificada com o selo do Inmetro estampado na embalagem e gravado no catalisador. 

A medida tem sido tão eficaz que já se estuda fazer a certificação de todos os componentes do sistema de exaustão e a Tuper vai participar de todo o processo. 

JOB: Fale sobre a parceria da Tuper com a Rede Bosch de Serviços. Isso é bom para os reparadores?

Valmir: É uma iniciativa muito interessante porque permite ampliar a participação da nossa linha de produtos na Rede Bosch. Cerca de 30% das oficinas integrantes da Rede Bosch Car Service já trabalham com produtos da Tuper. A parceria permite expandir esse universo, uma vez que há muitas empresas da Rede Bosch que ainda não possuem serviços relacionados a escapamentos e catalisadores. 

Como se trata de parceria, a Bosch tem por princípio escolher apenas uma marca para trabalhar por segmento de produtos, estimulando as oficinas credenciadas a optar pela fabricante parceira. Como os pontos da Rede Bosch têm autonomia para escolherem os produtos que desejam trabalhar, a parceria entre a Bosch e a Tuper consiste em oferecer uma série de benefícios exclusivos que são revertidos em programas de apoio à própria rede.  O projeto contempla várias ações promocionais para as oficinas credenciadas. 

Além disso, com a parceria, a Tuper assume o compromisso de atender com rapidez todas as oficinas e centros automotivos linhas leve e pesada por meio de seus 16 centros de distribuição próprios, localizados em todas as regiões do país. Assim, o reparador não precisará investir em estoque e poderá agregar valor aos serviços que oferece, uma forma de melhorar a rentabilidade do negócio. 

Acreditamos que a parceria garantirá bons resultados. Unimos a expertise da Bosch ao nosso know-how no segmento de escapamentos e catalisadores, onde somos líderes de mercado. São duas marcas fortes em torno de um interesse único: proporcionar cada vez mais qualidade nos serviços de manutenção de veículos no Brasil, garantindo a satisfação do consumidor e oferecendo suporte às empresas de reparação.

JOB: Com as novas tecnologias e a velocidade com que as montadoras lançam os carros, a fabricante precisa atender toda essa demanda. Com o lançamento de um carro, quanto tempo leva para um componente ser comercializado pelo aftermarket?

Valmir: Sem dúvida, os prazos estão cada vez mais apertados e a área de desenvolvimento de novos produtos trabalha de forma frenética para atender o mercado, em virtude dos vários modelos lançados todo o ano. Geralmente, um novo modelo de veículo gera demanda de peça na reposição após três anos do lançamento, aproximadamente. Isso no caso do sistema de exaustão. Esse tempo pode variar muito dependendo do tipo da autopeça. No caso dos catalisadores, por exemplo, as montadoras especificam que o produto tenha durabilidade de até 80.000 km.

Mercado

JOB: Qual seu ponto de vista sobre a atual situação do aftermarket automotivo?

Valmir: O mercado de reposição está em evolução e também em constante transformação devido à enorme variedade de marcas e modelos de veículos, bem como os carros importados que vêm ganhando espaço, o que gera uma demanda específica de produtos. A Tuper tem investido para agilizar lançamentos e diversificar o portfólio. O aftermarket tem boas perspectivas, mas é necessário estar atento às novidades, estudar o mercado por regiões e produzir novos produtos.

JOB: Pesquisa da CINAU (Central de Inteligência Automotiva) aponta um crescimento do canal concessionário como preferência de compra de peça pelo reparador. Qual sua opinião sobre o assunto e o impacto que isso representa para o mercado de reposição?

Valmir: Devido ao aumento expressivo de marcas e modelos de veículos, as concessionárias ganharam espaço em determinadas linhas de produtos, mas isso acontece com veículos mais novos, geralmente o que estão em garantia da montadora. No caso de componentes de sistema de exaustão, não vemos que a penetração de concessionárias seja relevante, o que prevalece é o mercado de reposição independente. A questão preço ainda é um dos impeditivos, além da rapidez e agilidade no atendimento ao serviço. No caso de sistemas de exaustão, percebe-se que as autorizadas ainda estão um pouco distantes da realidade do mercado.

JOB: Qual seu recado para os reparadores independentes?

Valmir: A Tuper tem enorme apreço pelo segmento de reparação de veículos, setor de serviço extremamente importante para a economia. Nossa empresa está sempre aberta a sugestões dos profissionais do setor e também se coloca à disposição para fornecer mais informações sobre a linha de produtos. Para isso, basta acionar nossa central de atendimento pelo DDG 0800-7045655 ou acessar nosso site tuperescapamentos.com.br. Todas as ações que desenvolvemos são voltadas para estreitar o relacionamento com o setor de reparação de veículos.