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Tenneco amplia portfólio de produtos no mercado com suas marcas e almeja grandes resultados no ano


O gerente de Vendas e Marketing da Tenneco, Edison Vieira, fala sobre o posicionamento e estratégias da empresa no mercado, os treinamentos fornecidos para os reparadores independentes, as projeções para o ano de 2018 e muito mais!

Por: Caique Silva - 28 de março de 2018

ConteEdison Vieira, gerente de Vendas e Marketing da Tenneco-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional e sua chegada a Tenneco.

Assumi o cargo de gerente de Vendas e Marketing da Tenneco em fevereiro de 2017. Eu já possuía 25 anos de experiência no mercado automotivo, com passagens por algumas grandes empresas. Cheguei à Tenneco em busca de um novo desafio e muito entusiasmado em poder contribuir com esse novo momento do grupo com uma estratégia de crescimento no aftermarket, de maior proximidade com o mercado, aumento significativo do portfólio de produtos e de melhoria dos nossos serviços de atendimento aos clientes.

Fale um pouco sobre o trabalho na área de pós-venda da empresa.

A Tenneco é uma empresa extremamente comprometida com os serviços de pós-venda, pois sabe da importância de prestar um suporte com excelência ao cliente em toda a sua trajetória de compra. Disponibilizamos ao mercado um canal de atendimento direto por meio do Monroe Resolve (0800-166-004), onde nossos técnicos atendem desde demandas sobre onde encontrar nossos produtos, até dúvidas e questões técnicas. Os clientes também podem entrar em contato com a nossa equipe por meio de um chat em nosso site (www.monroe.com.br), em que o atendimento ocorre em tempo real e de forma muito prática.

Também realizamos visitas a oficinas e varejistas de forma constante, contemplando todas as regiões do País por meio do nosso programa Monroe na Área, onde, além de relacionamento com os clientes, fazemos diversos treinamentos e capacitações. Para 2018, temos como objetivo dobrar o número de treinamentos.

Qual é a demanda da empresa? Isso envolve quantos produtos no pós-venda?

Nossas três plantas no Brasil (Mogi Mirim-SP, Cotia-SP, Camaçari-BA) são responsáveis por produzir milhares de componentes todos os meses. Parte desse volume de produção é destinada ao mercado de reposição, que é atendido com componentes com a mesma qualidade e nível de excelência das peças originais.

A Tenneco tem um espaço voltado a treinamentos técnicos voltados ao reparador independente?

Sim. A Tenneco possui diversos canais de capacitação voltados ao reparador. Além dos mais de 200 treinamentos presenciais, realizados todos os anos em cerca de 100 cidades brasileiras, investimos fortemente nos nossos canais digitais como forma de levar informação técnica de qualidade aos nossos clientes. Nosso site também possui uma área de e-learning, voltada para a capacitação digital, enquanto nossos canais no YouTube, Monroe Informa e Monroe Axios Informa, disponibilizam, todas as semanas, conteúdos técnicos de forma didática e de fácil aprendizagem aos profissionais do aftermarket. Juntos, os dois canais somam mais de 1 milhão de visualizações e milhares de comentários de reparadores que buscam, cada vez mais, conhecimento e informação.

Como as peças chegam aos reparadores interessados?

Os componentes da Monroe, Monroe Axios e Walker chegam aos reparadores por meio de distribuidores. Temos trabalhado fortemente junto aos distribuidores e intensificado a presença do nosso portfólio de produtos em todas as regiões do País.

Qual a importância do reparador na hora de repassar (de aplicar) os seus produtos?

O reparador tem um papel fundamental no mercado de reposição. Nós enxergamos esse profissional como uma extensão dos nossos negócios e parceiro da marca. É ele quem vai recomendar as nossas peças ao consumidor final e aplicá-la ao veículo, sendo assim um público estratégico para nós. Por esse motivo, não medimos esforços e estamos, a todo momento, pensando em novas formas de levar informação e capacitação para o reparador. Valorizamos muito o trabalho desses profissionais e trabalhamos para atendê-lo sempre dentro do mais alto nível de excelência.

Vocês sabem quantas oficinas independentes trabalham com os seus produtos?

Atualmente possuímos mais de 700 estabelecimentos cadastrados em nosso programa Monroe Club, dentre varejistas e oficinas, que, além de contarem com produtos da mais alta tecnologia, possuem todo o suporte do grupo Tenneco no pós-venda.

Quais os próximos passos para aproximar ainda mais a empresa da reparação

independente? Quais as próximas novidades?

Lançamos, recentemente, o programa Monroe na Área, em que levamos toda a nossa equipe técnica e de vendas até determinada cidade para visitar reparadores e varejos de autopeças. A ação dura cerca de uma semana e possibilita um contato ainda mais próximo com os nossos principais públicos estratégicos. Durante o Monroe na Área, além das visitas, realizamos ainda treinamentos, levando capacitação e qualificação aos reparadores. Para este ano, ampliamos nossa agenda de visitas para que esse programa seja intensificado em 2018 com novas cidades sendo atendidas e ainda mais pessoas tendo contato com os nossos produtos.

Também estamos trabalhando com diversos lançamentos para o mercado de reposição, tanto na linha Monroe, de amortecedores, quanto na Monroe Axios, de componentes para a suspensão. Prova disso é o aumento de nosso portfólio em 2018. Iniciamos o ano com força total, e mais de 140 novos produtos de terminal axial e bieletas, da Monroe Axios, para veículos de mais de 20 montadoras. Com a marca Monroe, também atendemos uma demanda do mercado lançando os amortecedores do Renault Duster no aftermarket. Nossa expectativa é seguir com um ritmo intenso de novos produtos para atender, cada vez mais, as necessidades e expectativas dos nossos clientes.

Qual é a política de fidelização da empresa? Qual a importância do reparador utilizar peças com a mesma qualidade dos produtos originais?

A Tenneco possui no Brasil, há 20 anos, o programa Monroe Club de fidelização de clientes, que possui mais de 700 estabelecimentos cadastrados. Os participantes do Monroe Club contam com todo o nosso suporte, treinamentos exclusivos e diversas gratificações. Em um mercado extremamente competitivo como o nosso, focamos em demonstrar ao reparador que a qualidade dos nossos produtos, que possuem as mesmas características dos componentes originais, agrega valor, confiabilidade e credibilidade aos seus serviços.

Qual o objetivo da empresa com as recentes mudanças visuais de algumas das marcas?

A Tenneco reformulou a identidade visual da Monroe Axios no início deste ano. A mudança faz parte de um reposicionamento da marca no mercado, com foco total em lançamentos de produtos e aplicações para o mercado de reposição. A ideia é também que a identidade da Monroe Axios esteja mais alinhada com a da Monroe Amortecedores, destacando diante dos nossos clientes nossa posição de referência no segmento de suspensão.

Quais as expectativas da Tenneco para o ano de 2018?

Nossa expectativa é muito positiva. 2017 foi um ano de ótimos resultados para a empresa e esperamos seguir crescendo em 2018. Nossa estratégia para o mercado de reposição visa um crescimento acima de dois dígitos, com foco na extensão de portfólio. Junta, toda a nossa linha de produtos, que vai desde  os amortecedores da marca Monroe até os componentes da Monroe Axios, como buchas, coxins, terminais axiais, bieletas, bandejas, dentre outros, deve contar com cerca de mil novas aplicações neste ano, fortalecendo o grupo Tenneco e a nossa posição de referência em componentes para a suspensão no País.

Além disso, o mercado pode esperar outras novidades como novas linhas de produtos e um trabalho ainda mais intenso de relacionamento com os clientes, com ainda mais visitas e treinamentos técnicos.