Notícias
Vídeos

Rede ECOCAR leva benefícios e conhecimento para as oficinas independentes


O conceito da rede é capacitar a gestão da oficina e acompanhar a evolução tecnológica dos veículos e assim dar o suporte necessário para que o reparador atenda melhor seus clientes

Por: Fabricio Rezende - 19 de janeiro de 2015

Equipamentos de diagnóstico Rasther e atualizações de software constantes elevam a qualidade e a segurança da reparação automotiva

A rede de oficinas mecânicas ECOCAR segue atuando em busca do melhor padrão de qualidade tanto na capacitação técnica quanto no atendimento aos clientes. Com 100 oficinas credenciadas no estado de São Paulo, a rede ECOCAR está muito próxima dos reparadores levando palestras, treinamentos e equipamentos.

Criada pela Tecnomotor (fabricante de equipamentos de diagnóstico automotivo), a rede utiliza seu know-how no setor, e métodos e tecnologias que segundo a empresa, são os mais atualizados do mercado e tem as melhores condições físicas para atender seus clientes. 

Em meados de 1996 a Tecnomotor resolveu fazer uma pesquisa com as oficinas para levantar quais seriam as necessidades para garantir sua evolução e sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo. A conclusão: para o negócio de oficina mecânica sobreviver no futuro, precisaria basicamente de duas coisas: Acompanhar a evolução tecnológica dos veículos, e Capacitar-se na gestão da oficina.

Desta forma, o conceito da REDE ECOCAR resultou no contrato entre oficina e a Tecnomotor, facilitando assim o acompanhamento especializado e diferenciado da própria fabricante, além de treinamentos técnicos, administrativos, atualizações de equipamentos, marketing corporativo, reuniões de acompanhamento e parcerias de alto nível.

O contrato é consagrado através de uma mensalidade para que a oficina independente tenha este pacote de serviços e a bandeira da ECOCAR. O projeto iniciou-se na região de Campinas e se expandiu pelo estado de São Paulo.

Ou seja, a Rede ECOCAR faz o suporte para que o reparador independente atenda melhor seu cliente e assim execute seu trabalho com mais facilidade e apoio de uma ‘rede de benefícios’. Para explicar melhor sobre este projeto que já atua há quase 20 anos, Lorenzo Piccolli, Gerente de Marketing, Produtos e Serviços da Tecnomotor Distribuidora S.A. e responsável pela implantação da Gestão da Rede ECOCAR há 10 anos, responde algumas perguntas do jornal Oficina Brasil, para que o reparador entenda como atua a empresa.

Jornal Oficina Brasil – Hoje quantas oficinas a Rede ECOCAR possui?
Lorenzo Piccolli - Atualmente a Tecnomotor possui 100 Oficinas credenciadas ECOCAR dentro do estado de São Paulo, localizadas nas regiões de Ribeirão Preto, Bauru, São Carlos, Campinas, Sorocaba e Capital. 

JOB - Quais são os produtos e serviços oferecidos pela ECOCAR? 
Lorenzo Piccolli - A Rede ECOCAR oferece para as Oficinas credenciadas 4 treinamentos técnicos anuais, com o intuito de torná-las capacitadas a prestar uma reparação de qualidade a seus clientes. 
As oficinas da Rede possuem o equipamento de diagnóstico Rasther, imprescindível hoje na manutenção de veículos modernos e sempre atualizado na última versão. Desta maneira, o proprietário do veículo tem a segurança que a Oficina Credenciada da Rede Ecocar tem condições técnicas de atender seu veículo.
Outro ponto importante são os cursos administrativos e as consultorias administrativas que visam capacitar o proprietário e seus funcionários na gestão e atendimento da oficina. 
Existem também reuniões regionais, nas quais as oficinas são estimuladas a trocar experiências e informações para cada vez mais prestar um serviço melhor. Juntamente com isso, disponibilizamos um site exclusivo de relacionamento, onde eles possam trocar dicas, acessarem banco de dados, com várias informações valiosas criadas pelos próprios integrantes da Rede.
Outro benefício é que integrar a Rede Ecocar já o credencia e pré-qualifica a figurar no Guia de Oficinas Brasil, que é hoje o único programa de recomendação de empresas de reparação com abrangência nacional. 

JOB - Fale sobre a atuação da rede nas oficinas.
Lorenzo Piccolli - Como cada oficina credenciada à Rede possui sua própria identidade e oferta de serviços, não podemos confirmar se todas fazem determinado tipo de serviço, mas a maioria das oficinas da rede é especialista em eletrônica embarcada veicular e muitas possuem uma ampla variedade de serviços, buscando oferecer a melhor solução a seus clientes. O principal diferencial da rede é sua alta capacitação técnica. 

 Atualização e capacitação tecnológica, Capacitação e suporte em gestão e Relacionamento são os 3 grandes pilares que diferenciam a parceria da oficina independente com a Rede EcocarJOB - Qual é o caminho para quem deseja se credenciar à rede ECOCAR?
Lorenzo Piccolli - Entrar em contato com a Tecnomotor pelo número (16) 2106 - 8000 e falar com o departamento responsável, que poderá agendar uma visita para explicar todos os benefícios e funcionamento da Rede. 
Vale ressaltar que a Rede atualmente está somente no estado de São Paulo, devido sua sede ser em São Carlos, e ter estrutura adequada para a realização dos eventos de treinamento e reuniões. Praticamente todo mês é realizado um evento e para oficinas de outros estados participarem o deslocamento pode ser um limitador.

JOB - Quais são as vantagens e diferenciais desta parceria com o reparador?
Lorenzo Piccolli - Como citado acima, são 3 grandes pilares: Atualização e capacitação tecnológica,  Capacitação e suporte em gestão e Relacionamento.

JOB - Qual é a importância da oficina independente para a Rede ECOCAR?
Lorenzo Piccolli - Para a Tecnomotor, as oficinas independentes são muito importantes e a maioria dos seus clientes. E para entender melhor suas necessidades e atendê-los com eficiência, foi criado a Rede de oficinas, que possibilita maior aproximação entre esses dois canais. 
A Rede ECOCAR zela pela satisfação de seus clientes, pois sem as oficinas independentes não existiria a Rede ECOCAR.

JOB - Como é realizado o processo de qualificação profissional dos reparadores da Rede?
Lorenzo Piccolli - Cada Oficina possui 8 vagas por ano para serem utilizadas nos treinamentos técnicos da Rede. 
Em cada região são ministrados 4 assuntos distintos e fica a critério de cada oficina a quantidade de vagas que irá utilizar em cada treinamento. Em alguns casos as oficinas podem buscar o treinamento que mais necessitam no momento, mesmo que ele não esteja acontecendo na sua região, podendo ser ministrado para outro grupo. 
Desta maneira cada oficina terá a disposição 8 assuntos diferentes, enviando um colaborador para cada curso ou mandar todos seus colaboradores para assistir um único tema. É uma forma muito flexível e moderna. 
Cada oficina pode adquirir mais vagas durante o ano conforme demanda. Os temas são divididos em 50% temas de base, possibilitando às oficinas capacitar novos colaboradores, e 50% dos temas em assuntos avançados. Em alguns temas são aplicadas provas para avaliar a absorção dos conhecimentos por parte dos alunos.

JOB - Recentemente, a ECOCAR realizou um “Treinamento de Injeção Eletrônica e Imobilizador Avançado”. Fale sobre este curso.
Lorenzo Piccolli - Visando aprimorar os conhecimentos técnicos sobre as novas tendências do mercado, a Rede ECOCAR realizou em todas as regiões de atuação o treinamento de Diagnóstico Avançado em Injeção Eletrônica e Imobilizador, abordando estratégias de funcionamento dos sistemas, diagnóstico eficiente, minimizando o tempo de serviço.
O treinamento abordou desde interpretação de esquemas elétricos até programação de imobilizador, com teoria e prática, realizado em dois dias. 

JOB - Quais são os objetivos destes treinamentos e quais temas estão sendo desenvolvidos?
Lorenzo Piccolli - Objetivo é a capacitação técnica das oficinas, bem como a capacitação administrativa. São 4 treinamentos técnicos e 2 Administrativos.  Nos assuntos técnicos abordamos temas de base como: injeção eletrônica, eletricidade e eletrônica veicular e uso de multímetro. 
Os treinamentos de base avançados abordam assuntos como: Osciloscópio, ABS, Airbag, Câmbio automático, Ar-condicionado e temos os assuntos específicos, por exemplo: sistema LOCKER e câmbio Dual Logic da Fiat, Sistemas PSA, etc.
Na área administrativa, são realizados treinamentos que abordam desde gestão financeira até atendimento ao cliente, passando por temas como sucessão e economia familiar para funcionários, contratação e retenção de talentos, gestão de tempo etc. E o mais importante são treinamentos voltados para o modelo de negócios da oficina de reparação.

   Cada oficina possui 8 vagas por ano para treinamentos técnicos dos profissionais da Rede

JOB - Quando devem ocorrer os próximos treinamentos?
Lorenzo Piccolli - São aproximadamente 120 eventos de treinamento durante o ano e no site de relacionamento exclusivo para as oficinas credenciadas temos disponível a grade de todos os treinamentos com  datas, locais  etc., além dos recursos para reserva de vaga. 
A Oficina Credenciada recebe a agenda global de todos os cursos no início do ano para poder se planejar. Próximo a cada evento é disparada uma convocação para as oficinas da região, informando que o curso será realizado e também entramos em contato para confirmar a presença.  Podemos dizer que ficamos “no pé” das oficinas para que elas participem ao máximo dos eventos.

JOB - Quais são os principais planos e investimentos da empresa para 2015?
Lorenzo Piccolli - O principal desafio da Tecnomotor com o Projeto da Rede Ecocar foi a sua expansão para outros estados, a logística de gerenciamento de eventos é complexa em um país de tamanho continental com custos elevados de deslocamento.  
Para 2015 está sendo estudado um novo modelo para viabilizar esta expansão. Além disso, em 2015 a Tecnomotor deve iniciar sua Rede Diesel, usando todo o know-how da Ecocar, porém voltado para o segmento diesel e suas necessidades.