Notícias
Vídeos

PitStop completa cinco anos de existência com mais de mil pontos de venda no Brasil


Rede associativista que mais cresce no mercado brasileiro da reposição de autopeças está presente em 16 estados e mais de 370 cidades

Por: Margarida Putti - 14 de julho de 2014

Fachada da PitStop Eurogarage no Brasil, presente nas lojas, retíficas e oficinas voltadas para a linha leve de veículosA Rede PitStop, pioneira na adoção do modelo associativista no mercado brasileiro independente de reposição de autopeças, anunciou durante evento realizado no dia 03 de junho,  no Terraço Itália, em São Paulo, para empresários, executivos e representantes de entidades de classe do setor, que alcançou a marca de mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil. O expressivo número comprovou a trajetória de sucesso da empresa que, em junho, completou cinco anos de atuação neste mercado. 

Atuando no Brasil desde 2009, a Rede PitStop, controlada pelo Grupo Comolatti, está presente em 16 estados e mais de 370 cidades, distribuída entre lojas de autopeças, retíficas de motores e oficinas mecânicas. O grupo credencia lojas por meio do modelo associativista e oferece serviços exclusivos para a melhoria da gestão do negócio e treinamentos para capacitação profissional, além de consultorias e pacote de benefícios.

Durante o encontro, o presidente do Grupo Comolatti, Sergio Comolatti, também apresentou importantes números referentes à atuação da empresa no ano de 2013. “Foram realizadas 44 mil horas de consultoria em lojas associadas, mais de dois mil profissionais foram capacitados e houve 50 mil visitas consultivas no portal da PitStop”, afirmou o presidente do Grupo. 

Para conhecermos melhor sobre o modelo de gestão da PitStop no mercado da reposição de autopeças, o Jornal Oficina Brasil entrevistou o diretor comercial da Distribuidora Automotiva, Rodrigo Carneiro, que abordou a trajetória da rede, o segmento de aftermarket (mercado pós-venda) e os projetos de capacitação profissional para os lojistas.

 “A conquista de 1.000 pontos de venda comprova a trajetória de sucesso da Rede PitStop, que já se tornou a maior rede associativista do segmento automotivo e uma das mais representativas redes do Groupauto International no mundo”, ressalta Carneiro

Diretor comercial da Distribuidora Automotiva, Rodrigo CarneiroJornal Oficina Brasil – Me fale sobre a trajetória da Rede PitStop? 

Rodrigo Carneiro - No mercado brasileiro desde 2009, a PitStop é uma rede associativista criada com o objetivo de fortalecer o mercado independente de reposição de autopeças no País, transformando seus membros em empresários de sucesso. A empresa foi construída baseada no conceito utilizado pelo Groupauto International, grupo de origem europeia que reúne distribuidores de autopeças, varejistas e oficinas e que está presente em mais de 45 países na Europa e mais recentemente na América Latina.  

Trouxemos a PitStop pela Distribuidora Automotiva, empresa do Grupo Comolatti, com trajetória de conquistas e crescimento ao longo de mais de 55 anos. A Distribuidora reúne as unidades de negócio Sama, Laguna e Matrix, que são operadas de forma integrada. 

No mês de Junho, estamos comemorando duas importantes marcas: os cinco anos da Rede PitStop e a conquista de mais de 1000 pontos de venda, entre lojas de autopeças, oficinas e retíficas, que estão presentes em mais de 370 municípios e em 16 estados.

JOB – Quais são os benefícios e vantagens que a Rede PitStop oferece aos seus parceiros?

Rodrigo Carneiro - A Rede PitStop oferece aos seus membros mais de 27 benefícios e programas exclusivos, que estão baseados em cinco pilares: informação, formação, tecnologia, comercial/marketing e financeiro. Todos têm o objetivo de capacitar o empresário e seus colaboradores, para que estes estejam preparados para a alta concorrência do mercado e também para a crescente demanda por serviços que aliem confiabilidade, qualidade e boa relação custo-benefício. Somente em 2013, por exemplo, foram oferecidos 41 cursos de capacitação profissional, que contou com a participação de mais de 1.900 pessoas. Os benefícios são estruturados para locais que trabalham tanto com a linha de veículos leves (carros de passeio, pickups, vans e utilitários), classificados no conceito Eurogarage, como com a de pesados (caminhões, micro-ônibus, ônibus e V.U.C.), incluídos no conceito TopTruck.  

JOB - Qual a importância da oficina para a Rede PitStop? 

Rodrigo Carneiro - A importância da oficina é muito grande, afinal ela é o “step” da cadeia responsável pela reparação dos veículos e pelo contato com o consumidor final, movimentando o mercado independente de reposição. Para a Rede PitStop, a oficina é importante por dois aspectos. Primeiro, pois ela faz parte dos nossos pontos de venda (atualmente a Rede conta com mais de 200 oficinas no conceito que denominamos de híbridos, que são lojas de autopeças com aplicação). Em segundo, porque a oficina é um dos principais canais de venda das Lojas de Autopeças da PitStop.

Ambiente interno da loja PitStop em São PauloJOB – Quais projetos a empresa realiza para garantir o crescimento no mercado independente de reposição de autopeças?

Rodrigo Carneiro - No primeiro ano, começamos com três consultores e realizamos 2,1 mil consultorias nas empresas associadas. Em 2013, tínhamos 28 consultores, mais de 10 mil consultorias e mais de 40 mil horas de trabalho. Temos trabalhado muito para a formação de empresas bem-sucedidas, capazes de se manter competitivas e oferecer um serviço de qualidade ao cliente. Um dos benefícios oferecidos pela empresa são as consultorias de gestão e técnica, nas quais os associados têm o auxílio de consultores especializados em gestão e operação, que ajudam a melhorar a administração da empresa e sua estrutura física. Nestes projetos buscamos a transferência de know how e aprimoramento de habilidades para a formação e capacitação profissional. Por meio de ciclos de palestras e cursos, os membros obtêm informações importantes para o desenvolvimento da companhia e a identificação de novas oportunidades de negócio.  

Na área comercial são realizadas ações exclusivas junto aos fabricantes de autopeças patrocinadores da Rede PitStop, que permitem potencializar os resultados de vendas de toda a cadeia. Além disso, a empresa tem apostado fortemente em novas plataformas de comunicação. Pelo portal da Rede, por exemplo, o membro pode acessar todas as informações relacionadas à Rede, como pacote de benefícios, ações promocionais e histórico das atividades desenvolvidas por cada empresa. O portal fornece, ainda, notícias estratégicas do mercado e uma agenda de eventos do setor, permitindo que seus membros estejam preparados para as novas demandas que surgirem no mercado.

“Criamos a Rede PitStop para garantir o crescimento sustentado do mercado independente de reposição de autopeças brasileiro. É com grande orgulho que temos colaborado para a formação de empresas bem-sucedidas, capazes de se manter competitivas e oferecer um serviço de qualidade ao cliente”, afirma Rodrigo Carneiro

JOB - Quais são os principais fornecedores da Rede?

Rodrigo Carneiro - A PitStop  possui fornecedores que são seus patrocinadores, que nos apoiam e investem no desenvolvimento da Rede. Esses fornecedores estão categorizados em Patrocinadores Masters, Patrocinadores e Apoiadores. A empresa também apoiou neste ano o Sindirepa na quinta edição do “Prêmio Sindirepa-SP – Os Melhores do Ano”.

Novo site da Rede PitStop, exclusivo para associadosJOB – Recentemente a empresa lançou um novo site e desta forma, quais ações vem sendo desenvolvidas para facilitar o acesso dos reparadores?

Rodrigo Carneiro - A Rede PitStop já nasceu na era digital e, com isso, nosso portal foi desenvolvido com o que existe de mais moderno e ágil. Prova disso, é que tivemos em 2013 mais de 50.000 acessos ao nosso portal. Da mesma forma, entendemos a grande importância das redes sociais, por isso utilizamos essas mídias como canais de comunicação. 

O novo site vem com mais uma funcionalidade, agora os membros da Rede podem divulgar fotos de suas lojas na internet. Além da divulgação no Portal PitStop, os membros também tem as fotos de suas fachadas padronizadas e divulgadas na Fan Page da Rede no Facebook. 

A nova plataforma, exclusiva para membros, permite que os usuários absorvam informações sobre todos os temas e conteúdos da rede e tenham acesso ao painel de consulta, quadro de avisos, calendários, notícias do mercado, entre outros. Além disso, a home oferece uma busca inteligente que possibilita um retorno mais assertivo. 

Assim, é possível buscar por credenciados Leves (Eurogarage) ou Pesados (TopTruck)  e por UF e cidade, ou ainda personalizar por Linha de Atuação (autopeças, retífica ou oficina) ou pelo nome fantasia. O novo portal também apresenta uma ferramenta de endereço e mapa dos credenciados. Por meio de uma aplicação do Google Maps, é possível localizar todos os membros da Rede PitStop.

JOB – O processo de expansão da empresa está focado em quais regiões do Brasil?

Rodrigo Carneiro - Neste momento, estamos com o processo de expansão focado na interiorização da Rede nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

Em breve, também estaremos lançando a Rede PitStop no estado do Ceará, onde ainda não estamos presentes.