Notícias
Vídeos

Mercado de autopeças forte e unificado no Ceará, diz Ranieri Leitão


A frente do Sistema Sincopeças e Assopeças do Ceará (SSA), Ranieri Leitão, presidente, fala sobre o mercado de autopeças, reparação independente e perspectivas de desenvolvimento e fortalecimento do nordeste no segmento automotivo

Por: Kamilla Vulcão - 10 de janeiro de 2014

Sua vida profissional se cruza com a pessoal: aos 12 anos começou a trabalhar com autopeças, nos idos de 1968 na cidade de Patos, na Paraíba, com o pai, Alírio Leitão. Em 1972 mudou-se para Fortaleza, dando continuidade a empresa e em 1976 começou o próprio negócio. “Com 19 anos virei empresário desse setor que sempre fui apaixonado”, diz Ranieri Leitão presidente e idealizador do Sistema Sincopeças e Assopeças do Ceará, com uma trajetória de 51 anos dedicados aos mercado automobilístico e hoje um dos nomes mais significativos do setor automotivo e de autopeças do nordeste do país.

Ao Jornal Oficina Brasil, Ranieri fala com exclusividade sobre sua atuação à frente do Sincopeças e Assopeças e a necessidade de fusão das duas entidades de classe, sobre o mercado de autopeças e o papel do reparador junto ao SSA. Leitão nos apresenta um panorama interessante quanto ao mercado automotivo e sua organização no nordeste e nos mostra as perspectivas mercadológicas e de expansão da região, um polo fabril em franco desenvolvimento.

Jornal Oficina Brasil: Sistema Sincopeças e Assopeças, como surgiu a proposta de unir as duas entidades? Por quê?

Ranieri Leitão: Em 2001 fui convidado a assumir o recém-criado Sindicato de Auto Peças do Ceará, o Sincopece, e, em 2004, assumi a Associação que representava o setor, Assopeças. Foi aí que, em 2006, sentimos a necessidade de unir as duas entidades criando o Sistema Sincopeças Assopeças (CE), como forma de fortalecer as entidades e o setor que representávamos.

Nessa mesma época iniciamos com mais assiduidade alguns encontros com outros sindicatos de autopeças de outros estados, com o objetivo de nos fortalecermos nacionalmente. Surgiu então a ideia de criarmos o Sincopeças Brasil, o que me orgulho muito de fazer parte, estar a frente e ter a oportunidade de estar servindo ao nosso setor em nível nacional.

JOB: Qual a influência que o exemplo do Sincopeças/Assopeças do Ceará pode ter nos estados vizinhos?

Ranieri Leitão: No SSA criamos uma cultura de dividir tudo o que fazemos e aprendemos com nossos irmãos dos outros sindicatos de autopeças que nos procuram. Recebemos com frequência executivos de outros sindicatos e, sistematicamente, mostramos como caminhamos com nossos projetos e como fazemos em relação a representatividade do setor. Dessa forma criamos não apenas a informação, mas também encaminhamos o processo de desenvolvimento.

Também recebemos diariamente contatos e ligações solicitando auxílio e assim, tentamos repassar de forma muito clara e precisa informações necessárias sobre tudo que já temos de experiência. Essa característica é fundamental quando falamos de uma fusão de entidades, pois a proposta de fortalecimento está intimamente ligada à ideia de congregação. Resumindo, é um convívio maravilhoso que temos como Sincopeças Brasil, somos todos amigos de verdade, sentimos prazer em servir um ao outro e acreditamos muito no futuro da representatividade do setor de autopeças.

JOB: Como você avalia o mercado de reparação automotiva no Ceará?

Ranieri Leitão: A Reparação Automotiva do Ceará anda a passos largos tanto na capital como no interior do estado. O problema que talvez mais me preocupe nesse segmento é que, a cada dia, se transfere mais e mais as margens de lucro dos serviços para a venda de autopeças. Agora em 2014 iremos fazer inúmeras abordagens sobre esse assunto e insistir para que o “serviço” seja lucrativo tanto quanto a venda de peças. O outro entrave é a falta de mão de obra qualificada, o que nos levou a desenvolver uma maravilhosa parceria com o governo do estado, no sentido de criar cursos integrados de ensino médio com manutenção automotiva. É um exemplo que deve ser seguido pelo resto do Brasil porque está dando muito certo.

JOB: E sobre o varejo de autopeças?

Ranieri Leitão: Quanto ao varejo também vejo o mercado por uma ótica positiva e animadora, porém com características diferentes, porque na capital se faz necessário estar atrelado ao serviço, e no interior ainda é possível a própria loja desenvolver bem a venda de peças sem necessitar executar serviços automotivos, mas sim fazendo parcerias com oficinas da região. O trabalho conjunto é uma das opções mais rentáveis e proporciona não só o relacionamento, mas o desenvolvimento da cadeia como todo.

JOB: Como você enxerga o papel do varejo de peças nos próximos cinco anos e a expansão das filiais dos distribuidores nacionais na região?

Ranieri Leitão: Nos dois segmentos, varejo e reparação, estamos em parcerias com o Sebrae desenvolvendo a melhoria na gestão das empresas, mostrando a necessidade urgente de uma melhor informatização, organização dos estoques e adequação às mudanças constantes que acontecem na tributação do nosso estado.

Apresentação do Catálogo de AutopeçasJOB: Sabe-se que a SSA desenvolve diversas iniciativas de informação, profissionalização e desenvolvimento de profissionais. Qual o resultado dessas ações? Qual é o foco?

Ranieri Leitão: Hoje em dia, um dos projetos que mais me traz satisfação é ver as seis “Redes de Negócios” que criamos com o apoio do Sebrae, reunir-se semanalmente e funcionar com êxito total. E como é que isso acontece: verificamos dentro da cadeia automotiva quais os setores com algum tipo de problema, buscamos formar um grupo de empresas, promovemos uma sensibilização e pedimos apoio ao Sebrae para melhorar os números dessas empresas em todos os sentidos. Então, de 2006 para cá, criamos a Rede Multicar, a Rede Uniprosom, a Rede Uniret, a Rede Off Road, a Rede Servipeças e a Rede Unir-Ce. Com isso estamos fortalecendo lojas do varejo, lojas de som e acessórios, empresas de retíficas, oficinas especializadas em veículos fora de estrada, lojas de varejo e oficinas do interior e empresas de representação do setor de autopeças.

Equipe SSA no Nortepeças 2013JOB: Uma das ações que mais chamaram a atenção do eixo sul-sudeste, para a organização da cadeia de varejo do Ceará, foi a criação da Universidade de Líderes Sincopeças, em 2009. Que avaliação você faz dessa iniciativa?

Ranieri Leitão: A Universidade de Líderes do Sincopeças “ULS”, surgiu pela necessidade que tivemos de mudar a postura de alguns proprietários e executivos do setor, de chefe para líder. Mudar a visão pessoal dessa categoria é importante por permitir que o “chefe” visualize melhor sua posição enquanto incentivador, e que transfira isso para a equipe.

Levar o nosso povo para a sala de aula e tornar isso uma prática constante foi o grande diferencial. Nos deixa feliz perceber que, em tão pouco tempo, as mudanças vieram com tanta solidez.

JOB: Sobre a bandeira do empreendedorismo e mar­keting digital, um dos assuntos que você aborda em suas palestras, como avalia a presença do varejo do Ceará (e nordeste) na rede? Quais as perspectivas da SSA nessa questão? E quanto ao mercado eletrônico?

Ranieri Leitão: Tenho batido sistematicamente no assunto do promissor mercado eletrônico, mas vejo que ainda existe uma grande resistência a esse tipo de negócio por parte dos nossos empresários. Contudo, creio que em pouco tempo possamos ter sucesso nesse grande mercado que se abre e se globaliza em progressão geométrica. Tivemos no ano passado um encontro com o executivo da WEB-85 e pude sentir que todos ficaram curiosos sobre a possibilidade de rever os conceitos, nessa medida, acredito que a mudança desse panorama deve começar a acontecer em breve, graças a percepção da tecnologia como ferramenta auxiliar da gestão.

Ceará em foco

JOB: Quais as expectativas para a Feira Autop 2014, que será realizada no Ceará?

Ranieri Leitão: Estamos preparando a AUTOP 2014 para ser a feira dos sonhos dos empresários automotivos do Brasil. A feira acontece em agosto deste ano e promete trazer grandes empresas. Queremos promover negócios porque acreditamos que essa é a única forma de termos credibilidade e sustentabilidade.

JOB: Fique à vontade para fazer considerações e comentários sobre a cadeia de autopeças do varejo, consumidores finais e segmento de reparação independente.

Ranieri Leitão: Por fim quero destacar a grande importância do jornal Oficina Brasil para o mundo automotivo nacional. Acompanho constantemente as matérias que são veiculadas e tenho certeza que vocês contribuem de forma engrandecedora para o sucesso do nosso segmento econômico.

“Estamos preparando a AUTOP 2014 para ser a feira dos sonhos dos empresários automotivos do Brasil.

A feira acontece em agosto”