Notícias
Vídeos

Grupo KSPG investe forte no aftermarket em 2013 e é primeira empresa com certificação Inmetro para pistões


Com mais de 45 anos de Brasil e grande participação no mercado de peças originais para motor, o Grupo KSPG AG investe em ações para tornar as linhas de produtos KS tão expressivas no mercado de reposição quanto sua atual participação no fornecimento das principais montadoras no Brasil e no mundo

Por: Vivian Martins Rodrigues - 23 de janeiro de 2013

Em entrevista exclusiva ao Oficina Brasil, Claus Von Heydebreck, diretor geral da MS Motor Service, empresa do Grupo KSPG AG dedicada ao af­­termarket, conta sobre os planos da marca para o crescimento e divulgação das linhas de produtos KS junto as oficinas de reparação independente e no setor de retíficas. O executivo avalia que existe uma demanda represada no segmento de reparos de motor, fruto do consistente crescimento da frota brasileira observado nos últimos cinco anos. Um potencial de serviços que deve movimentar o mercado nacional de serviços automotivos nos próximos três ou quatro anos. 

JOB – Qual sua experiência no mercado de autopeças e como foi sua vinda para o grupo KS?
Iniciei minha carreira no setor original, onde fiquei mais de 12 anos e trabalhei sempre com produtos da linha motor. Desde o início de 2010 estou na KS, como diretor geral da divisão de aftermarket do Grupo KSPG AG, chamada de MS Motor Service.

JOB – Como é a estrutura do Grupo KSPG AG no Brasil?
A MS Motor Service é a divisão mundial de aftermarket para o grupo, isso quer dizer para as marcas Kolbenschimdt e Pierburg. A marca Pierburg hoje no Brasil atua para um mercado de nicho, por ser orientada para aplicações de mecatrônica, especialmente em veículos diesel de passeio. O foco aqui no Brasil são os produtos KS. Trabalhamos muito forte com os nossos principais produtos que são pistão, pistão com anel, kits, bronzinas, anéis, válvulas, bielas, bombas de óleo e água, filtros e alguns outros componentes adicionais, nas linhas leve, pesada e agrícola.

JOB – Fale um pouco sobre a história da KS no Brasil?
A KS no Brasil está presente no mercado desde 1968, inicialmente localizada na cidade de Santo André, na Grande São Paulo, e mudou para Nova Odessa, no interior de São Paulo, em 1986. Em nossa unidade de negócios em Nova Odessa, existem três divisões diferentes atuando: a divisão chamada Hard Parts, que é focada no mercado OE, com pistões e bronzinas, a Divisão de Mecatrônica, que é a marca Pierburg, também com foco no mercado OE, com bombas de óleo e de água, e a MS Motor Service, com foco 100% no aftermarket.

Temos também dois centros de distribuição neste site, um de aproximadamente 5 mil m2 para peças de maior porte, onde trabalhamos com pallets e empilhadeiras, e um especializado para bronzinas, isto quer dizer peças pequenas, onde trabalhamos com picking manual, este com 800 m2.

O foco da nossa empresa é vender produtos de 1ª linha, produtos KS, que tem um nome, uma qualidade e um vínculo direto com o mercado OE para o mercado de aftermarket.

JOB – Como é a atuação do Grupo no mercado de equipamentos originais?
Mundialmente  fornecemos para todas as montadoras e aqui no Brasil podemos especificar Ford, onde 100% dos motores brasileiros têm pistões KS, e boa participação nas linhas de montagem da GM, Volkswagen, Honda e Fiat, nesta última por meio da marca Pierburg. Na linha pesada abastecemos as montagens de veículos Mercedes Benz, onde toda a linha 900 é fornecida pela KS, Cummins, além de motos com as marcas Honda e Yamaha, onde todos os modelos produzidos no Brasil com pistões nacionais têm pistões KS.

JOB – Como essa participação no mercado OE se reflete no aftermarket?
A intenção é repassar este nível de qualidade que oferecemos no OE (Original Equipment) para o aftermarkert, não apenas através da simples venda. Apresentamos as novas tecnologias disponíveis, como por exemplo as bronzinas Sputter, que possuem nanotecnologia acoplada a este produto. Trata-se de um exemplo de desenvolvimento voltado para o mercado OE e repassado ao aftermarket no momento que o mercado o necessita. Oferecemos também um pacote de serviços diferenciado, que inclui toda a parte de pré até pós-venda.

JOB – Além dos produtos, quais outros serviços o Grupo KS oferece ao aftermarket?
No pós-venda o serviço continua com muita ênfase em relação à assistência técnica, nível de atendimento e entrega de produtos e ao treinamento de pessoal. 

O pacote de suporte tem uma gama bastante abrangente de trabalho, isso começa com a literatura técnica, com vários tipos de catálogos, pôsters didáticos sobre aplicação correta, pôsters de orientação sobre falhas e suas causas, treinamentos práticos com desmontagem e montagem de motores.

Trabalhamos bastante em conjunto com as Escolas SENAI em assuntos relacionados a motores eletrônicos a diesel. Percebemos uma carência muito grande nestes motores, portanto fazemos constantemente treinamentos com profissionais aqui na fábrica de Nova Odessa.

Temos ainda laboratórios de desenvolvimento e avaliação de qualidade, a possibilidade de utilização de nossos dinamômetros para avaliação e análise de protótipos e amostras. Também estamos preparando vídeos técnicos elaborados por reparadores do nosso Grupo sobre como aplicar nossos produtos. Apresentamos estes treinamentos em vídeo para algumas pessoas de retífica durante a Automechanika em Frankfurt, na Alemanha, como teste e o feedback inicial foi muito positivo. Pretendemos intensificar essa forma de comunicação neste próximo ano.

Temos uma equipe de atendimento da área técnica que faz a interface entre a fábrica e o aplicador ou o retificador, por meio do atendimento gratuito (0800), para esclarecimentos sobre dúvidas técnicas, dúvidas de aplicação e suporte de garantia. Paralelo a isso, temos também uma comunicação periódica para um mailing qualificado, onde enviamos vários informativos técnicos, tal como o “Product Information”, que fala sobre um produto específico e suas características, e um outro chamado “Service Information” que é relacionado a montagem, desmontagem, problemas de aplicação e outras informações, sempre relacionado a temas atuais, tais como lançamentos, novos desenvolvimentos em todas as linhas oferecidas pela KS.

São sempre informações atuais e extraídas de necessidades do mercado. Por exemplo, se recebemos, no atendimento técnico 0800, diversas dúvidas sobre um determinado produto ou procedimento, geramos um informativo sobre esse tema, pois pode ser uma dúvida de outros profissionais do mercado.

Fazemos também as palestras técnicas nas diferentes regiões, além dos cursos na fábrica e nos Senais. Só em 2012 treinamos mais de 5 mil profissionais. São road shows realizados em toda a América Latina, sempre com a participação dos nossos parceiros da distribuição, que mobilizam os profissionais daquela região.

Para 2013, o objetivo é aumentar ainda mais esse número. Pois como este trabalho é conjunto com nossos parceiros comerciais e existe uma demanda bastante grande para treinamento e aperfeiçoamento, esse número será facilmente superado.

JOB – Quais os temas destas palestras?
Temos uma ação muito próxima com o mercado através de nossas equipes de assistência técnica. Como o tema de nossas palestras é Recondicionamento de Motores, ele nos permite abordar não somente o pistão, que é o produto mais conhecido da KS, mas também os outros componentes que comercializamos.

JOB – Quais as principais novidades em itens da linha motor?
O pistão evoluiu muito nestes últimos anos para atender a especificações cada vez mais rigorosas dos projetos de motores. Maior economia, potência e durabilidade com menor emissão de poluentes requeridos nos mais modernos motores representam um grande desafio para seus componentes. A KS acompanha e promove esta evolução através de pesquisa e desenvolvimento de ponta e introduções de novas tecnologias exigidas por este novo ambiente de mercado. Exemplos desta evolução são pistões de aço articulados e bronzinas sputter.

JOB – Qual sua avaliação sobre o mercado automotivo nacional?
Em geral, vemos algumas vertentes no mercado de reposição. Do ponto de vista de médio e longo prazo, entendemos que teremos um crescimento forte, com base no crescimento da frota brasileira. Isso embasado nos números do Sindipeças, que consideramos ter uma visão realista.  Sindipeças prevê que a frota nos próximos anos terá um crescimento de 7% a 7,5% ao ano, mas se analisarmos a evolução da curva de crescimento, percebemos que esta curva aumentou nos últimos três ou quatro anos.

Como o mercado de reposição independente começa a ficar interessante a partir da saída dos veículos dos seus períodos de garantia, acreditamos que o real potencial ainda está para vir neste e nos próximos anos.
Existem outras vertentes adicionais: entendemos que a crise mundial faz com que o Brasil esteja no foco. A estagnação da economia em outros países faz com que exportadores como a China e Índia dirijam seus focos para o mercado brasileiro, muitas vezes com peças de baixa qualidade.

Em relação à economia atual, vemos o ano de 2012 como muito difícil, um ano de estagnação. Mas o atual aumento de custos relacionados à inflação, pessoal e impostos obriga todo o mercado a crescer, já que não dá para compensar esses aumentos somente com  produtividade. Essa é uma vertente que considero a parte difícil deste ano de 2013.

Para 2013, vejo um ano mais otimista, com crescimento na casa de 4,5% a 5% em relação a 2012 e, em tese, acredito que será um crescimento parcelado, com um primeiro semestre mais tímido e contido e um segundo semestre mais dinâmico e positivo, mas com uma evolução contínua.

JOB – E o que a KS espera que aconteça no aftermarket nos próximos anos?
No mercado de reposição acreditamos que o crescimento em reparos de motores deve se aquecer nos próximos dois ou três anos, com a entrada dos veículos produzidos a partir de 2008 e isso é uma oportunidade de serviços para as oficinas independentes, e que ainda não foi percebida ou sentida. Esse crescimento vem agora e se estende pelos próximos dois ou três anos.

Na linha motor, acreditamos quem, em virtude destes produtos serem muito técnicos e não serem itens que o mercado consumidor final consiga opinar é o reparador que decide a compra do produto. Ele precisa ter segurança em relação ao produto exigido. Estou certo que as ferramentas que estão sendo introduzidas, como, por exemplo, a Certificação Inmetro e os canais de comunicação dos grandes fabricantes, são facilitadores para que ele tenha essa maior segurança em relação ao mercado. Outra ferramenta é a originalidade, pois em diversos veículos, quando ele abre o motor e ao virar o pistão vê que lá tem produtos KS. Isso é um ponto de segurança para o reparador.

JOB - Como foi o processo de Certificação Inmetro na KS?
A nossa planta de Nova Odessa foi a primeira fábrica brasileira de pistões a receber a certificação do Inmetro.

A planta recebeu o certificado do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva – no último dia 02 de outubro de 2012 que exigiu auditoria em todo o processo de fabricação. O próximo passo da KS foi a alteração das ferramentas de fundição para incluir a logomarca do Inmetro em todos os pistões fabricados pela empresa. A revisão do ferramental está sendo feita gradualmente, de forma que todos os pistões fabricados a partir de janeiro de 2013 estejam de acordo com a legislação.

A certificação dos demais produtos da marca KS, tais como pinos de pistão, anel trava, anéis de pistão, bronzinas, buchas e arruelas de encosto está dentro do cronograma, que compreende a certificação de plantas em todo o mundo. O processo todo levou mais de um ano, com um trabalho em conjunto com o organismo de certificação da KS, que é o IQA.

Esta certificação foi estabelecida pela ABNT, conforme a Portaria nº 301 de 21/07/2011 do Inmetro e estabelece os “requisitos de avaliação da conformidade para componentes automotivos”, com a imposição de rigorosas normas de segurança para peças e acessórios automotivos. Conforme a Portaria, a obrigatoriedade do selo Inmetro para fabricantes e importadores dos produtos incluídos nesta certificação entrou em vigor a partir de janeiro de 2013. A primeira etapa é a certificação do fabricante, agora começam a correr os prazos para o setor de comercialização e aplicação. O prazo para comercialização destes produtos para distribuidores de autopeças é julho de 2013 e para o varejo é julho de 2014.

JOB – Quais outras novidades KS para 2013?
Planejamos inaugurar ainda no primeiro trimestre de 2013 um novo centro de capacitação e treinamento para o reparador aqui em nossa planta de Nova Odessa. O centro deverá conter sala de aula e oficina com disponibilidade de montagem e desmontagem de motores diesel e de passeio.

Outra novidade é a criação do Departamento de Marketing, que te­rá a incumbência de articular os re­lacionamentos da marca com todos os elos da cadeia, desde a Dis­tribuição e Varejo, até aplicação.