Notícias
Vídeos

Autop 2014 volta com força total e movimenta mais de R$ 30 milhões em negócios no Brasil


Caravanas de diversos estados, especialmente do Norte e Nordeste, marcaram presença na exposição, além da participação de empresários brasileiros e estrangeiros

Por: Margarida Putti - 16 de setembro de 2014

Sucesso de público: 28 mil pessoas visitaram a feira durante os cinco dias de evento no CearáRealizada no período de 5 a 9 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a Autop 2014 - considerada uma das maiores feiras do segmento de reposição automotiva do País - se consolidou como uma plataforma de novos negócios, serviços, parcerias e lançamentos tecnológicos.

Durante os cinco dias, foram registrados 28 mil visitantes entre executivos, empresários, profissionais que atuam no setor, aplicadores e estudantes de cursos profissionalizantes. Segundo os organizadores da feira, um balanço geral apontou que foram concretizados mais de R$ 30 milhões em negociações.  

A exposição contou com a participação de 239 marcas, dentre as quais grandes multinacionais, além de fábricas e distribuidores nacionais e regionais que investiram cerca de quatro milhões de reais na criação, montagem e atendimento dos estandes, apresentando seus produtos em projetos de alto nível.

Responsável pela realização da Autop 2014, Ranieri LeitãoEm entrevista ao Jornal Oficina Brasil, o presidente do SSA - Sistema Sincopeças/Assopeças (CE), Ranieri Leitão, fala sobre toda a infraestrutura e suporte para novos negócios e parcerias que a Autop proporcionou para empresários e profissionais do setor da reparação automotiva no Brasil.

Jornal Oficina Brasil – A última edição da Autop foi em 2008, e agora a feira ressurge em 2014 com força total. O que significa o retorno deste evento do setor automotivo para o mercado da reparação?

Ranieri Leitão - A Autop é o único grande evento do setor no Brasil administrado por uma entidade de classe representativa do próprio setor econômico, e que prestigia em 100% a indústria de autopeças nacional. É uma vitória para o setor, construída sobre parcerias sólidas, como SEBRAE, que tem sido um parceiro fiel em todos os nossos projetos, que conhece o nosso setor e investe junto conosco na qualificação de nossa gente.

Áreas maiores para os expositores permitem exibir melhor os projetos, peças, máquinas e ferramentas

JOB - Quais foram os principais objetivos da Autop?

Ranieri Leitão - O objetivo principal da feira é fortalecer o setor, especialmente do Norte e Nordeste. Queremos dar a oportunidade de o empresário local  participar de um evento de grande porte, como os que acontecem nas regiões Sul e Sudeste, e fechar negócios com empresas de renome nacional e internacional, dar visibilidade para as marcas locais e aperfeiçoar seu conhecimento no mercado. 

JOB – A feira registrou um sucesso de público, assim sendo, você acredita que as expectativas foram alcançadas?

Ranieri Leitão - Em se tratando de público participante, a Autop foi muito feliz. Concentramos nossos esforços em dinamizar as mais de 120 caravanas de empresários vindas de todas as regiões do Ceará, Nordeste e Norte do País, porque só assim teríamos a certeza de que estaríamos atraindo negócios e relacionamentos comerciais para a feira. Todo o trabalho foi concentrado em atrair um público segmentado e conseguimos isso com sucesso.

A Autop superou todas as nossas expectativas, tanto em público (acima de 28 mil pessoas e, diga-se de passagem, um público totalmente restrito ao setor), quanto em negócios, superando os 30 milhões de reais. Eu acompanhei de perto essas negociações e vibrei muito, porque a cada instante os expositores me davam feedback positivo, isso nos fazia muito felizes. Muitos expositores vieram para ampliar sua participação no mercado regional, divulgar suas marcas e produtos, e a Autop foi a porta de entrada disso.

Estudantes participaram de palestra para troca de experiências e aprendizagemJOB – O Governador do Estado do Ceará esteve presente o evento e ressaltou a importância da SSA no mercado. Para você, o que representa entrar para o calendário de grandes feiras do Estado?

Ranieri Leitão - Temos um governador com ideias e atitudes brilhantes, por isso o Ceará tem crescido a passos largos. Com muita seriedade nas suas ações, o Dr. Cid Gomes tem transformado para melhor todas as áreas do seu governo, e especialmente, no meu olhar, a pasta da Educação, através de investimentos em infraestrutura e qualificação profissional, mostrando para todos nós, com muita clareza, um futuro promissor para nossos filhos e netos. Fazer parte do calendário de grandes eventos do estado é um passo importante, pois nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e de que nosso trabalho está sendo reconhecido, além de que é mais uma oportunidade de fortalecer o mercado automotivo do estado.

Para essa Autop não necessitamos de nenhuma ajuda do governo, entendemos que ele precisa investir em outras questões e pudemos fazer o nosso evento com nossos próprios recursos.

JOB – Quais foram os diferenciais da feira em 2014 se comparada com a edição passada?

Ranieri Leitão - Tudo nestaVisibilidade: feira contou com a presença de grandes marcas nacionais e regionais Autop 2014 foi diferente das anteriores. Foi realmente uma edição de ouro, na qual priorizamos os negócios e relacionamentos comerciais, prestigiamos a indústria de autopeças nacional, apoiamos e fomos apoiados pelos Distribuidores, que detêm uma sintonia fantástica com o mercado. Para o varejo, atraímos excelentes negócios, com promoções imperdíveis dentro do pavilhão. As Redes de Negócios do Sistema Sincopeças/Assopeças (Ce) tiveram
o seu espaço dinamizado. Oportunizamos às empresas de Reparação a visualização de uma Oficina Modelo, a condição de adquirir equipamentos e ferramentas em condições especiais e principalmente vários cursos e palestras técnicas para melhor formação profissional.

JOB – Qual é a real contribuição que a Autop pode oferecer ao setor automobilístico no Brasil?

Ranieri Leitão - Com a reestruturação da feira através de uma organização impecável, sem nos preocuparmos em ter lucro e com um pavilhão de eventos moderno e atrativo, tenho convicção de que profissionalizamos a feira, de modo que todos puderam perceber a nossa mensagem de fortalecimento do setor em nível nacional.

JOB - Como você avalia o mercado de reparação automotiva no Ceará?

Ranieri Leitão - O nosso mercado de Reparação Automotiva tem se esforçado bastante para superar os obstáculos. Com o aumento da frota circulante e o rápido avanço da tecnologia automotiva ficamos refém de um problema: a falta do profissional mecânico.  Foi então que há quatro anos firmamos uma parceria com o Governo do Estado e criamos várias turmas de Manutenção Automotiva integradas ao ensino médio (Escolas de Educação Profissional) em várias cidades do interior (onde está o maior gargalo), para com isso superar essa falta e fortalecer a Reparação. Já colocamos uma turma em campo, no ano passado, estagiando em empresas associadas ao Sistema Sincopeças/Assopeças (Ce). Muitos destes alunos foram aproveitados e hoje fazem parte do quadro funcional destas empresas.

JOB – Quando será realizada a próxima edição da Autop?

Ranieri Leitão - A próxima Autop acontecerá no período de 10 a 13 de agosto de 2016, no mesmo pavilhão do Centro de Eventos do Ceará, e já em Março de 2015 iniciaremos os trabalhos para que nesta próxima edição possamos corrigir algumas falhas que possam ter acontecido e que possamos dinamizar cada vez mais os negócios, priorizar ainda mais a indústria nacional, atrair cada vez mais o nosso público-alvo, formar em 2016 mais de 300 caravanas de todo o País.

Stand do Grupo Oficina Brasil na Autop 2014Participação Especial
O Grupo Oficina Brasil marcou presença no evento disponibilizando informações atualizadas sobre o mercado da reparação. Nos jornais distribuídos pela editora, o público pode conferir matérias sobre diagnose, peças, acessórios, serviços e lançamentos de veículos e produtos. “Entendemos que o mercado do Nordeste representa uma grande força do mercado de reposição automotiva e nossa participação na Autop 2014 foi uma decisão estratégica, alinhada com nossos esforços contínuos de apoiar as entidades representativas do setor e prestigiar eventos que contribuam de forma significativa para o engrandecimento do nosso setor” afirmou o diretor comercial do Grupo Oficina Brasil, Marcelo Gabriel.

No stand da empresa, o público também pode conferir o funcionamento do aplicativo Guia de Oficinas para smartphones e tablets, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas da Apple (IOS) e via sistema Android. O programa possui 1894 oficinas qualificadas e cadastradas, em todo o território nacional.

Parceria do Programa Autoridade em Combustível Shell e o Grupo Oficina Brasil na Autop 2014Autoridade em Combustível Shell
Sucesso junto aos reparadores independentes e desenvolvido em parceria com o Jornal Oficina Brasil, o programa “Autoridade em Combustível Shell” que disponibiliza informações técnicas e certificação aos profissionais também esteve representado no stand na Autop. Conforme Gabriel, “o programa Autoridade em Combustível Shell é uma iniciativa brilhante da Shell/Raízen, que entendeu a força do reparador independente no processo de decisão do dono do veículo no momento do abastecimento, pois a influencia do reparador como uma ‘autoridade’ em combustíveis contribui para uma melhor manutenção preventiva no curto, médio e longo prazos”.