Notícias
Vídeos

Sistema de partida a frio da Magneti Marelli faz sua estreia no Fiat Novo Uno 2017


Outros destaques da sistemista para o modelo são o câmbio automatizado Free Choice® e o quadro de instrumentos com tela TFT, entre outros componentes

Por: Da Redação - 13 de outubro de 2016

O grupo Magneti Marelli equipa o novo Fiat Uno com seu sistema de partida a frio, batizado de ECS® (Ethanol Cold System). Além dessa novidade, a linha 2017 do Novo Uno mantém o câmbio automatizado Free Choice® e quadro de instrumentos com display TFT, entre outros componentes.

A principal novidade fica por conta do sistema de partida a frio, aplicado nos novos motores FireFly flex da FCA, composto por coletor de admissão, corpo de borboleta e válvula cânister, galeria de combustível e bicos injetores, além da unidade de controle de aquecimento HCU (Heater Control Unit) e dois aquecedores de combustível.

O desafio dos engenheiros foi desenvolver um sistema alimentado unicamente por etanol e que permitisse a partida do veículo a baixas temperaturas (até - 8°C). O sistema ECS® reduz sensivelmente as emissões de poluentes, colaborando com o atendimento aos novos requisitos de emissões. Outra característica é o baixo consumo de energia da bateria. Sempre mais crítico em baixas temperaturas, o consumo do sistema fica abaixo de 0,5 % da capacidade total da bateria nas condições mais extremas.

O sistema de partida a frio da Magneti Marelli vem complementar o SFS® (Software Flexfuel Sensor) com a central de comando ECU (Eletronic Control Unit) Família 10 – dotada de microprocessadores de nova geração, com maior capacidade de memória e velocidade de processamento. A ECU Família 10 realiza a leitura dos dados provenientes de diversos sensores espalhados pelo veículo com mais rapidez e atua de forma mais precisa, economizando combustível e reduzindo emissões.

Também está presente na linha 2017 do Novo Uno a tecnologia Free Choice®, ou câmbio Dualogic. Trata-se de um sistema de troca de marchas robotizado, com a eliminação do pedal da embreagem. O software oferece vários recursos, com trocas de marchas mais suaves; a função Creeping, que coloca o carro em movimento ao se aliviar o pé do freio, facilitando manobras de estacionamento e garantindo mais conforto no tráfego lento das grandes cidades.